Periquito-verde: caraterísticas mais marcantes e principais cuidados, saiba tudo!

Débora de Jesus

Updated on:

O periquito-verde é um animal bem conhecido pelos brasileiros. No ranking de aves domésticas, os periquitos são bem comuns no topo, pois é a ave com maior custo benefício.

Mas afinal, o que é preciso saber para se ter um periquito-verde em casa? E se você não quer ter um e deseja apenas saber mais sobre a ave, o que é preciso saber sobre esses periquitos?

Os periquitos em geral são animais deslumbrantes. O canto e também a inteligência desse pássaro é fundamental para o seu destaque na casa de muitas pessoas.

Ele é chamado por muitos por periquito-tirica e é uma espécie endêmica, ou seja, que só existe no Brasil. Se você deseja saber mais sobre o periquito-verde, principalmente por ter um desejo de ter uma ave dessas em casa, nosso artigo pode te ajudar!

Aqui você vai encontrar muitas informações a respeito dessa espécie, para que você possa entrar no mundo dessa ave e saber informações valiosas sobre ela. Venha com a gente!

Periquito-verde: ficha tecnica

Antes de dar uma lida mais específica, nada melhor do que uma ficha técnica para abrir ainda mais a sua curiosidade!

Veja as principais informações sobre o periquito-verde, desde o seu tamanho até suas sub-espécies. Esse conteúdo serve como uma abre-alas, para que você sinta mais vontade de conhecer a vida do periquito!

Classe: Aves
Distribuição geográfica: Regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil
Espécie: Brotogeris tirica
Estado de conservação: Pouco preocupante (Lc)
Família:
Psitacídeos
Filo:Chordata
Gênero:
Brotogeris
Nome científico: Brotogeris tirica
Ordem:
Psitaciformes
Origem:Brasil
Peso:
60 gramas
Subespécies: Não contem
Tamanho:
21 centímetros
Nome em inglês:Plain Parakeet

Caraterísticas do periquito-verde

periquito-verde-carateristicas-e-cuidados

Agora que você já viu as principais características do periquito-verde, vamos para detalhes mais específicos. Você viu que o periquito é endêmico?

O seu primo próximo, o periquito-australiano é originário da Austrália, então muitas pessoas não sabem que o periquito-verde é uma espécie brasileira. Você vai saber mais sobre isso logo abaixo!

A origem e história do periquito-verde

Como já foi falado anteriormente, o periquito-verde faz parte exclusivamente da fauna brasileira. O Brasil possui diversas espécies de animais endêmicos e essa ave é uma delas.

Ou seja: você não vai encontrá-la na natureza em outro local, a não ser no território brasileiro! A origem exata do pássaro é desconhecida, mas sua origem é de fato, aqui no Brasil.

Sua população é bem localizada e isso permite que sua compra seja legalizada, para que o pássaro seja mantido em cativeiro.

Distribuição geográfica

É uma ave da Mata Atlântica, bioma brasileiro localizado no litoral do país. O periquito-verde é encontrado em florestas do estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e em praticamente todos os estados que possuem um pedaço desse bioma. 

Habitat

O habitat do periquito-verde é compatível com a Mata Atlântica: florestas densas e abertas, com bastante recursos de água.

Em geral, os psitacídeos são aves que gostam de lugares com essas características mais húmidas, comuns nesse bioma. Por isso, o pássaro é originário dessas matas!

Tamanho

Em geral, os periquitos são aves pequenas, que não passam dos 25 centímetros. O tamanho comum do periquito-verde é de 20 centímetros e seu peso varia entre 50 e 60 gramas.

Tudo depende de onde ele vive! No cativeiro, os periquitos ficam mais gordinhos do que aqueles que vivem na natureza, por questões óbvias, é claro.

Características físicas do periquito-verde

O próprio nome da ave já entrega uma das suas principais características. A cor verde predominante no pássaro é vista como algo bonito, que inclusive representa a fauna do Brasil.

O periquito-verde, ao lado de animais famosos como onça-pintada, tucano-de-bico-amarelo e arara-vermelha, são os principais animais do território brasileiro.

Seu bico é arredondado e suas patas possuem a mesma cor do bico, sendo mais claras do que a cor marrom. Sua cauda é longa, característica comum nos periquitos e em alguns casos, o cianismo deixa esses animais em uma cor azulada.

Alimentação

Na natureza, o periquito-verde se alimenta de frutas nativas da Mata Atlântica, como araçá e cambuci. Dentro do cativeiro, a espécie se delicia com bananas, coco verde e ameixas, alimentos benéficos para o bom funcionamento do seu corpo. Além disso, é bom dar rações especializadas, pois elas tem um alto nível de vitamina para a ave.

Canto do periquito-verde

https://youtu.be/kGFSUv2t5zg

Você já viu o canto do periquito-verde? Essa espécie é conhecida também por imitar vozes humanas, assim como boa parte dos psitacídeos.

Se você ainda não prestou atenção no belo canto dessa ave, principalmente quando ela conversa com alguém, deixamos um vídeo para você admirar ainda mais a espécie!

Reprodução e tempo de vida

De acordo com as pesquisas, o periquito-verde vive cerca de 15 anos na natureza. Em cativeiro, o número pode ser aumentado para 20 anos. Tudo depende do seu modo de criação!

Em relação à reprodução, 2 anos é a idade certa da maturidade sexual da ave. A partir daí, você pode colocar seu periquito-verde para reproduzir.

Geralmente, o tempo de reprodução ocorre na primavera e a incubação dos ovos dura cerca de 25 dias. Depois de 5 semanas, os filhotes já podem ser retirados dos ninhos.

O casal de periquitos costuma viver juntos até o fim da vida e por isso, são considerados pássaros românticos e monogâmicos.

Comportamento e personalidade

A personalidade do periquito-verde é bem tranquila. Os machos são mais falantes do que as fêmeas, mas ambos são brincalhões e gostam de ficar passeando bastante.

Em geral, é uma ave muito companheira, servindo para ser sua amiga durante um bom tempo. Como já foi falado acima, os casais permanecem juntos até o fim da vida.

Portanto, se você deseja ter um periquito-verde em sua casa, providencie uma parceira para que ele não se sinta sozinho, pois eles gostam de ter companhia por perto.

Hábitos do periquito-verde

Os hábitos da ave são diurnos, assim como de grande parte dos psitacídeos. Nas primeiras horas da manhã, o periquito-verde já canta e se agita até pegar no sono.

Aves como essas dormem bastante e o melhor, elas dormem a noite, não tendo risco de ver uma cantando no meio da madrugada.

Na natureza, são animais que gostam de aparecer nos períodos da manhã. Se você passar por um parque ou por um local onde eles são comuns, vai escutar o canto deles!

Cuidados indispensáveis para a criação do periquito-verde

periquito-verde-cuidados-para a criaçao

Cuidar de um periquito-verde pode parecer fácil, mas alguns cuidados indispensáveis precisam ser vistos antes de ter uma ave dessas em casa.

Afinal, todo animal precisa de cuidados exclusivos! Por isso, fique atento às dicas para criar um periquito-verde na sua residência, pois isso vai ser muito benéfico para a relação entre você o animal.

Alimentação e hidratação do periquito-verde

A hidratação e a alimentação são itens essenciais. Pesquise sobre a melhor alimentação para o periquito-verde e jamais deixe-o sem água, pois ele é um animal que gosta muito de ambientes aquáticos.

Fique de olho no que pode ser dado ao bicho e sempre troque sua água de beber e de banho, evitando doenças por contaminação. Todo cuidado é pouco com os periquitos!

Temperatura adequada para os periquitos

Em geral, a temperatura adequada é a ambiente, em torno dos 25 graus. No frio, o ideal é deixar a água morna para o banho e também para aquecer a gaiola em dias mais gelados.

Os periquitos gastam muita energia para manter seus corpos aquecidos, por isso, você pode ajudá-lo com uma boa alimentação e com proteção para as gaiolas! Além disso, a temperatura deles é parecida com a nossa. Se ele estiver com 39 graus, ele está com febre, por exemplo.

Organização e higiene da gaiola

Manter a higiene da gaiola é mais que necessário. O sistema imunológico dos periquitos é vulnerável a sujeiras e contaminação.

Por isso, mantenha a gaiola limpa todos os dias, tirando as serragens e trocando a água e a comida várias vezes. Além disso, coloque a gaiola em locais arejados, evitando mofos e fungos que deixam a ave doente.

Disponha ao periquito uma companhia

O periquito-verde é uma ave romântica, ou seja, gosta de ter um parceiro ao seu lado. Você pode criar um periquito sozinho, mas dar uma companhia a ele é muito melhor para a saúde emocional do bichinho!

Quando for ter um, pense na possibilidade de ter outro. Afinal, são aves que gostam de viver na companhia de outros pássaros!

Como verificar se o meu periquito está totalmente saudável pelas fezes

Você pode observar o animal durante o dia. Fique de olho no seu comportamento e veja se o periquito se alimenta bem ou brinca adequadamente.

A observação é a melhor forma de descobrir se tem algo errado. Se o pássaro está desanimado ou não se alimenta direito, leve-o ao veterinário!

Assim como outros animais domésticos, o periquito não consegue avisar que não está bem. Por isso, você sempre deve ficar de olho no animal, para poder ver qualquer coisa fora do comum.

Como saber se o periquito-verde é fêmea?

periquito-verde-como-diferenciar-o-macho-da-femea

Não há grandes diferenças entre o periquito-verde macho e fêmea. Para saber com mais afinco, um exame de DNA é a melhor opção.

Por observação, os machos são maiores do que as fêmeas. Além disso, o formato da cabeça também é maior, então você pode prestar atenção nesses detalhes para descobrir o sexo do seu periquito-verde.

O periquito-verde pode falar?

A característica principal dos psitacídeos é a fala. Os periquitos possuem essa técnica vocal de imitar vozes humanas, então o periquito-verde pode falar!

Porém, para fazer o bichinho falar com você diariamente, é preciso treiná-lo! Afinal, essa afinidade com a voz humana se adquire com o tempo.

É preciso licença para ter um periquito-verde?

Por ser uma ave endêmica, sim, é preciso ter uma licença. Para ter um periquito-verde de forma legal, se cadastre no IBAMA.

Portanto, não compre animais por meios ilegais, pois isso é um crime gravíssimo contra a própria diversidade do país. Faça sempre o que for certo, pois comércio ilegal é algo totalmente errado!

Procure apenas por locais legalizados de vendas de animais silvestres.

Quanto custa periquito-verde e onde comprar

Em geral, o periquito-verde custa em torno de 100 reais. Esse preço é o de locais legalizados, pois com certeza você acha esse pássaro mais barato em comércios ilegais.

Portanto, sempre pesquise por um viveiro especializado, que tenha a autorização do IBAMA para funcionar. Nada de comprar com conhecidos sem licenças!

Afinal, quem faz contrabando de animais endêmicos e exóticos merece ser autuado e preso, pois é um crime ambiental.

Até você pode ser preso por manter um animal sem licitação! Por isso, tenha cuidado na hora de comprar seu bichinho.

O periquito-verde pode ser uma excelente companhia para ser humano?

Mais do que excelente! Os periquitos em geral são pássaros muito amigáveis e carinhosos. Se você procura por um amigo fiel e alegre, o periquito-verde é uma opção. Com ele, você terá dias mais coloridos.

Muitas pessoas gostam de ter um animal, mas não podem ter por conta de alergia aos pelos, por exemplo.

Neste caso, uma ave é muito boa para se ter, pois elas não soltam pelos e não provocam reações alérgicas. Além de claro, serem amigas leais durante muitos anos.

Por isso, dê uma chance aos periquitos-verdes, eles são excelentes companhias!

Significado espiritual do periquito-verde?

Muitos pássaros carregam significados espirituais. No caso do periquito-verde, o que prevalece é sua cor verde. Segundo lendas e ditados populares, aves verdes são sinônimo de sorte e esperança.

Se você encontrar um periquito-verde, isso vai te dar uma sorte muito grande, pois eles são uma boa representação de períodos prósperos. Esse é o significado espiritual mais comum!

Palavras finais sobre o famoso periquito-verde

Os periquitos são bem comuns no Brasil. Por ser uma espécie endêmica, o periquito-verde merece um destaque, afinal, ele é inteiramente nosso!

Comum em uma mata que só existe no Brasil, essa ave é mais do que especial. Seu jeito fofo e brincalhão vai aquecer seu coração! Se você quer ter um periquito-verde em casa, é simples! Mas antes, fazer uma pesquisa é sempre bom.

Afinal, isso faz com que a sua relação com o animal seja a melhor possível. Quer ter um amigo de asas? Esse periquito parece ser o par perfeito!

Ficou feliz ao saber dessas informações sobre periquito-verde? Não se esqueça de compartilhe, deixe o seu comentário abaixo, temos o maior prazer em ouvir a sua opinião. ❤️🙏

Artigos que você também pode gostar:

Deixe um comentário