Pássaro-tesourinha: caraterísticas, significado, subespécies, varias informações

passaro-tessourinha-carateristicas

O pássaro-tesourinha é uma ave muito bonita, que chama a atenção pelo seu canto, pelas suas cores, pelo seu comportamento e claro, pela sua cauda peculiar, característica que lhe deu o nome de tesourinha.

Ele não é um pássaro de cores exuberantes, como as araras, e nem faz sons muito encantadores, como papagaios e afins. Mas com certeza é uma espécie que merece admiração!

Você já ouviu falar no pássaro-tesourinha? Esse pequeno pássaro é cheio de mistérios, além disso, apresenta informações muito legais para aqueles que gostam muito de aves. Por isso, muitos o admiram!

Se você faz parte desse time e quer saber mais sobre o pássaro-tesourinha, está no lugar certo! Aqui, você vai encontrar desde informações mais básicas, como ficha técnica, até sobre suas lendas, já que é um pássaro cheio de histórias. Venha conosco e fique por dentro dos segredos dessa espécie!

Pássaro-tesourinha: ficha técnica

A melhor coisa para fazer alguém entrar em um assunto específico, é apresentar as caraterísticas básicas, para que a pessoa se interesse pelo geral, para depois procura por informações mais específicas.

Sendo assim, aqui você encontra uma ficha técnica do pássaro-tesourinha, para saber um pouco mais sobre ele antes de encontrar informações mais amplas:

Características do pássaro-tesourinha

passaro-tesourinha

Depois de uma ficha técnica básica, é hora de conhecer um pouco mais sobre o pássaro-tesourinha. Nesse próximo tópico, você encontra informações mais detalhadas sobre sua vida, sua alimentação, suas caraterísticas físicas e muito mais!

Portanto, confira logo abaixo alguns detalhes sobre a espécie:

Tamanho

O tamanho do pássaro-tesourinha gira em torno dos 40 centímetros, medidos da ponta do bico até a ponta da cauda.

Mas ele é um pássaro bem pequeno, pois uma boa parte do seu tamanho está na cauda, que mede quase 30 centímetros, ou seja, quase 70% do seu tamanho todo! Por isso, sua maior caraterística é de fato, sua cauda bifurcada.

Tempo de vida

Em geral, o tempo de vida de um pássaro tesourinha é de, aproximadamente, quatro anos. Por ser um pássaro bem difícil de se observar, os pesquisadores apenas estipulam uma expectativa de vida, considerando as poucas informações que conseguem sobre a ave.

Alimentação

A alimentação desse pássaro passa por sementes e insetos: ele é um animal onívoro. Em geral, o pássaro-tesourinha come os frutos de erva-de-passarinho, dispersando suas sementes pelo ambiente.

Mas sua alimentação principal são insetos, ótimos caçadores.

Reprodução

A reprodução do pássaro-tesourinha ocorre no período da primavera, entre setembro e dezembro. Segundo análise dos pesquisadores, a espécie costuma colocar de dois a quatro ovos durante a ninhada.

Os ninhos são feitos de falhos secos e ficam em locais mais altos, favorecendo a observação dos pais. Os pássaros nunca deixam o ninho sozinho. Isso evita ataques aos filhotes.

Em geral, os filhotes demoram cerca de 15 dias para começar a sair do ninho, para poder aprender a voar sozinhos até a próxima estação. A incubação dos ovos também dura em torno de 15 dias.

Comportamento

O comportamento dessa ave é muito discutido pelos especialistas, pois o pássaro-tesourinha é bem misterioso e cheio de segredos.

Em geral, é um animal bem sorrateiro, que se esconde entre os galhos e árvores para poder caçar e fugir de predadores maiores.

Seu senso territorialista é muito forte e eles gostam de ficar em bandos, favorecendo as caças e os ataques. Por isso, é conhecido por ser um pássaro que defende seu território muito bem!

Canto do pássaro-tesourinha

O canto do pássaro-tesourinha não é um dos mais emblemáticos, pois o canto é comum das espécies da ordem dos passeriformes.

O diferencial é o modo sorrateiro dos cantos, que sempre começa baixo. Depois de um tempo, os pios vão aumentando de tom e velocidade, como um sinal de alerta.

Por isso, veja um vídeo de um pássaro-tesourinha cantando e tire suas conclusões a respeito do canto.

Hábitos do pássaro tesourinha

Os hábitos deste pássaro são parecidos com os da família que pertencem. São animais que gostam de viver em bando e quando possuem filhotes, fazem de tudo para proteger seu espaço.

Além disso, são ótimos caçadores e não gostam muito de serem vistos, dificultando um pouco a pesquisa sobre eles.

Subespécies

Falaremos agora das subespécies do pássaro-tesourinha. Ao todo, são quatro subespécies, que podem interagir entre si, pelo fato de todas serem migratórias.

Veja agora as caraterísticas básicas de cada uma e conheça ainda mais sobre a espécie dessa ave tão cheia de habilidades.

Tyrannus savana sanctaemartae

A primeira subespécie do pássaro tesourinha é a Tyrannus savana sanctamartae. Essa subespécie é a mais escondida de todos, pois elas vivem em um território muito menor do que as outras presentes neste artigo.

Eles só conseguem ser avistados em regiões do Norte da Colômbia e no noroeste da Venezuela. E isso só acontece durante o período de verão, sendo assim, um pássaro bem difícil de se ver por aí.

Tyrannus savana savana

Essa subespécie é a mais conhecida no Brasil, por isso, é a mais predominante das quatro dentro do território.

A Tyrannus savana é vista em todo o território brasileiro e durante o período migratório, são vistas em regiões mais quentes da Bolívia, do Paraguai, do Uruguai e também da Argentina.

É com certeza a subespécie que contém mais fotos tiradas pelos fotógrafos da natureza, pois seus bandos são mais fáceis de serem localizados do que as outras subespécies.

Tyrannus savana circumdatus

O pássaro-tesourinha gosta do clima do Cerrado brasileiro, mas essa subespécie possui um vínculo maior em florestas mais densas, como a Amazônica. Afinal, quem não gosta das florestas de lá?

Conhecida pelo nome científico Tyrannus savana circumdatus, a ave é achada no Norte do Brasil, nos estados onde a floresta Amazônica predomina, como Amazonas, Pará, Amapá e Roraima.

Inclusive, esses pássaros são achados em zonas mais urbanas, quando elas estão próximas das florestas.

Tyrannus savana monachus

A subespécie Tyrannus savana monachus é a que mais tem cobertura territorial. Essa ave é encontrada em toda a América do Sul e também em regiões do México.

Ao todo, passam por países como Suriname, Colômbia, Venezuela, além da região norte do Brasil. Por isso, é de fato, uma ave que viaja bastante pela América!

Mais curiosidades sobre o Pássaro tesourinha

passaro-tesourinha-carateristicas-e-mais

Até aqui, você conferiu as principais características de um pássaro-tesourinha, desde o seu tamanho até onde vivem suas subespécies.

No entanto, há curiosidades muito interessantes sobre a ave que, apesar de ser pequena e aparentemente, inofensiva, possui uma fama bem peculiar.

Afinal, porque os pesquisadores não sabem tanto sobre o seu tempo de vida? E por que existem pessoas que possuem medo desse animal?

Significado do pássaro-tesourinha

Com certeza você já ouviu falar sobre lendas e ditados que as pessoas contam por aí. Você sabia que esse pássaro tem um apelido por conta do seu nome científica estar associado ao termo?

De forma traduzida, Tyrannus savana significa “pássaro cruel que habita a savana”. Quem poderia imaginar que um animal com essa aparência seria chamado de cruel?

Mas calma, isso não significa que ele é um pássaro tirano que gosta de atacar tudo e todos!

O pássaro tesourinha é perigoso?

Para os seres humanos, não muito. A fama de agressivo do pássaro-tesourinha é conhecida pelo fato deles defenderem seus ninhos da melhor forma possível.

O ataque em bando, porém, seja para defender uma área que está sendo ameaçada ou para pegar presos, pode acabar sendo um pouco mais perigoso.

Ser atacado por um bando de pássaros-tesourinha é um pesadelo! Isso seria terrível, não? Por isso, se avistar um pássaro dessa espécie, fique longe.

O pássaro tesourinha ataca?

Sob ameaça, com certeza! Assim como boa parte das aves. Por isso, quando avistar um, não chegue perto. O bando vai acabar sendo avisado da ameaça e isso pode gera um grande ataque dos pássaros.

Sendo assim, nada de caçar confusão com um pássaro-tesourinha, combinado?

Migração

A migração desse pássaro é uma das suas principais caraterísticas, o pássaro tesourinha é uma ave migratória muito conhecida.

São animais que gostam do calor e quando há mudanças climáticas, os bandos migram para locais mais quentes presentes na América do Sul. No período de inverno, é praticamente impossível ver um voando por aí.

Lenda do pássaro-tesourinha

Não há uma lenda específica para a espécie. Mas em compensação, pessoas mais velhas apontam para a ave como se ela fosse uma representação divina.

Afinal, a forma do pássaro é especial! Por isso, muitos falam da representação divina do pássaro-tesourinha. No entanto, não há lendas sobre o animal.

Gostou das curiosidades sobre o pássaro-tesourinha? Ele é um pássaro muito interessante, pois seus traços são bem específicos.

Por último, deixamos as fotos deslumbrantes desse animal, que encanta pelo desenho da sua cauda. Confira todas elas e se apaixone ainda mais pela beleza dessa ave!

Deixe um comentário