Pássaro bico-de-lacre: caraterísticas, cuidados, preço, confira!

Débora de Jesus

Updated on:

passaro-bico-de-lacre-curiosidades

O pássaro bico-de-lacre, conhecido também como biquinho-de-moça, bico-de-lápis e outros nomes mais específicos, é uma ave especial.

Suas cores vibrantes mostram que um pequeno passarinho consegue chamar muita atenção por aí. Mas você já ouviu falar dessa espécie? Se não, você vai saber tudo sobre ela agora!

A ave, muito conhecida na região da Mata Atlântica, parece muito que faz parte do bioma brasileiro. Porém, essa ave não é daqui!

Apesar de parecer com outras espécies que são originárias e até mesmo, endêmicas do Brasil, o pássaro bico-de-lacre é um animal exótico, que se deu muito bem no território brasileiro.

Mas calma! Essa é apenas uma das características desta ave. Ao longo do artigo, você vai encontrar muitas informações sobre a espécie, transformando você em um profissional no quesito “saber sobre o pássaro bico-de-lacre”. Venha com a gente!

Conteúdo Ocultar

Ficha técnica do pássaro bico-de-lacre

Para começar, uma ficha técnica é sempre uma boa opção! De primeira, você já vê as principais características do pássaro, como classe, sub-espécies (se houver) e informações sobre seu físico, como o peso e a altura. Dessa forma, você já começa sabendo o básico, te ajudando a se aprofundar mais na vida do pássaro!

Classe: Aves
Distribuição geográfica: Regiões Sul, sudeste e nordeste do Brasil
Espécie: Estrilda astrild
Estado de conservação: Pouco Preocupante (lc)
Família:
Estrildidae
Filo: Chordata
Gênero:
Estrilda
Nome científico:Estrilda astrild
Ordem:
Passeriformes
Origem:Sul da África
Peso:
7 a 10 gramas
Subespécies: 1. Estrilda astrild astrild; 2. Estrilda astrild jagoensis; 3. Estrilda astrild occidentalis; 4. Estrilda astrild kempi; 5. Estrilda astrild rubriventris; 6. Estrilda astrild angolensis; 7. Estrilda astrild niediecki; 8. Estrilda astrild damarensis; 9. Estrilda astrild peasei; 10. Estrilda astrild minor; 11. Estrilda astrild massaica; 12. Estrilda astrild cavendishi; 13. Estrilda astrild macmillani; 14. Estrilda astrild adesma; 15. Estrilda astrild tenebridorsa.
Tamanho:
13 a 14 centímetros
Nome em inglês:Common Waxbill

Caraterísticas do pássaro bico-de-lacre

passaro-bico-de-lacre

Por ser um pássaro exótico que se deu muito bem na fauna brasileira, o pássaro bico-de-lacre possui informações muito interessantes.

Você percebeu que na ficha técnica há diversas subespécies? E sobre o peso, a altura? Achou ele bem pequeno? Por mais que ele seja, é um pássaro bem habilidoso! Veja outras características da espécie logo abaixo:

A origem e a história do pássaro bico-de-lacre

A origem exata do pássaro bico-de-lacre não é 100% afirmada, mas segundo pesquisas, ele é uma espécie do Sul da África, precisamente na região extremo-Sul, onde está a África do Sul.

Sua história no Brasil começa na época imperialista, onde os escravos vinham da África para serem mão de obra no país, tudo isso feito pelos colonizadores.

A beleza do pássaro chamou a atenção dos europeus, que decidiram trazer a espécie até o Brasil, por meio dos navios.

De início, a população da ave era inteiramente doméstica, mas com o passar do tempo, elas se libertavam das gaiolas e acabaram entrando na natureza, se estabelecendo até os dias de hoje.

Distribuição geográfica

No Brasil, ela é encontrada na Mata Atlântica, bioma que ocupa a região litorânea do País. Em outros lugares do mundo, elas são achadas na África do Sul, mas as subespécies se situam em boa parte do continente africano.

Por conta da distribuição global, a espécie pode ser encontrada em outros continentes e países, mas os principais países em que a espécie vive livre na natureza são o Brasil e a África do Sul.

Habitat

O habitat do pássaro bico-de-lacre é cheio de árvores e úmido, como a Mata Atlântica do Brasil e as florestas tropicais do Sul da África.

O comportamento da ave é diurno e, em geral, é um animal calmo e difícil de se ver voando, por preferir ficar nas árvores observando o ambiente.

Canto do pássaro bico-de-lacre

O canto do pássaro bico-de-lacre é bem sutil, sendo bem bonito para ouvir na sua casa. Se você quer ouvir o canto dessa ave, dê uma olhada no vídeo abaixo e tire suas conclusões.

É um canto bem calmo e elegante, perfeito para quem gosta de ter aves mais calmas dentro de casa.

Características físicas do pássaro bico-de-lacre

Suas características físicas são marcantes, principalmente por um detalhe na região dos olhos. Seu corpo é cinza quase que por inteiro, mas há uma mancha vermelha muito bem desenhada ao redor dos seus olhos, contrastando com o resto do seu físico.

Há uma mancha vermelha no seu peito também. O bico desse pássaro é pequeno e pontudo, de cor laranja forte. Quando estão jovens, o bico é preto e há uma protuberância que vai secando conforme a idade adulta chega.

Seus pés são pretos e isso dá ao pássaro um jogo de cores muito interessante. Não há dimorfismo sexual.

Tamanho do pássaro bico-de- lacre

Essa ave é bem pequena, típico dos passeriformes em geral. Seu tamanho não passa de 12 centímetros e sua envergadura é de apenas 14 centímetros.

O peso também é bem inferior em relação a outros pássaros presentes na natureza, sendo um pássaro pequeno e leve.

Alimentação do bico-de-lacre

A alimentação do pássaro bico de lacre é constituída por gramíneas e pequenos insetos, pois é um animal onívoro. Não come insetos com muita frequência, dando prioridade às pequenas gramas presentes nos biomas onde frequenta.

Em cativeiro, o animal é alimentado com rações próprias para a espécie, com todas as vitaminas que ele precisa para se manter saudável, mesmo estando dentro de uma gaiola.

Reprodução e tempo de vida

O tempo de vida do pássaro bico-de-lacre é de aproximadamente 6 anos, dentro do cativeiro. Na natureza, esse tempo varia, diante de tantas circunstâncias que o pássaro passa quando está em seu habitat. Ele tem um tempo de vida parecido com os pássaros passeriformes, então por mais que pareça curto, é o tempo ideal para eles!

Os bicos de lacre podem se reproduzir durante todo o ano, porém, geralmente, optam por períodos mais frios entre os de junho, julho e julho.

Porém, apresentam maturidade sexual aos 10 meses, a fêmea põe 3 ovos pequenos, eclodidos por ambos, por um período de 13 dias. As aves também preferem ninhos feitos de feno, fibra de coco e outros materiais macios.

Comportamento e personalidade

O comportamento do pássaro bico-de-lacre é bem tranquilo, pois é um pássaro calmo e sereno. Dificilmente você verá ele cantando sem parar, exceto nos períodos de reprodução, época que as aves se tornam mais cantarolantes, com o intuito de impressionar os parceiros ou parceiras.

Em relação a personalidade, a ave é bem corajosa, pois não tem medo de aves maiores. Por gostar de água, sempre fica perto de rios, lagos e até mesmo de poças de água.

Hábitos do pássaro bico-de-lacre

Os hábitos do pássaro bico-de-lacre são bem simples. Eles passeiam pelas árvores e gostam de campos abertos. Na cidade, preferem locais altos para ficar observando os outros animais.

Na floresta, também gostam de arrumar um lugar para ficar admirando a paisagem. Em geral, gostam de viver em bandos, de 30 a 100 pássaros da mesma espécie podem viver juntos. É um pássaro bem interessante!

Como criar o pássaro bico-de-lacre

passaro-bico-de-lacre-como-criar

Se você se interessou em ter um pássaro desses em casa, é bom saber de mais detalhes sobre os cuidados essenciais com a espécie!

Agora, você vai conferir as principais dicas possíveis sobre os cuidados com o pássaro bico-de-lacre, para que você dê o melhor para a vida dele!

Alimentação e hidratação do bico de lacre

A alimentação e a hidratação são pontos importantíssimos! O pássaro fora da natureza precisa ter cuidados redobrados, pois ele perde sua autonomia.

Portanto, prestar atenção no que ele pode comer e no tanto de água que  ele usa no dia a dia é mais que essencial.

Em casa de rações, você encontra a comida necessária para o animal. Em relação à água, deixe sempre um bebedouro com água limpa e nova à disposição.

Além disso, também deixe um pequeno potinho de água, para ele tomar banho. Troque a água de banho de uma a duas vezes por dia!

Temperatura adequada para o bico-de-lacre

A temperatura adequada é a temperatura ambiente. São pássaros que não gostam muito do frio, então em dias mais gelados, proteja o animal das fortes rajadas de vento e das baixas temperaturas.

No calor, é sempre bom deixar o pássaro tomar um pouco de sol, no período da manhã. Isso mantém a temperatura do corpo dele, que em geral, é parecida com a nossa (em torno dos 38 graus).

Organização da gaiola

A organização da gaiola é essencial. Antes de ter um pássaro bico-de-lacre, saiba que sua gaiola deve ser macia e organizada. Portanto, melhor montá-la da melhor forma para deixar o ambiente agradável.

Sempre mantenha a gaiola limpa e arejada. Troque os alimentos todos os dias e fique de olho com a água, limpando a gaiola quando há vazamentos dela.

Além disso, sempre mantenha sua atenção na temperatura do ambiente. Quando estiver calor, deixe a gaiola arejada. Quando estiver frio, esquente-a!

Disponibilize sempre água à vontade

Grande parte das aves adoram água. Os passeriformes, por exemplo, sempre vivem em locais onde há rios, lagos, represas, ou seja, qualquer tipo de lugar que tenha uma reserva aquática limpa.

Por isso, em cativeiro, eles precisam ter água disponível à vontade. Seja para beber ou tomar banho, é essencial manter o ambiente com água para o bico-de-lacre viver bem.

Incentive sempre brincadeiras e exercícios

Por mais que o pássaro seja mais quieto, estimule-o sempre que possível. Afinal, ele precisa ter alguma agitação em sua vida!

Compre brinquedos e acessórios que estimulem seu desenvolvimento, pois viver em cativeiro pode deixá-los acanhados e desanimados. Por isso, aposte em cordas, argolas e outros objetos que o incentivem a ser mais ativo.

O bico-de-lacre precisa de registro?

Essa ave não precisa de registro, pois não é uma espécie originária do Brasil. No entanto, sempre compre aves por meios legalizados, ou seja, locais que te ofereçam a nota fiscal da compra do animal, tudo legalizado conforme as leis.

Isso evita que você tenha problemas no futuro! E, além disso, comprar animais de comércio ilegal é crime.

Quanto custa o bico-de-lacre e onde comprar?

passaro-bico-de-lacre-quanto-custa

Muitas pessoas ficam em dúvida com o preço das aves. Algumas espécies são bem baratas, como os periquitos e as calopsitas. Outros, como araras e catatuas, possuem preços exorbitantes.

Se você quer saber quanto o bico-de-lacre custa, confira logo abaixo as diferenças de preço, pois tudo depende de onde você compra!

Quanto custa o bico-de-lacre em Portugal?

Portugal é um dos principais países que vendem o pássaro bico-de-lacre. Comprando por lá, você adquire o bico-de-lacre por cerca de 5 euros (em torno de 33 reais convertidos).

Mas antes, certifique-se que você tem a licença para ela poder entrar no país sem problemas democráticos. Não deixe o pássaro preso na fronteira.

Onde comprar o bico-de-lacre em Portugal?

Você pode comprar o bico-de-lacre em sites especializados de vendas de aves. Em Portugal, a venda do pássaro bico-de-lacre é bastante comum, então você pode pesquisar em diferentes sites e olhar qual é o que mais te interessa, seja pelo preço, seja por organização ou outra coisa!

Quanto custa o bico-de-lacre no Brasil?

No Brasil, o valor do bico-de-lacre é o preço convertido em euros, em torno de 33 reais. Não é um pássaro caro, mas você precisa entender que não é simples ter um aqui no Brasil. Afinal, eles são vendidos com mais ênfase em Portugal, por exemplo!

Onde comprar no Brasil?

No Brasil, não há viveiros especializados nessa ave. Por mais que ela exista na natureza, aqui no Brasil, a venda não é comum. Por isso, se você deseja ter um, opte por procurar em viveiros em Portugal.

Tenha a licença para que a ave não fique presa na fronteira e aproveite o seu pássaro! A licença, chamada de Extrato do Licenciamento de Importação no SISCOMEX, é adquirida no site do Governo Federal.

Além disso, pode ser adquiria em sites ambientais próprias doo seu Estado!

Custos adicionais

passaro-bico-de-lacre-o que se alimenta

Está cada vez mais certo de que quer ter um pássaro bico-de-lacre em casa? Antes de mais nada, é preciso saber dos custos adicionais ao tê-lo.

Além de pagar pelo animal, você precisa comprar algumas coisas essenciais para a boa vivência dele no cativeiro. Confira-as logo abaixo:

Tamanho ideal e tipo de gaiola para o pássaro bico-de-lacre

A gaiola precisa ser grande, pois é bom que você tenha mais de uma dessa ave em casa. Afinal, eles não gostam de ficar sozinhos! Por isso, procure uma gaiola confortável e grande.

Em média, gaiolas maiores custam em torno de 200 a 400 reais, então faça uma pesquisa e encontre a mais agradável para o seu animal.

Viveiros prontos e já equipados custam bem mais, mas você pode escolher qual opção tem maior custo benefício.

Como distinguir o macho da fêmea do bico-de-lacre?

Não há dimorfismo sexual entre o macho e a fêmea do bico-de-lacre. Para descobrir o sexo, é preciso olhar a parte vermelha no seu corpo.

Nos machos, a cor vermelha é mais viva do que nas fêmeas. Na região dos olhos, a mancha nos machos é um pouco maior, assim como a mancha vermelha no peito.

Brinquedos de companhia

O bico-de-lacre vai amar ter uns brinquedos como companhia! Em lojas de animais, você encontra cordas, brinquedos de borracha, bolinhas e outras coisas que podem ser colocadas na gaiola.

Além disso, há brinquedos interativos, como escadas de corda, argolas e penas para ele brincar e se aventurar dentro da gaiola.

Deixe seu pássaro ocupado! Em geral, brinquedos assim não passam dos 150 reais, mas há brinquedos mais elaborados que custam mais do que isso.

Preço de comida/acessórios

O preço da comida vária conforme o local. Em geral, um pacote de ração ou vitaminas custa em torno dos 20 reais, mas a ração específica para o bico-de-lacre é mais cara, chegando a 40 reais por pacote.

Essa ração não precisa ser dada sempre, então você pode mesclar às duas quando for necessário!

Curiosidades sobre pássaro bico-de-lacre

 curiosidades-do-passaro-bico-de-lacre

Chegamos na última parte do artigo, onde é visto as principais curiosidades sobre a ave. Aqui, você vai encontrar informações interessantes, que vão te deixar ainda mais curioso pela vida do bico-de-lacre!

Funções no ecossistema

O pássaro bico-de-lacre é exótico no Brasil, mas ele não causa problemas de desequilíbrio na fauna brasileira. É uma ave que se deu muito bem no ambiente e por isso, não apresenta ameaças para outras espécies, se tornando, inclusive, uma espécie exótica muito admirada pelos pesquisadores.

Significado espiritual pássaro bico-de-lacre

Não há um significado espiritual exclusivo para a ave, mas muitas pessoas costumam associar seu voo com a sorte. Por ser um animal muito bonito, suas cores vermelhas chamam muito a atenção.

Se você ver um pousando por perto da sua casa, os mais velhos acreditam que você vai ter sorte em breve.

O passaro bico-de-lacre come alpiste?

O bico-de-lacre come alpiste, então você pode oferecê-lo. Porém, o ideal é alimentá-lo com a comida ideal para a espécie.

Ocasionalmente, você pode intercalar algumas sementes, entre elas, o próprio alpiste, com o intuito de deixar a alimentação da ave mais diversificada. Sempre escolham o melhor!

Ninhos fictícios para proteção do bico-de-lacre

Você sabia que o bico-de-lacre constrói ninhos falsos para proteger seus filhotes? Em tese, essas aves constroem um ninho fictício apenas para enganar predadores. 

Seus ninhos verdadeiros são mais escondidos e costumam ser feitos em locais de difícil acesso. Galhos arborizados são locais ótimos!

O ninho falso fica sempre vazio e por isso, os predadores não vão ficar em cima dele. Isso faz com que o ninho verdadeiro fique mais protegido.

Os pássaros bicos-de-lacre só cantam na época de reprodução?

Sim! Você só vai ouvir o canto do bico-de-lacre no período da reprodução. Na maior parte do tempo, você ouve apenas os pios do animal.

Porém, no período de reprodução, os machos cortejam as fêmeas, chamando a atenção delas para o acasalamento.

Bicos-de-lacre, num viveiro só?

Os bicos-de-lacre gostam de viver no mesmo local, então a melhor opção não é deixá-los sozinhos! Em locais onde são vendidos, as gaiolas possuem vários exemplares da ave. Sendo assim, eles conseguem viver ao lado de outros da mesma espécie.

Se você quiser ter mais do que um casal em casa, você pode deixá-los sozinhos, mas na hora da reprodução, arrume parceiros para todos, evitando brigas entre as aves. Tenha o melhor ambiente possível!

Bico-de-lacre faz parte de uma expansão humana?

O pássaro bico-de-lacre é achado em diversos lugares do mundo e isso é devido à expansão feita pelos seres humanos!

A ave é originária da região sul da África, mas existem exemplares no Brasil e na Europa, por conta dessa exportação.

Na época colonial, elas foram introduzidas no Brasil e em Portugal, se expandindo para outros locais próximos.

Verdadeiras causas da sua ocorrência

A ave chamou a atenção dos europeus no século 19, onde ocorriam viagens de barco entre a África, América e Europa.

Por isso, quando avistaram a espécie, escolheram exemplares para serem introduzidos nos países colonizados. E assim, o bico-de-lacre ganhou destaque fora do seu local de origem!

De início, a ave só seria criada em cativeiro. Porém, conseguiram se instalar na natureza e hoje há várias subespécies espalhadas pela Europa, pela América e claro, pela própria África.

Palavras finais sobre o pássaro bico-de-lacre

O bico-de-lacre é uma espécie surpreendente. Por mais que seja um passeriforme pequeno e quieto, suas cores e sua inteligência são muito admiradas por aqueles que gostam de aves.

Você sentiu vontade de ter uma em sua casa? Aproveite! Exemplares podem ser comprados por um preço em conta em viveiros especializados.

Temos certeza de que você se apaixonou pela espécie após saber tudo sobre ela! Aproveite e deixe o seu comentário a baixo, do que achou do nosso artigo.

Veja também:

Deixe um comentário