Ao considerar as diversas espécies de periquitos para uma possível adoção, você deve basear sua decisão em um conhecimento aprofundado sobre o comportamento, habitat e outros aspectos relevantes deles.
De modo que, possa aproveitar as informações para tomar a sua decisão, garantindo que tenha um lar adaptado à espécie.
Afinal, a criação sempre requer cuidados específicos e demanda que a família esteja preparada para receber o pássaro. Confira tudo a seguir e identifique se é uma boa ideia adotar um para seu lar.
O que é um periquito?
Muitas pessoas criam periquitos, um tipo comum de ave, porque gostam do seu canto.
Coloridos e semelhantes ao papagaio, é uma ave menor e pertence à família Psittacidae. No Brasil, a criação de periquito é bastante popular.
No entanto, a ave requer uma série de cuidados para que possa se manter saudável e
Espécies de periquitos
Nós trouxemos uma visão geral sobre as espécies de periquitos mais populares e suas características.
Dessa forma, você conseguirá conhecer informações detalhadas sobre as espécies, o que vai te ajudar a identificar qual delas é a mais adequada para que possa criar em sua casa.
Afinal, é importante conhecer informações e detalhes antes de escolher seu animal de estimação.
Periquito australiano (Melopsittacus undulatus)
- Nome em inglês: Australian Budgerigar
O periquito australiano é conhecido por ser uma das espécies de periquitos mais comuns no Brasil.
A ave tem em média 18 cm de comprimento, incluindo a cauda. O periquito tem uma plumagem colorida com padrão de listras onduladas e pesa entre 30 e 40 gramas.
Além disso, quando a ave tem uma boa condição de vida, poderá viver entre 10 e 15 anos. Quando está em cativeiro pode se reproduzir ao longo do ano, mas solto na natureza o mais habitual é que a reprodução esteja atrelada a disponibilidade de alimentos.
No mais, é interessante lembrar que infelizmente, a ave está ameaçada de extinção. O periquito habita florestas abertas e regiões semiáridas. Apesar disso, são aves sociáveis, que gostam de viver em grupo. Além disso, são muito ativos e brincalhões.
LEIA TAMBÉM: É possível saber se o periquito é fêmea ou macho?
Periquito de colar (Barnardius zonarius)
Nome em inglês: Ringneck Parakeet
Nativo da Austrália, o periquito de colar tem plumagem verde com um colar de cor amarela ao redor do pescoço… Além disso, a parte frontal de seu pescoço é vermelha, com uma mancha azul nas asas e na testa.
É uma ave que tem 36 centímetros de comprimento, que pesa entre 80 e 120 gramas e pode viver entre 20 e 30 anos quando vive com os cuidados adequados em cativeiro.
Além disso, a espécie é adaptável aos mais variados tipos de habitats. No entanto, é uma ave que é exímia voadora e por isso é bem ágil, sociável e que costuma viver em bandos menores. Atualmente, a espécie de periquito não considerado como ameaçada de extinção.
Todavia, continua sendo muito importante que os apaixonados por aves só adquiram periquitos de criadores confiáveis.
Dessa forma, conseguem garantir que as espécies não estão sendo ameaçadas pela captura ilegal em seus habitats naturais.
LEIA TAMBÉM: Como criar o ring neck? Saiba tudo sobre a espécie (principais informações)
Periquito de cabeça preta (Poicephalus meyeri)
- Nome em inglês: Meyer’s Parrot
O periquito de cabeça preta é uma ave de plumagem verde, com faixa preta na testa. Além disso, suas asas são vermelhas ou laranjas e a cauda tem tonalidade de verde com uma ponta vermelha.
O corpo da ave tem 23 a 28 centímetros e a espécie pesa entre 110 e 150 gramas. Em média, pode viver entre 20 e 30 anos, dependendo do cuidado que recebe em cativeiro.
Atualmente, a espécie é encontrada em várias regiões da África como o Quênia, Zâmbia e Moçambique.
Além disso, não é uma ave considerada ameaçada de extinção. Habitando florestas e savanas de vegetação densa.
Seu comportamento é sociável e a espécie tem habilidade de imitar sons e vocalizações. Portanto, é considerada uma ave inteligente e que frequentemente é vista em pequenos grupos.
Periquito de cabeça amarela (Cyanoramphus auriceps)
- Nome em inglês: Yellow-crowned Parakeet
O periquito de cabeça amarela tem plumagem colorida e vibrante, com predominância do tom de verde na maior parte do corpo e uma cabeça de cor amarelo-dourada que se estende até a região da nuca. Suas asas e cauda são azuis e ele possui uma área de pele vermelha no contorno dos olhos.
É uma ave com aproximadamente 27 centímetros de comprimento, com 90 a 110 gramas de peso. Além disso, seu tempo de vida é de 20 anos ou mais.
Inteligente e brincalhão, é uma ave ativa durante o dia, que voa rapidamente entre as árvores. Sua espécie é encontrada em florestas úmidas ao sul da Nova Zelândia.
Infelizmente, a espécie está ameaçada de extinção devido à perda de seu habitat natural causada pela degradação das florestas.
Periquito de barriga vermelha (Neophema chrysogaster)
- Nome em inglês: Orange-bellied Parrot
O periquito barriga vermelha tem plumagem predominantemente verde com a barriga vermelha, característica que lhe confere o nome.
Com tempo de vida entre 15 e 20 anos em cativeiro é um animal que tem época de reprodução que varia de acordo com a região onde vive.
Seu habitat natural são as florestas tropicais e áreas arborizadas. De modo geral são aves ativas, sociais e inteligentes que não são consideradas em estado de ameaça.
Além disso, seu nome é popular, é periquito de barriga vermelha e é uma ave que pode pesar entre 60 e 80 gramas, apresentando aproximadamente 30 cm de comprimento.
Periquito de asa dourada (Brotogeris chiriri)
- Nome em inglês: Golden-winged Parakeet
O periquito de asa dourada tem plumagem verde com destaque para as asas que são amarelas com tom de dourado.
Com aproximadamente 17 cm de comprimento ele costuma pesar em 35 e 40 g, com um tempo de vida média de 10 a 15 anos em cativeiro.
A ave se reproduz de acordo com a região em que vive, a disponibilidade de alimentos. Além disso, são animais sociais e que frequentemente são encontrados em grupos.
O periquito de asa dourada, como é conhecido popularmente, não é considerado ameaçado de extinção atualmente. Seu habitat natural são as regiões montanhosas e florestas úmidas da América do Sul.
LEIA TAMBÉM: Cuidados indispensáveis para a criação do periquito-verde
Periquito de encontro amarelo (Forpus xanthopterygius)
- Nome em inglês: Yellow-faced Parrotlet
Nativo da América do Sul, é um periquito pequeno de pelagem predominantemente verde com um rosto amarelo e marcas azuis em suas asas.
O periquito de encontro amarelo mede cerca de 12 a 13 cm e pesa aproximadamente 25 a 30 g. Quando criado em cativeiro com os devidos cuidados, ele pode viver entre 10 e 15 anos.
Quando é criado em cativeiro, ele pode se reproduzir ao longo de todo o ano, dependendo das condições de alimentação.
A espécie habita vários tipos de áreas florestais, incluindo savanas, bordas de florestas e plantações que são comuns na América do Sul em países como Venezuela e Colômbia.
São pássaros extremamente sociáveis e são considerados muito ágeis, sendo frequentemente avistados em pequenos bandos. A espécie não é considerada globalmente ameaçada.
Periquito da caatinga (Eupsittula cactorum)
- Nome em inglês: Caatinga Parakeet
É uma espécie de periquito com plumagem predominantemente verde e áreas de azul nas asas, sua testa é vermelha assim como as penas das pernas. Além disso, eles costumam apresentar manchas azul escuro na área das orelhas.
Além disso, é uma ave com cerca de 28 cm de comprimento e que pesa aproximadamente 70 a 80 g, podendo viver até 20 anos em cativeiro com os devidos cuidados.
A ave que pode se reproduzir ao longo do ano, dependendo das condições de alimentação disponíveis. O nome popular como periquito da caatinga se dá justamente por viver em uma área de caatinga, que é mais árida no Nordeste brasileiro.
Felizmente não é considerada uma espécie ameaçada. No entanto, é importante que estejamos todos atentos para a degradação de seu habitat natural e comércio ilegal da espécie.
No mais, é um periquito ativo e sociável, que é frequentemente encontrado em bandos e se alimenta de sementes, frutas e flores comuns nos cactos e outras plantas da região.
LEIA TAMBÉM: Como cuidar de um periquito-da-caatinga?
Periquito de asa negra (Pyrrhura rupicola)
- Nome em inglês: Black-capped Parakeet
Com uma plumagem geralmente verde e com asas escuras, é um periquito de aproximadamente 20 cm de comprimento e pesa entre 45 e 60 g.
Em cativeiro a espécie vive entre 10 e 15 anos. Além disso, é uma espécie que está presente predominantemente na América do Sul em países como Brasil, Venezuela e Guiana.
É uma espécie de animal bem sociável, normalmente encontrado em bando na natureza. No mais, a sua reprodução pode variar conforme as condições na qual vive e a espécie não é considerada ameaçada de extinção atualmente.
Periquito de peito azul (Psittacula cyanopectus)
- Nome em inglês: Plum-headed Parakeet
O periquito de peito azul tem plumagem verde como marcação azul no peito, o que faz com que tenha o nome popular de periquito de peito azul.
A espécie tem aproximadamente 20 cm de comprimento e pesa entre 35 e 45 g podendo chegar a viver de 10 a 15 anos em cativeiro.
Seu habitat natural são as regiões da América do Sul como o Brasil. Bolívia e Argentina, sendo um animal, frequentemente visto em áreas de vegetação densa.
Todavia, com o desmatamento das florestas, o periquito de peito azul fica com menor área para sobreviver em seu habitat natural. De forma geral é uma ave sociável e bastante ativa, que se reproduz de acordo com as condições ambientais e não está ameaçada de extinção.
Periquito de encontro branco (Cyanoramphus novaezelandiae)
- Nome em inglês: Red-fronted Parakeet
Com plumagem verde e destaque para uma marcação branca na área da cabeça, é um periquito de 20 cm de comprimento e que pesa entre 30 e 40 g.
A espécie vive entre 10 e 15 anos em cativeiro e se reproduz de acordo com as condições climáticas, sendo frequentemente encontrado no Brasil, Argentina e Paraguai. Atualmente não é uma ave considerada ameaçada de extinção.
Geralmente, vivem bandos em áreas de vegetação densa. Portanto, é importante que preservarmos as nossas florestas.
Periquito de encontro laranja (Aratinga canicularis)
- Nome em inglês: Orange-fronted Parakeet
É um periquito de tamanho médio, com plumagem predominantemente verde, que possui a testa laranja e brilhante.
A espécie tem aproximadamente 25 cm de comprimento e pesa entre 60 e 70 g, podendo viver entre 10 e 15 anos em cativeiro com os cuidados necessários.
À época de reprodução da espécie pode variar de acordo com a região onde está sendo criada. Geralmente a espécie é encontrada na região sul dos Estados Unidos, México e países da América Central com Honduras.
No mais, é uma espécie vulnerável e que está enfrentando ameaças por causa da perda de seu habitat natural e captura ilegal para comércio de animais de estimação.
Portanto, se você deseja comprar um periquito de encontro laranja, tenha o cuidado de evitar incentivar a venda ilegal da espécie.
Além disso, um dos pontos interessantes sobre o comportamento da espécie, é que as aves são frequentemente encontradas em bandos e são consideradas extremamente ágeis em seu voo.
Periquito de encontro vermelho (Aratinga auricapillus)
- Nome em inglês: Golden-capped Parakeet
O periquito de encontro vermelho é uma espécie com plumagem verde e com uma mancha vermelha brilhante na testa que se estende até a nuca. Além disso, o animal também tem uma faixa azul na área das orelhas e uma área amarela ao redor de seus olhos, o que faz com que seu colorido seja encantador.
Seu corpo tem aproximadamente 30 cm de comprimento e pesa entre 120 e 140 g. A boa notícia para os apaixonados pela espécie é que a criação em cativeiro faz com que ele possa viver entre 20 e 30 anos.
Além disso, a reprodução da espécie depende das condições de alimentos disponíveis, sendo mais comum que se reproduzam no verão ou primavera quando estão em seu habitat natural.
Frequentemente, a espécie é encontrada em florestas tropicais e áreas de vegetação densa sendo comum encontrar a ave solta em seu habitat natural na Amazônia.
Infelizmente, é uma ave que está sendo considerada como ameaçada de extinção devido à perda de seu habitat natural. O que faz com que seja importante adotar todos os cuidados possíveis para preservar a espécie.
Periquito do mangue (Myiopsitta monachus)
- Nome em inglês: Monk Parakeet
O periquito do mangue é uma ave pequena com plumagem predominantemente verde e uma máscara escura ao redor de seus olhos. À primeira vista, chama a atenção também a tonalidade de azul que marca a parte superior do peito da espécie.
Nativo da América do Sul são aves, com cerca de 29 cm de comprimento e pesam entre 100 130 g, podendo viver até 20 ou 30 anos dependendo dos cuidados que recebem vivendo em cativeiro.
Apesar de ser natural da América do sul é uma espécie que foi introduzida em outras partes do mundo como a Europa e os Estados Unidos.
Afinal, é uma espécie fácil de se adaptar e que consegue viver bem em florestas, mangues, savanas e áreas urbanas. Portanto, é uma espécie que dificilmente será extinguida justamente por sua capacidade de se adaptar.
Conhecido por ser um animal muito inteligente, a espécie tem a habilidade de construir grandes ninhos com gravetos de árvores. Também é conhecido como Quaker Parrot e frequentemente são encontrados em grandes bandos.
Perguntas frequentes
Ainda está com dúvidas sobre adquirir um periquito? Não há problema algum! Nós trouxemos algumas das principais respostas para dúvidas frequentes, confira:
Quais são as espécies de periquitos mais comuns no Brasil?
O periquito-australiano é uma das espécies mais comuns no Brasil. A variedade de cores das espécies chama muita atenção, ele pode estar disponível nos tons de azul, amarelo, verde, cinza ou ser um periquito albino.
Além disso, também é muito popular no país o periquito de encontro amarelo e o periquito da caatinga.
Quais são as características das diferentes espécies de periquitos?
As diferentes espécies de periquitos se diferenciam uns dos outros pelo tamanho do corpo, local onde são frequentemente avistados e principalmente pela cor de suas penas.
Analisando esses fatores é possível identificar com facilidade de qual espécie se trata, ao avistar um periquito na natureza.
No entanto, esse tipo de avistamento está cada vez mais raro, justamente devido ao fato de muitas espécies da ave estarem em locais que estão sendo devastados, eliminando o habitat natural da espécie.
Como identificar a espécie de periquito pela sua aparência?
É importante analisar as cores da espécie, bem como, o seu tamanho e até mesmo o local onde o periquito foi avistado.
Tendo em vista que, são fatores predominantes para que se possa identificar a espécie pela aparência, auxiliando a identificar de qual espécie se trata.
Quais são as espécies de periquitos mais coloridas?
Se você é apaixonado pelo colorido da espécie, é interessante criar um periquito de encontro amarelo ou um periquito dourado. Tendo em vista que, são aves com um colorido encantador e que chamam a atenção sempre que estão voando.
Afinal, são aves que possuem diferentes cores nas plumas, são inteligentes e dóceis. Fazendo com que sejam fáceis de conviver em casa.
Tenha especial atenção para escolher uma espécie que é fácil de se adaptar ao clima no Brasil. Justamente para que seu periquito tenha longo período de vida em cativeiro.
Onde posso encontrar informações sobre as diferentes espécies de periquitos?
É possível encontrar muitas informações adicionais sobre as espécies conversando com bons veterinários especializados em aves.
Dessa forma, você terá orientação qualificada para que possa adotar uma ave e criar com todo o cuidado necessário para que possa viver muitos anos em cativeiro.
Quais são as espécies de periquitos que falam?
O periquito australiano é conhecido por ter capacidade de aprender a falar e imitações humanas, além de outros ruídos presentes no ambiente.
É justamente por causa dessa habilidade, que a ave é uma das espécies mais populares de aves em todo o mundo.
Além disso, o periquito-de-cabeça-preta também imita sons, mas não é com a mesma perfeição que o australiano.
Portanto, se você busca uma ave capaz de fazer vocalizações mais parecidas com a voz humana, deverá optar pela espécie australiana.
Principalmente por ser uma ave que vai se adaptar com maior facilidade aos cuidados de sua família no Brasil, quando comparado ao periquito de cabeça preta.
Quais as espécies de periquitos mais raras ou ameaçadas de extinção?
Infelizmente, algumas espécies de periquitos estão ameaçadas de extinção. São elas:
- Periquito-de-colar (Bolborhynchus lineola): Encontrado nas Américas Central e do Sul, algumas populações estão ameaçadas devido à degradação do habitat e ao comércio ilegal de animais de estimação.
- Periquito-de-encontro-laranja (Eupsittula canicularis): Encontrado na América Central e no México, essa espécie está ameaçada devido à perda de habitat e à captura ilegal.
- Periquito-do-Mangue (Myiopsitta monachus): Também conhecido como Munk Parakeet ou Quaker Parrot, é nativo da América do Sul, mas foi introduzido em muitas outras regiões, onde pode ser considerado uma espécie invasora.
Quais são as espécies de periquitos nativos do Brasil?
As espécies de periquitos nativos do Brasil são:
- Periquito-de-encontro-amarelo (Brotogeris chiriri): Também conhecido como Periquito-rei, é uma das espécies de periquitos mais comuns e amplamente distribuídas em várias regiões do Brasil.
- Periquito-da-caatinga (Eupsittula cactorum): Endêmico da Caatinga, uma região semiárida no Nordeste do Brasil.
- Periquito-de-colar (Bolborhynchus lineola): É possível encontrá-lo em várias regiões do Brasil, especialmente em áreas de vegetação densa, como florestas e matas
Conclusão
Você já pensou qual é a espécie de periquito perfeita para fazer parte da sua família?
Escolher a espécie certa de periquito é mais do que apenas uma decisão; é um passo para uma longa e gratificante jornada.
Ao entender as diferentes espécies de periquitos, você não só garante uma ave saudável e adaptada, mas também cria um laço especial, uma conexão única que só você e sua ave compreenderão.
Imagine ter em casa uma criatura deslumbrante que traz cor e alegria a cada dia, e que, acima de tudo, conta com sua escolha informada para viver seu melhor potencial.
Se ainda tem dúvidas sobre qual periquito escolher ou quer mergulhar mais fundo neste mundo fascinante, estamos aqui para você. Comente abaixo ou entre em contato.
POSTS RELACIONADOS:
- Achei um filhote de passarinho, o que devo fazer?
- Como saber se o periquito é macho ou fêmea?
- As comidas mais indicadas para calopsita
Sou Veterinária com anos de experiência e muito amor por animais, uma paixão que começou desde criança. Acredito que eles merecem respeito e carinho tanto como humanos.
Dessa maneira, cada post que faço é uma forma de ajudar pessoas a entenderem mais sobre o cuidado e os hábitos dessas criaturas tão interessantes e importantes para nosso planeta e nossas vidas!🌻🍀