Aves que falam: espécies de aves e suas caraterísticas mais relevantes!

Débora de Jesus

Updated on:

especies de aves que mais falam

Como existem aves que falam? Se você chegou até aqui, com certeza já fez essa pergunta. Como é possível que algumas aves conseguem imitar vozes humanas, sendo que elas não apresentam as mesmas características fisiológicas do que a gente? Na verdade, essa resposta é até simples!

As aves em geral já possuem um mecanismo vocal em suas traqueias capazes de fazê-las criarem o seu próprio som, mas além disso, quase todas as aves são capazes de imitar outros sons, seja para benefício próprio ou seja para afastar predadores, por exemplo.

As aves capazes de imitar uma voz humana fazem parte de um grupo bem menor e mais seletivo, o grupo dos Psitacídeos.

Nele, estão as araras, os papagaios e os periquitos, sendo esses dois bem conhecidos por imitar nossas vozes. Está curioso para saber o porquê dessas aves serem capazes de nos imitar?

Aqui neste artigo, você vai encontrar diversas informações sobre aves que falam, para que você possa tirar suas dúvidas a respeito dessas características tão surpreendentes que existem dentro do mundo animal.

Por que algumas aves falam?

aves-que-falam

Muitas pessoas fazem esse tipo de pergunta, pois ficam pensando qual é a habilidade especial dentro das aves que conseguem falar.

Segundo os veterinários, as aves que falam possuem essa habilidade por conta da sua siringe, algo que é equivalente às nossas cordas vocais.

Juntando essa capacidade com a inteligência desses animais, é possível destacar que eles conseguem falar algumas palavras e até mesmo, entender algumas outras!

As aves faladeiras mais conhecidas são os papagaios e os periquitos, muito comuns nas casas brasileiras.

Essas duas espécies costumam ser as mais comuns e também, as que mais conseguem se comunicar através da imitação de um humano.

Mas existem muitas outras que podem te surpreender. Confira agora algumas informações sobre as aves que falam e suas características, além de claro, descobrir outras espécies que possuem o mesmo feito.

LEIA TAMBÉM: Inspirações e Ideias: Dando um Nome que Combine com o Seu Pássaro!

As aves entendem o que falamos?

Ainda não se sabe se as aves que falam entendem as nossas conversas, mas segundo pesquisas, os papagaios, por exemplo, conseguem entender algumas coisas.

Em testes feitos, foi descoberto que eles diferenciam cores e formas e, por mais que o teste não tenha sido feito com falas humanas, já dá para ter uma ideia da inteligência dessas aves!

Quando as aves começam a falar?

Geralmente, as aves começam a falar logo no início da sua vida. Mas isso só ocorre quando há estímulos desde o início.

Se você tem um filhote de ave que fala e começa a ensiná-lo a falar, ele vai se adaptar mais rápido. Na natureza, as aves se espelham nas outras, então não há um tempo específico para começarem a falar.

Como ensinar o seu pássaro falar

Ficou interessado em aprender a ensinar o seu pássaro falar? Confira agora quatro passos interessantes para você aplicar na vida do seu bichinho, pois com estímulos, será mais fácil que ele aprenda a falar com você em pouco tempo!

  • Passo 1: Se prepare para fazer o tratamento adequado para o seu pássaro, pois cada espécie possui um ritmo diferente. Estude sobre a espécie e veja como ela se comporta diante de ensinamentos e veja o que é melhor para cada ave. Não adianta você seguir o treinamento de um papagaio, sendo que sua ave é uma cacatua!
  • Passo 2: Estimule sua relação com o animal. Você precisa criar um vínculo com a ave, para que ela possa confiar em você e entrar de acordo com o que você deseja. Por isso, brinque com ele todos os dias, ofereça petisco, fale com ele naturalmente e trate ele com carinho e dedicação.
  • Passo 3: Tenha uma rotina com o ave. Não adianta você fazer treinamento esporádicos, pois isso não é o melhor caminho para ensinar. Todos os dias, tenha um horário definido para ficar com o pássaro e ensiná-lo a falar.
  • Passo 4: Ame o seu animal! Carinho é muito importante para que seu pássaro confie em você. Você pode repetir palavras e quando ele acertar, dê petisco. Faça carinho, cuide dele direitinho e tenha paciência, pois ele é esperto e vai começar a falar em breve.

Espécies de papagaios que falam

Há diversas espécies de aves que falam no Brasil, com cada um apresentando suas características únicas.

As pessoas costumam pensar em apenas um tipo de papagaio, mas a verdade é que existem outros tipos de papagaio com essa mesma característica: imitar vozes humanas. Eles são muito habilidosos nisso!

Papagaio da Amazônia (Amazona aestiva)

papagaio-da-amazonia-aves-que-falam
  • Nome em inglês: Turquoise-fronted Parrot

O papagaio da Amazônia, também conhecido como papagaio-verdadeiro, é um pássaro bem leve, capaz de pesar entre 450 e 650 gramas. Seu tamanho vária entre 38 a 44 centímetros e isso mostra que além de leve, ele também é uma ave pequena.

Provavelmente, ele é o papagaio mais conhecido por todos, pois é o papagaio verde com cabeça amarela, asas vermelhas e anéis brancos ao redor dos seus olhos. Ou seja, um dos grandes cartões postais da nossa biodiversidade!

A habilidade desse papagaio de imitar as vozes humanas é absurda. Seu canto doce é extremamente harmonioso e, ao imitar as vozes de outras pessoas, ele mostra sua importância.

São aves que gostam de bastante espaço para voar por aí e gostam de interagir bastante, trazendo uma imagem bem alegre e agitada para aquele que deseja ter um na sua casa.

Portanto, ele com certeza será um companheiro de muitas conversas!

Papagaio-cinzento africano (Psittacus erithacus)

aves-que-falam-papagaio-africano
  • Nome em inglês: African Grey Parrot

O próximo da lista é o papagaio-cinzento africano. Como o próprio nome diz, essa ave é originária da África é uma ave extremamente cara.

Autorizado pelo IBAMA, o filhote desse papagaio pode custar mais de 10 mil reais. O seu grande diferencial, além dele ser de outro local, é o fato dele ser considerado o papagaio mais inteligente do mundo!

Essa ave é muito inteligente e por isso, é capaz de falar centenas de palavras, inclusive de formar frases. Não é possível saber se ele realmente entende o que fala, mas só de ter essa habilidade, é de encher os olhos.

Leva algum tempo para alcançar tal habilidade, mas sem dúvidas, ele é a ave mais falante de todos os papagaios aqui presentes.

Além disso, sua cor cinza é algo muito elegante, mostrando que além da inteligência, o papagaio cinzento africano também é muito bonito.

Seu tamanho varia entre 22 centímetros a 36 centímetros e ele é um pássaro bem leve, pesando no máximo, 550 gramas.

Papagaio Eclectus (Eclectus roratus)

papagaio-eclectus-fala-aves-falantes
  • Nome em inglês: Eclectus Parrot

Os papagaios Eclectus costumam ser os papagaios mais quietinhos, mas mesmo assim, sua capacidade de imitar vozes humanas é impressionante.

Famoso por ter um vasto vocabulário de palavras que nós falamos no dia a dia, o papagaio Eclectus surpreende pela delicadeza e pela inteligência.

Os machos são mais fáceis de treinar, mas a fêmea ganha pontos pelo comportamento mais tranquilo. Mas em maioria, tanto os machos quanto as fêmeas são bem gentis.

Em relação ao tamanho, costumam chegar entre 40 e 50 centímetros de comprimento, pesando até 550 gramas. Além disso, o bico é o principal fator para caracterizar o macho da fêmea.

Quando a cor do bico for laranja, é macho. Quando for preto, é fêmea!

Calopsita (Nymphicus hollandicus)

aves-que-falam

Nome em inglês: Cockatiel

As calopsitas geralmente não são aves tão faladoras quanto algumas outras espécies, mas podem ganhar alguma habilidade com certas palavras.

Além disso, essas aves muitas vezes pendem para imitar os ruídos domésticos, como toques de telefone, microondas, campainhas e despertadores matinais.

Numerosas calopsitas também são assobiadoras talentosas, então algumas podem assobiar melodias inteiras. Eles têm um corpo escuro, rosto e bico amarelos, bochechas laranja e uma cauda longa. O seu tamanho é de 35 cm e o seu peso limite de 85 gramas.

Araras são aves muito faladoras

As araras também estão na lista das aves que falam com um único diferencial muito importante.

Algumas espécies delas não estão autorizadas pelo IBAMA por conta do risco de extinção, mas a ave acaba sofrendo bastante com o comercio ilegal, já que legalmente, um filhote de arara amarela, por exemplo, custa em torno de 70 mil reais.

Achadas no Cerrado e na Mata Atlântica, as araras são animais muito inteligentes e também são capazes de imitar vozes humanas, não tanto como os papagaios, mas ainda sim, de forma surpreendente.

No Brasil, há cerca de 13 espécies de araras, incluindo as maracanãs. Todas elas conseguem imitar várias vozes devido a sua habilidade vocal, além de serem muito elegantes com suas penas largas e bem bonitas.

Ararajuba (Guaruba guarouba)

aves-que-falam
  • Nome em inglês: Golden Parakeet

A ararajuba é uma espécie de ave que lembra bastante um periquito maior, mas também lembra uma arara.

Sua cor amarela bem marcada com algumas partes verdes costuma ser o seu destaque e muitas pessoas a compram pelo fato de chamar a atenção por conta do seu tom forte.

A ararajuba também costuma ser bem falante e gosta muito de conversar com os seus donos.

O problema é que essa espécie também está entrando em extinção na natureza, por conta da caça ilegal e também da destruição das florestas.

Portanto, nada de comprar essa ave em comércios que não sejam legalizados, combinado?

Espécies de periquitos que falam

Além dos papagaios e das araras, os periquitos também são muito famosos por imitar nossas vozes.

São mais fáceis de serem achadas e cuidadas e por isso, muitas pessoas preferem ter um periquito em casa do que um papagaio ou até mesmo uma arara, já que ambos demandam um custo maior.

Veja agora algumas espécies de periquitos que falam e suas características, para que você fique por dentro da vida dessas aves tão inteligentes e comunicativas:

Caturrita (Myiopsitta monachus)

aves-que-falam
  • Nome em inglês: Monk Parakeet

Essa ave pode ser achada na região dos Pampas, no Rio Grande do Sul, e o seu nome caturrita é popular nas áreas. Seu nome oficial é periquito-monge, mas também chamam essa ave de periquito barroso.

O periquito-monge é uma das espécies mais caras de periquitos, mas ela não corre perigo de extinção. Esta ave está presente na América do Sul e Central, mas é muito comprada na região da Europa.

A cor predominante delas é o verde e por conta disso, são bem reconhecidos na natureza. A caturrita é bem pequena e possui o tamanho de um periquito-verde, por exemplo.

Sua aparência é um pouco diferente do periquito-australiano, mas é tão esperta quanto! Se você deseja ter um, vai se apaixonar pela inteligência e pela habilidade da ave, que promete arrebatar seu coração com tanta fofura.

Assim como os outros periquitos, sua capacidade de falar algumas palavras é interessante, mas só depois de um bom treino que elas estarão prontas para imitar vozes humanas.

Ring neck (Psittacula krameri)

ave-que-fala
  • Nome em inglês: Ringed Parakeet

No Brasil, o reing neck é encontrado em viveiros especializados, já que é uma ave estrangeira. O seu nome se dá ao fato de possuir anéis de penas no pescoço, dando a impressão de que é uma espécie de colar.

Essa característica incomum lhe dá o nome de periquito-de-colar. A espécie é encontrada em regiões da África, Europa e Ásia, ou seja, em zonas temperadas e tropicais.

Uma curiosidade muito interessante é que essas aves começaram a ser criadas pelo fato de serem vistas recitando orações em santuários.

Seu vocabulário é extenso e elas são aves muito intuitivas, algo que fez ganhar a admiração das pessoas. Seu tamanho varia entre 35 e 45 centímetros e seu peso não passa dos 110 gramas.

Periquito-australiano (Melopsittacus undulatus)

aves-que-falam
  • Nome em inglês: Australian parakeet

O periquito-australiano é sem dúvidas, um dos periquitos mais comprados por aqui no Brasil. Vindo da Austrália, esse periquito é extremamente dócil e gosta muito de falar, além de ser uma ave mais barata e também, mais simples de ser cuidada.

Seu tamanho mede cerca de 25 centímetros e ela vive em grandes bandos. O canto forte é marcante, sendo capaz de imitar vozes humanas, ainda mais se forem bem treinados.

Se você ouvir essa ave cantando, vai se impressionar com a capacidade de treino delas!

LEIA TAMBÉM: A Surpreendente Diversidade dos Periquitos e Seus Habitats

Aves que imitam voz humana

Todas as aves acima fazem parte de uma família específica, mas ainda assim, há outras espécies de aves que são capazes de imitar as vozes humanas.

Isso não é uma característica dos Psitacídeos. Veja agora dois exemplos de espécies que conseguem imitar nossas vozes e se surpreenda com as suas habilidades. Afinal, ver pássaros nos imitando é muito interessante!

Estorninho (Sturnus vulgaris)

o-estorninho-fala
  • Nome em inglês: Starling Bird

O estorninho, conhecido também como estorninho comum ou estorninho europeu, é uma ave que pode ser facilmente comparada aos pardais que temos por aqui.

Vivendo no Brasil, pode ser encontrado nas regiões Sul. Apenas lá é possível ver esse pássaro, pois eles vieram do Uruguai.

Na Europa, por exemplo, eles são pássaros de rua comuns, mas quem adota um desses confirma que o pássaro é muito inteligente.

Capazes de fazer sons diversos, o estorninho consegue imitar vozes humanas depois de um tempo de convivência. Com certeza é uma ave muito interessante, apesar de ser bem comum nas regiões mais temperadas!

Sanhaçu-da-Amazônia (Thraupis episcopus)

aves-que-falam
  • Nome em inglês: Blue-gray Tanager

Essa ave vive no bioma da Amazônia e chama muito a atenção. Seu nome científico é Thraupis episcopus. Em alguns locais, é conhecida pelo nome sanhaçu azul devido à sua cor azul e branca.

Você já viu a foto de alguma? Elas são impressionantes! Seu tamanho varia entre 17 centímetros e seu peso chega a 30 gramas. Sua alimentação favorita são as sementes, mas eles também gostam de frutas e frutos menores.

Gostam de lugares abertos e vivem em pedras, árvores e cercas vivas, se adaptando bem em zonas rurais ou urbanas. Seu canto lembra uma voz humana e eles são bem espertos!

Mainá-da-montanha (Geotrygon montana)

  • Nome em inglês: Ruddy Quail-Dove

O mainá-da-montanha não é um pássaro do Brasil, mas chama a atenção pelos vídeos que rodam na internet, mostrando que esse pássaro consegue conversar com pessoas.

Comum na região da Ásia, essa ave faz parte de outra família, a família dos estorninhos (Estornidae). Seu comportamento é parecido com o de urubus, por exemplo, pois eles se alimentam de sobras de comida.

Mas sua capacidade de imitar vários sons é o que chama a atenção. Você pode ouvi-lo imitar várias aves e também, vozes humanas.

Algumas cacatuas também podem falar

A cacatua não é um animal muito comum nas casas dos brasileiros, como os periquitos e papagaios, mas possui uma grande legião de fãs com mais poder financeiro.

Conhecida pela sua cor branca e pelo seu topete elegante, elas também são capazes de falar palavras e conversar com humanos. Conheça algumas espécies dessas aves:

Cacatua-alba (Cacatuidae)

  • Nome em inglês: white-crested Cockatoo

A cacatua-alba é uma das aves que falam e a espécie mais exótica das cacatuas. A sua cor é predominantemente branca e elas possuem topetes brancos e bem estilosos, sendo isso uma das grandes características dela.

É encontrada na Indonésia e mede cerca de 46 centímetros. Essa ave costuma ser bem cara dentro dos cativeiros legalizados, mas esse é o melhor jeito de adquirir uma.

Os cuidados com ela precisa ser bem precisos e ela é uma ave que costuma dançar e falar bastante. Com certeza uma grande amiga durante muito tempo.

Cacatua-galah (Eolophus roseicapilla)

Cacatua-galah
  • Nome em inglês: Galah Cockatoo

A cacatua-galah é diferente das outras cacatuas. Aqui, a cor predominante não é branca e sim vermelha! Essa ave tem a asa cinza ou branca e possui cores avermelhadas no peito e na cabeça.

Elas são menores do que as cacatuas mais comuns mas possuem sua graciosidade que toda cacatua tem. São naturais da Austrália e podem ser compradas por um preço mais salgado.

Mas lembre-se: compre apenas em locais autorizados pelo IBAMA!

Cacatua-sanguínea (Cacatua Sanguinea)

aves-que-falam
  • Nome em inglês: Little Corella

Você já ouviu falar da cacatua-sanguínea? Esse nome se dá por conta da asas rosadas na parte de dentro e também das manchas vermelhas perto da sua narina, que lembram um pouco manchas de sangue.

Sua cor predominante é branca e ela possui manchas azuis ao redor dos olhos, algo que exala elegância no animal. Seu tamanho varia entre 38 e 41 centímetros e é muito amável, podendo se tornar uma grande amiga de longa data.

Essa espécie de cacatua é encontrada na Austrália e por ser uma ave comum, não corre risco de extinção. Seu diferencial está dito no próprio nome, pois essa cacatua possui um brinco mais alongado do que as outras cacatuas.

Cacatua-moluccana (Cacatua moluccensis)

cacatua-moluccana
  • Nome em inglês: Salmon-crested Cockatoo

A cacatua-moluccana é uma das maiores da espécie, se não for a maior. Chegando em até 70 centímetros de comprimento, a cacatua é um animal exuberante, que abre suas asas e transmite um show de elegância e beleza.

Sendo ela uma das mais caras de se obter, essa cacatua é um sonho de consumo para muita gente, pois é grande, bonita e tem topetes avantajados e bem cuidados. Na natureza, são encontradas na Indonésia e são muito admiradas.

Cacatua-negra (Calyptorhynchus banksii)

aves-que-falam-catatua-negra
  • Nome em inglês: Palm Cockatoo

A cacatua-negra, também conhecida como cacatua-das-palmeiras, é uma espécie que infelizmente, está em risco de extinção.

O pensamento de que cacatuas são apenas brancas se acaba aqui, pois essa cacatua é toda preta, com exceção das bochechas, que são vermelhas.

Encontrada na Austrália, essa ave é rara na natureza. Pode ser comprada em viveiros legalizados, mas é uma ave que precisa ter bastante dinheiro para manter, por conta dos cuidados mais especiais.

Curiosidades

Você percebeu o quão encantadoras são as aves que falam, certo? Por isso, deixamos por último algumas curiosidades e conselhos sobre esses passarinhos tão inteligentes e bonitos, para que você goste ainda mais deles e quem sabe, adquira um para a sua casa!

Como podemos aconselhar sobre a compra das aves?

O IBAMA sempre recomenda a compra desses animais em locais legalizados, para que se possa saber da procedência do animal.

Além disso, isso mostra que o seu animal está sendo bem cuidado até chegar em você! Se você viu algum conhecido vendendo o animal sem qualquer legalização, não compre.

Sempre opte pelo lado legal da situação, pelo seu bem e também pelo bem do seu animal!

Caraterísticas dos Psitacídeos

Geralmente, como já dissemos anteriormente, as aves que falam fazem parte do grupo dos Psitacídeos, composto por papagaios, periquitos, araras, cacatuas, calopsitas e muitos outros.

Sendo bem agitadas, as aves desse grupo gostam de viver em bando e fazem bastante barulho.

Os periquitos, as cacatuas e calopsitas são menores do que as araras e os papagaios e somente alguns se podem ter em casa, como é o caso do papagaio, do periquito, da calopsita e da cacatua.

Essas aves costumam viver em quase todo o Brasil, dentro de florestas densas e úmidas.

Alimentação das aves

A alimentação das aves que falam é bem parecida, não variando muito de espécie para espécie. Em geral, elas costumam comer frutos, sementes, legumes, verduras, frutas e ração própria para aves, para não haver falta de nutrientes em seu corpo.

Se você deseja ter uma ave que fala em sua casa, seja ela um papagaio, calopsita, cacatua ou periquito, precisa se atentar com a alimentação dela sempre, pois são animais que não podem comer de tudo.

Frutas como abacaxi entre outras cítricas, por exemplo, não fazem bem a elas! Opte por frutas doces e leves, como mamão e melão, por exemplo. Eles adoram!

Palavras finais

Viu só como existem várias espécies de aves capazes de imitar vozes humanas? A natureza é incrível e todo dia temos uma prova disso.

Os pássaros que nos imitam fazem isso por benefício próprio ou para sobreviver a alguma situação, mostrando que são seres muito mais inteligentes do que esperávamos. 

Por isso, se você quer um desses pássaros em casa e quer que ele fale e converse mais, precisa ficar de olho nas dicas, pois assim, ele se sente à vontade do seu lado!

Treiná-los e dar bastante carinho é uma boa opção para ter esse momento de familiarização, pois os pássaros são animais bem sensíveis. Já pensou nele conversando com você ou com outra pessoa na sua casa?

Então vai ter que ter paciência e muito carinho!

Veja também:

2 comentários em “Aves que falam: espécies de aves e suas caraterísticas mais relevantes!”

  1. Minha calopsita fala ” oi, oiee, o que foi?” E assobia muito. Ele assobiava o início do Hino Nacional, mas como está velhinho, com 23 anos, mas ainda ativo, começa mas não vai em frente. Entende tudo o que eu falo. Amo muito ❤️

    Responder
    • Que incrível! Sua calopsita parece ser muito inteligente e cheia de personalidade. É impressionante que ela possa assobiar o início do Hino Nacional e entender o que você fala. Mesmo com 23 anos, ela ainda está ativa e comunicativa. Isso é um testemunho do cuidado e amor que você deve ter dado a ela ao longo dos anos. Continue aproveitando a companhia um do outro! 😊

      Responder

Deixe um comentário