Coelhos: como cuidar de um coelho de estimação, guia completo!

Débora de Jesus

Updated on:

como-cuidar-de-coelhos

Cuidar de um coelho já não é uma tarefa simples, imagine só cuidar de um coelho bebê! Todo filhote, independentemente da espécie, precisa de cuidados mais delicados do que os adultos. Por isso, sempre é bom pesquisar mais sobre os possíveis cuidados, caso deseje ter um filhote.

Nosso artigo hoje fala especialmente de coelhos! Além de você ver quais são os principais cuidados que deve ter, você também vai encontrar boas dicas que vão te ajudar a cuidar de um coelho filhote ou até mesmo de um mais adulto.

Por aqui, as informações são bem simples e objetivas, então não precisa ficar preocupado com coisas mais complicadas.

Venha conosco e confira quais são os melhores cuidados que se pode ter com filhotes de coelho, além de saber mais sobre a vida desses bichos tão fofos!

Como cuidar de um coelho de estimação.

Muitas pessoas compram coelhos por serem animais fofos, mas esquecem de procurar pelos cuidados fundamentais, que mantém a saúde do animal em bom estado.

Veja alguns cuidados logo abaixo e fique por dentro deles, antes de adquirir um coelho para a sua vida:

Arrume o ambiente para o seu coelho

O coelho não é um animal para se viver preso em jaulas o tempo todo. Antes de ter um ao seu lado, seja em uma casa ou apartamento, lembre-se do espaço que ele precisa ter para se exercitar.

Os coelhos são agitados, por isso, precisam de um espaço para pular e passar a noite passeando. Se você mora em apartamentos pequenos, não é uma boa opção ter um, apesar de que você pode adaptar o local para ele viver adequadamente.

É melhor ter coelhos em locais abertos, como chácaras, fazendas e casas com quintais grandes. A gaiola servirá mais para descanso!

Material mais adequado para o piso do seu coelho

O piso da gaiola deve ser coberto com feno ou palha, pois é bom que o ambiente esteja parecido com o do habitat do bicho.

Não deixe a gaiola sem nada. Obtenha pelo menos uma serragem para que o coelho se sinta confortável no local.

Tipo de gaiola recomendada e tamanho ideal

A gaiola recomendada para coelhos precisa ter um espaço para ele se movimentar bem. Em tese, os coelhos ficam um tempo nas gaiolas, por isso, precisa haver um espaço para ele descansar, beber, comer e até mesmo, brincar.

Mesmo que ele seja pequeno, compre pelo menos uma gaiola média que tenha, no mínimo, 1,5 m de comprimento.

Seu bichinho precisa de um espaço para se movimentar de forma segura e saudável, principalmente se ele for passar a maioria do tempo na gaiola.

Portanto, ofereça um local de esconderijo, como uma casinha na gaiola, pois os coelhos vivem escondidos por instinto.

Temperatura adequada para coelhos

A temperatura adequada para coelhos é a temperatura ambiente. O ideal é manter a temperatura entre 12,0 °C e 21,0 °C, os coelhos podem tolerar até cerca de 29,0 °C dependendo da espécie.

Pois, eles são animais peludos o suficiente para se esquentar em tempos mais frios. No entanto, eles sofrem com temperaturas mais altas!

Por isso, deve tomar os cuidados necessários e ser cauteloso, ter a noção que nos dias de calor deve mantenha a gaiola arejada, manter a temperatura adequada do seu pet. Sem dúvida é uma ação que pode salvar a vida do seu amigo peludo.

Manutenção da gaiola do coelho

Como dissemos anteriormente, a gaiola precisa sempre estar limpa e organizada. Alguns coelhos possuem caixa de areia para suas necessidades, mas quando isso não é possível, eles utilizam a gaiola para fazer suas necessidades biológicas.

Se esse for o caso, o que não é muito adequado, mais um motivo para limpar a gaiola pelo menos duas vezes por dia.

Comida e água fresca é essencial, então sempre fique de olho nisso também. Em relação aos brinquedos, também mantenha-os limpos.

Alimentação e a hidratação mais adequada

A cenoura é o alimento mais famoso, muito associado aos coelhos. Porém, isso não é a única coisa que o animal come!

Os coelhos são herbívoros, por isso, comem folhas, legumes e frutas. Eles podem comer espinafre, maçã, banana, cenoura, alcachofra e couve, por exemplo!

Você pode procurar por rações especializadas também, pois elas possuem bastante vitaminas para o pequeno mamífero.

Deixar água limpa sempre disponível é mais que fundamental, pois os coelhos bebem bastante água durante o dia.

Alimentos que deve evitar (frutas, legumes)

Há uma lista de alimentos que o coelho não pode comer com frequência: elas podem causar distúrbios intestinais no animal.

Alguns exemplos são: milho, tomate, feijão, folhas verdes claras, como acelga, repolho e alface, alimentos prontos, chocolate, batata, ervilha, quiabo, beterraba e outros mais difíceis de encontrar. Frutas cítricas também devem ser evitadas.

Não dê carnes a um coelho, pois são animais herbívoros! Evite também dar sementes, pois elas podem machucar o estômago do bicho. Antes de dar algo diferente, pesquise para saber se o alimento é adequado para se dar ao animal.

Higiene e saúde

A higiene com os coelhos é fundamental. Isso mantém a saúde do bicho adequada! Portanto, deixe a gaiola limpa, tire as serragens antigas e coloque serragens novas, mantenha o comedouro e o bebedouro com comida e água fresca e fique de olho nos cuidados com o animal.

Os coelhos não são animais suscetíveis a doenças de pele, então é essencial ficar de olho em qualquer mancha ou comportamento diferente. Cuide bem da saúde do coelho e garanta que ele viva bons momentos ao seu lado!

Brinquedos a disposição

Por mais que não pareça, os coelhos são animais muito ativos e precisam brincar bastante! Por mais que tenha uma gaiola para dormir e passar um tempo do seu dia, é fundamental que eles permaneçam fora da gaiola durante algumas horas.

Caso isso não seja possível, a gaiola precisa ser grande e, além disso, precisa de brinquedos para entreter o animal.

Portanto, se você mora em um local que não é possível manter um coelho solto, pelo menos adquira um espaço de brinquedos e acessórios para se mantê-lo ativo e saudável.

Cuide do pelo e das unhas do seu coelho

Os pelos e as unhas do coelho nunca param de crescer, assim como seus dentes. Em relação à estética do bicho, mantenha suas unhas bem cortadas, evitando, acidentes com o animal.

É recomendado que o pelo seja tosquiado periodicamente, principalmente se a espécie é mais peluda que o normal. Esses cuidados, por mais que pareçam simples, são essenciais para a saúde do animal.

As unhas acumulam bactérias e sujeiras, então sempre precisam estar bem cortadas. E os pelos também precisam estar bem tosquiados, para que o animal não sofra com locomoção ou em dias mais quentes.

Limpe as orelhas do seu coelho

Limpe bem as orelhas do seu orelhudo! As orelhas também acumulam sujeiras do dia a dia, então sempre que possível, limpe a região com um pano úmido, garantindo que não haja infecções no local.

Afinal, as orelhas são muito importantes para os coelhos, pois a audição deles é muito sensível. Por isso, elas precisam estar saudáveis e limpas, evitando, maiores problemas de audição!

Tempo adequado para manusear um coelho

No início da vida, os coelhos são bem frágeis para começar a ser manuseados. O ideal é esperar, pelo menos, o animal ter um mês.

Nesse período, já é possível ter um filhote em casa: eles comem sozinho e interagem com o ambiente sem maiores dificuldades.

Como devo alimentar o meu coelho adulto?

O certo é manter uma dieta rica em fibras para o bom funcionamento intestinal do animal. Os coelhos são herbívoros e por isso, se alimentam de plantas, folhas, legumes e frutas.

Além disso, há rações especializadas para que o animal tenha uma alimentação rica em proteínas essenciais para a sua vida.

Você pode alimentar seu bichinho com feno, deixando-o sempre a disposição, junto da água. Só tome cuidado para não alimentá-lo demais.

Ofereça, pelo menos, de 2 a 3% de feno, em relação ao peso do animal. Além do feno, legumes como cenoura e frutas como maçã também são boas para manter o equilíbrio intestinal do coelho em dia.

Curiosidades sobre os coelhos

Os coelhos possuem curiosidades bem interessantes. Se você deseja ter um coelho como amigo, precisa saber alguns pontos sobre a vida da espécie, para que o convívio seja amigável para ambos.

Confira agora algumas informações valiosas sobre os coelhos e seus comportamentos!

É possível saber a idade de um coelho?

Se você não tem o coelho desde filhote, fica mais difícil saber a idade certa dele. Porém, alguns hábitos podem mostrar que ele é mais velho do que aparenta ser.

Quando jovens, ou seja, antes do primeiro ano de vida, os coelhos são mais agitados e comem bastante. Depois que começam a envelhecer, se tornam mais calmos e comem menos.

Os pelos também podem sofrer mudanças, ficando mais ralos conforme a idade avança.

Quantos anos vive um coelho?

Na vida selvagem, os coelhos costumam ter uma média de vida que não passa dos cinco anos. Isso acontece porque, na cadeia alimentar, são presas fáceis de cobras, raposas, águias e outros predadores carnívoros do local onde vivem.

Mas no cativeiro, vivem o dobro disso. Há casos de coelhos que passam dos doze anos de vida em cativeiro, por conta de uma boa convivência com os humanos, além de uma boa alimentação e claro, uma vida tranquila!

Como saber se o meu coelho está feliz?

Se o seu coelho está feliz, você verá o animal pulando pela casa soltando alguns gritinhos. Isso mostra que ele se sente confortável com o espaço que tem para brincar e passear.

Os coelhos se movimentam bastante e precisam de um local para se exercitar. Por isso, fique de olho para proporcionar um ambiente confortável ao bicho, para que ele se sinta bem!

O barulho que eles soltam, lembrando o ronronar de um gato, também indicã a felicidade do animal.

Um coelho pode estar sozinho o dia todo?

O ideal é que o coelho não seja deixado sozinho e fora da gaiola, para evitar acidentes. Se você precisa trabalhar a maior parte do dia, deixe a comida, água e banheiro disponíveis para ele.

O coelho ficará na gaiola quietinho, apenas esperando o momento de você chegar para deixá-lo solto.

Por que os coelhos ingerem as próprias fezes?

Essa prática, chamada de Coprofagia, não é nojenta, como muitos pensam. Os coelhos ingerem suas fezes, pois elas possuem uma grande quantidade de nutrientes.

Isso faz com que o desperdício das vitaminas e nutrientes seja menor, já que as fezes não fazem mal nenhum ao animal.

Nas fezes do coelho, há uma substância muito nutritiva e saudável para o bom funcionamento do seu corpo, chamada de cecotrofos. Se você ver o coelho comendo suas fezes, não tem problema!

O que pode causar diarreia nos coelhos?

Alguns alimentos provocam diarreia nos coelhos, então tenha cuidado! O ideal é apostar em alimentos com fibras, por ajudarem a flora intestinal a se manter ativa e equilibrada.

Se você oferece alimentos pobres em fibras, por exemplo, pode causar diarreia no animal. Exemplo desses alimentos: pães, milho, chocolate, laticínios em geral e qualquer tipo de carne.

Diferenças entre coelho e a lebre

Muitas pessoas confundem os coelhos e as lebres, mas eles são bem diferentes. Diferente dos coelhos, as lebres são selvagens, maiores e possuem mais cromossomos.

Apesar de serem da mesma família, você não terá a mesma convivência com uma lebre, em relação ao coelho. As lebres são mais independentes e preferem um habitat bem diferente dos coelhos. Parecidos? Só na aparência!

Sons dos coelhos

Você já ouviu o som que o coelho faz? Se você ainda não ouviu e tem curiosidade de saber como eles se comunicam e agem diante de algumas situações, dê uma olhada no vídeo que deixamos para você saber mais sobre os ruídos desse animal fofo.

Preparado para cuidar do seu coelho de estimação?

Os coelhos são animais incríveis e com certeza, deixam as pessoas encantadas com o seu jeito fofo. Porém, é preciso ter responsabilidade para criar um, visto que eles não são como gatos e cachorros e por isso, precisam de cuidados mais específicos.

Depois desse artigo, você se sente mais preparado para cuidar de um coelho de estimação? Conte para nós!

Deixe um comentário