Você sabia que existem muitas espécies de coelhos domésticos? Muitas pessoas associam o coelho doméstico com uma ou duas raças, geralmente as mais comuns.
Porém, por mais que essas raças sejam todas de duas espécies, são diversas raças, com cada uma sendo conforme o local de origem e também, o perfil dos donos.
Os coelhos são animais fofos e inteligentes. Muitas pessoas gostam desse animal e por isso, ele se tornou comum em muitas casas ao redor do mundo, sendo tratado como um animal doméstico.
Diante disso, diversas raças domésticas começaram a surgir em diferentes locais. Se busca em ter um coelho na sua casa, é bom saber sobre as diversas raças de coelhos domésticos existentes.
Dessa forma, você procura pela raça que mais atende os seus requisitos, para ter um grande amigo ao seu lado. Confira a lista abaixo e fique por dentro de todas as raças!
Quantas espécies de coelhos domésticos existe?
Atualmente, segundo os especialistas, existem cerca de 50 raças de coelhos domésticos ao redor do mundo, muitas delas sendo fruto do cruzamento de raças mais comuns.
Não há informações concretas sobre isso, mas ainda assim, é possível ter informações de algumas das espécies mais comuns de coelhos.
Cada raça de coelho apresenta um tipo de característica único e por isso, são detalhes bem importantes na hora de comprar um e tê-lo em casa de forma segura e confortável.
Quais as espécies de coelhos domésticos que são fáceis de criar
Existem diversas raças de coelhos domésticos que são fáceis de criar. Por ter se tornado popular nas casas de muitas pessoas, espécies foram modificadas para que raças domésticas fossem feitas.
Confira agora algumas delas, pois é uma mais fofa que a outra!
Coelho: Anão
O coelho anão, conhecido também como coelho anão holandês, é uma boa escolha para locais pequenos. Essa raça vem da espécie Brachylagus idahoensis, a menor espécie de coelho do mundo.
Mas em média, esses coelhos medem cerca de 25 centímetros e pesam de 500 gramas a 1 kg e meio. São muito comuns na Holanda e também na Europa, por serem bem pequenos e peludos, perfeitos para se ter em casa.
Coelho: Angorá-inglês
O angorá-inglês é um dos mais conhecidos que existem. Essa raça de coelho domésticos é originária do Reino Unido e também nos Estados Unidos. São animais excepcionais!
Seu pelo é maior, como os gatos angorás e isso ajuda no frio. Seu nome científico é Oryctolagus cuniculus e eles costumam ter cerca de 3 quilos de peso, sendo um coelho pequeno, de mais ou menos 40 centímetros.
Coelho: Borboleta
O coelho borboleta é um dos coelhos domésticos que são gigantes, comuns para abate e preparo de pele e pelos. Mas você pode adquirir um para ser um animal doméstico.
Em média, esse coelho mede cerca de 80 centímetros e pesa entre 4 e 7 quilos e é muito comum no seu país de origem, a França. É sem dúvidas, um grande amigo para se ter ao seu lado!
Coelho: Cabeça de leão
O coelho nini lion é excepcional! Seus pelos avantajados apenas na cabeça deram esse nome charmoso ao animal, que também chama a atenção pela cor do seu pêlo, sendo parecida com as dos felinos.
Várias especies de coelhos domésticos são da espécie Oryctolagus cuniculus e essa é uma delas. Originário da França e da Bélgica, é apreciado por ser um coelho pequeno e robusto, pesando mais de dois quilos.
Coelhos domésticos: Arlequim japonês
O coelho-arlequim-japonês é um coelho muito fofo e bonito. Por mais que tenha o nome japonês, o coelho é da França, sendo criado a partir da espécie Oryctolagus cuniculus, comum na Europa.
Seu nome arlequim é por conta do jogo de cores que o seu pelo tem, sendo geralmente, três cores que se intercalam. É um coelho pequeno. Costuma pesar 2 quilos e seu tamanho não passa de 45 centímetros.
Coelho: Belier
O coelho-belier também é um coelho bem reconhecido pelas pessoas. Sua orelha caída é o seu carro-chefe, pois passa uma imagem fofa do animal.
Sendo originário da França e também fazendo parte da espécie Oryctolagus cuniculus, o animal é procurado pela sua pelagem mais longa e também pelas suas cores, que são variadas. Possui as mesmas características físicas do angorá e é sem dúvidas, um animal que vale a pena ter como amigo.
Coelhos: Chinchilas
O coelho chinchila é mais do que especial. Apelidado com esse nome por conta da sua aparência com as chinchilas, o animal é de origem francesa e possui um tamanho compacto, perfeito para lugares pequenos.
Seu nome científico é Oryctolagus cuniculus e ele é um coelho bem calmo, ótimo para locais onde há crianças. Mas tome cuidado: o coelho é um animal frágil, então não dê para crianças tão pequenas assim! A espécie não é popular no Brasil, mas na Europa é bem comum.
Coelhos: Poloneses
A espécie de coelho domestico polonês, apesar do nome, não é da Polônia! De origem inglesa, esse pequeno coelho chama a atenção pelo tamanho e pela fofura. Também é da espécie Oryctolagus cuniculus e costuma ser comprado em diversas regiões da Europa, inclusive Portugal, Reino Unido e França.
Perfeito pra locais pequenos, esse coelho é muito calmo e muito fofo, mas que não gosta de calor. Portanto, compre um apenas se morar em locais frios, combinado?
Coelho: Prateado de champagne
O coelho-prateado-de-champagne é um coelho de origem francesa. Seu nome científico é Oryctolagus cuniculus e é um animal muito apreciado pelo seu pelo cinza. Geralmente, é um coelho maior do que os mais comuns e por isso, precisa de mais espaço para viver.
Suas orelhas são grandes e seus olhos também, dando características mais impactantes do que os coelhos pequenos e delicados. É um animal muito bonito!
Coelho: Fuzzy-lop
O coelho fuzzy-lop também é bem conhecido e é original dos Estados Unidos. De nome científico Oryctolagus cuniculus, é um coelho que lembra muito as aças francesas.
Seu diferencial é o tamanho pequeno e também o estilo dos pelos, que deixa ele bem robusto e redondo. É muito procurado por famílias que possuem crianças, pois é calmo e muito sereno, aguentando o temperamento ativo dos pequenos.
Coelho: Gigante de flandres
Geralmente, raças gigantes de coelhos domésticos são feitas para serem consumidas. Mas hoje em dia, é possível ter um coelho gigante para fins domésticos. O gigante-de-flandres é um coelho gigante que chega a pesar até 10 quilos, tendo o tamanho de um cachorro de médio porte.
Essa raça é bem peluda e também, usada para retirada de pele. Comum na Europa, sua origem vem da Bélgica. Para ter um, é preciso ter cuidado com locais úmidos, pois esse coelho sofre com ambientes desse tipo.
Coelho: Holland lop
O coelho holland-lop é a versão fuzzy-lop americana, só que holandesa! Possui basicamente as mesmas características do coelho americano, então não há muito o que dizer.
É um coelho pequeno, perfeito para ter em locais mais simples. Sendo bem calmo, também é ótimo para dar às crianças, com responsabilidade, claro!
Coelho de estimação: Nova Zelândia
Esse coelho é conhecido por ser feito nos Estados Unidos, mas com coelhos que vieram da Nova Zelândia. Por isso, seu nome é de fato, Nova Zelândia.
São coelhos brancos ou pretos e maiores do que os coelhos comuns, mas são calmos e gostam de viver em locais espaçosos. Seu peso chega a 5 quilos e seu tamanho passa dos 45 centímetros geralmente. Também é da espécie Oryctolagus cuniculus.
Coelho: Castor Rex
O coelho Rex é uma raça francesa de coelhos mestiços, conhecida por ser pequena e robusta. Também da espécie Oryctolagus cuniculus, esse coelho é comum em casas menores.
Sua pelagem extremamente curta lembra a pelagem de uma chinchila e por isso, também podem ser confundidas com elas. Em geral, é um coelho bem ativo e gosta de interagir bastante com o ambiente.
Coelhos de estimação: Tan
O coelho Tan é uma espécie mais rara e extravagante. Sua coloração preta e marrom claro lembra muito a pelagem de um cachorro Rottweiler. De origem inglesa, é uma raça muito popular nos Estados Unidos.
Seus olhos são esbugalhados e suas orelhas ficam eretas, mostrando que ele é um animal muito atento ao que acontece ao seu redor. É uma raça com uma forma mais esguia do que os outros coelhos, mas é muito bonita e muito elegante!
Coelho: Teddy
Geralmente, quando pensamos em coelhos domésticos com o nome Teddy, pensamos em um urso. Mas neste caso, existe uma raça de coelho chamada Teddy, originária da Alemanha.
É uma das aças de coelhos mais queridas, pois os coelhos são muito peludos e pequenos, parecendo ursinhos de pelúcia.
Essa raça não é muito comum no Brasil, mas nos Estados Unidos e na Europa é comum ver casas com um desses. Seu tamanho é perfeito para locais pequenos!
Principais conselhos antes de adquirir uma espécie de coelho para domesticar
Antes de ter um coelho, você precisa entender que eles não podem ser tratados como cachorros ou gatos. A convivência com o coelho é simples, mas para garantir que ambos fiquem felizes, você precisa seguir alguns conselhos valiosos:
- Coelhos precisam de espaço! Mesmo que eles tenham uma gaiola grande para ficar, você precisa soltá-los de vez em quando, garantindo que eles se movimentem em ambiente aberto.
- Mesmo que você more em um apartamento, por exemplo, deixe seu coelho passear por ele durante o dia ou durante a noite, para ele se exercitar. Nada de deixá-lo preso o tempo todo!
- Mantenha o ambiente do coelho limpo. Por mais que sejam animais autolimpantes, os coelhos fazem bagunça e podem acabar se sujando. Portanto, sempre fique de olho tanto no animal quanto no ambiente onde ele vive, mantendo ambos sempre limpos, evitando doenças.
- O coelho domestico não é um brinquedo, trate-o com cuidado e delicadeza. Sabemos que os coelhos são muito fofos e por isso, dá muita vontade de viver apertando eles. Mas eles não são brinquedos! Você não pode ficar com ele no colo o tempo inteiro, porque isso faz mal ao animal. E quando pegá-los, tenha cuidado, pois eles são mais frágeis que gatos e cachorros.
10 Curiosidades sobre os coelhos domésticos
Agora que você já sabe sobre as raças de coelhos mais conhecidas, nada melhor do que ficar por dentro das curiosidades sobre os coelhos em geral. Veja a seguir as principais informações que você precisa saber, antes de ter um coelho ao seu lado!
Como identificar se o coelho é macho ou fêmea?
Em geral, não há dimorfismo sexual nos coelhos. Por isso, é complicado saber o sexo do coelho apenas por olhar o animal.
Para te ajudar a ver se o seu coelho é macho ou fêmea, há algumas dicas que podem te ajudar a identificar o sexo do pequeno mamífero.
O ideal é pegar o coelho e examiná-lo, colocando o animal em uma posição confortável, para ele não se machucar durante a inspeção.
Os órgãos ficam escondidos na parte de trás do seu corpo, embaixo do rabo e próximo das patas dianteiras. Essa parte é sensível, então tome cuidado para não machucar o animal ao puxar esses pelos!
Aspectos dos órgãos genitais da fêmea
Os órgãos genitais da fêmea são, basicamente, sua vulva estreita, que lembra uma fenda. Essa vulva fica escondida na pele do animal, por isso, é ainda mais complicado saber se o coelho é fêmea ou não.
Mas com cuidado, você pode examinar o animal e ver se há uma fenda na região.
Aspectos dos órgãos genitais do macho
Contudo, no caso dos machos, seu pênis é pequeno e possui formato cilíndrico. Seus testículos também são pequenos e ficam escondidos entre os pelos.
Quando você for examinar o animal, vai ser possível saber se é macho pelo pênis. Localizá-lo é mais fácil do que localizar a vulva da fêmea!
É possível identificar o sexo do coelho a partir que idade?
O ideal é procurar os órgãos nos primeiros meses de vida, já que a época de reprodução dos coelhos já acontece no sexto mês de vida deles.
Em coelhos jovens, a identificação é mais difícil, pois os órgãos ainda estão em desenvolvimento. Portanto, sempre dê uma olhada no coelho para saber mais sobe o seu sexo.
Tempo de gestação dos coelhos
Embora o tempo de gestação dos coelhos é de mais ou menos, 30 dias. Por terem diversos períodos de reprodução, a gestação costuma ser mais curta.
Em geral, um coelho fêmea saudável pode ter de 3 a 4 gestações em um ano. Mas é bom ter um controle gestacional, para ela não se fragilizar!
É necessário castrar ou esterilizar um coelho domestico?
Castrar os animais é muito benéfico, principalmente se você não quer ter problemas com filhotes indesejados. Além de prevenir a gestação, os bichos ficam mais calmos e caseiros, facilitando o convívio com os animais.
Agora, se você deseja filhotes, você pode deixar os animais sem a castração durante um tempo. Mas depois providencie a cirurgia, combinado?
Quando deve castrar um coelho?
A maturidade sexual do coelho começa a partir do sexto mês de vida do animal. Porém, em alguns casos, se inicia antes, pois isso depende da espécie.
Portanto, a partir do quarto mês de vida do coelho, já é possível fazer exames para saber se já tem como fazer a castração, antes deles entrarem no cio.
Mas se você deseja ter uns filhotes, espere a primeira cria do coelho fêmea para castrá-la depois do desmame dos filhotes. Para os machos, eles podem ser castrados após o período de acasalamento.
Por que devo castrar meu coelho macho?
Pense no bem-estar do seu coelho. Um coelho macho castrado se torna menos agressivo e territorialista, aumentando as chances de você ter um ou mais coelhos machos vivendo no mesmo espaço.
Além disso, você evita que muitos filhotes nasçam, diminuindo o abandono dos bichos dessa espécie.
Por que devo castrar meu coelho fêmea?
Os motivos de castrar um coelho fêmea são parecidos com os motivos de castrar um coelho macho. As fêmeas se tornam mais calmas e isso facilita a comunicação e até mesmo, a domesticação dela.
A maturidade sexual dos coelhos é bem precoce, então a castração também diminui a chance das coelhas terem complicações, por conta de ter várias gestações em pouco tempo. Pense no bem-estar do animal!
É possível criar coelhos à solta em casa?
É possível criar coelhos à solta em casa! Há dois gêneros de coelhos comuns no mundo e um deles é domesticado, do gênero Oryctolagus.
Contudo, você encontra filhotes desses coelhos vendidos em diferentes espaços de criação, como pet-shops e lojas especializadas em animais domésticos.
Há diferentes espécies de coelhos domésticos, sendo cada uma perfeita para cada perfil de cliente. Se quiser ter um coelho à solta em casa, prefira um coelho filhote, para poder acostumá-lo a ficar fora de gaiolas ou casas apropriadas para a espécie. Os coelhos domesticados são ótimos amigos!
Posso dar banho em um coelho?
Dar banho a um coelho não é recomendado, a menos que seja absolutamente necessário e sob orientação de um veterinário especializado em animais exóticos.
Os coelhos são animais que se limpam naturalmente e possuem uma pele sensível. A água e os produtos de banho podem remover os óleos naturais presentes na pele do coelho, levando a problemas de pele e a desequilíbrios na temperatura corporal.
Contudo, se o coelho estiver muito sujo ou houver uma emergência que exija um banho, é importante lembrar que deve ter algumas precauções em consideração. Aqui estão algumas orientações gerais que deve considerar:
- Consulte um veterinário: Antes de dar banho em um coelho, é essencial consultar um veterinário que possa avaliar a necessidade e fornecer orientações adequadas.
- Banho seco: Em alguns casos, é possível limpar o coelho usando um método conhecido como “banho seco”. Isso envolve o uso de produtos específicos para coelhos, como pó de banho de argila, que absorve o excesso de óleo e sujeira. O pó é aplicado no pelo e gentilmente escovado ou esfregado para remover a sujeira.
- Toalhas úmidas: Se apenas uma limpeza localizada for necessária, toalhas úmidas podem ser usadas para limpar suavemente a área suja. Certifique-se de usar toalhas macias e sem fragrâncias ou produtos químicos.
- Secagem cuidadosa: Após qualquer tipo de banho ou limpeza, é importante secar bem o coelho para evitar que ele fique frio ou úmido. Use toalhas macias e absorventes e, se necessário, um secador de cabelo em baixa temperatura ou apenas vento fresco.
Lembrando que é sempre recomendado buscar orientação profissional de um veterinário especializado em coelhos antes de tomar qualquer decisão sobre o banho de um coelho.
Coelhos domésticos são impressionantes e bons animais de estimação
Os coelhos são animais valiosos. Por mais que não sejam um dos principais animais domésticos, vem conquistando cada vez mais os corações de muitas pessoas.
Por isso, a venda de algumas espécies de coelhos domésticos também está aumentando, para que atenda a demanda dos consumidores, ou melhor, dos donos que pretendem ter um amigo peludo para si.
Aliás, ao optar por um coelho como animal de estimação, é bom lembrar que você estará trazendo para sua vida um companheiro leal, carinhoso e muito curioso.
Esses animais são ideais para pessoas que buscam um pet único e com características peculiares. No entanto, é fundamental lembrar que, como qualquer outro animal, os coelhos requerem dedicação, cuidado e atenção para garantir seu bem-estar e felicidade.
Se você está pensando em adotar raça de coelhos domésticos, não hesite em pesquisar mais sobre suas necessidades específicas e procurar um criador ou abrigo responsável. Dessa forma, você estará garantindo que seu futuro companheiro peludo tenha o melhor começo de vida possível.
Agora que você já leu nosso artigo sobre coelhos e como eles são animais de estimação incríveis, adoraríamos ouvir sua opinião!
Deixe um comentário abaixo compartilhando suas experiências com espécies de coelhos domésticos, as dúvidas ou simplesmente nos contando o que você pensa sobre ter um coelho como companheiro.
Olá! Sou formada em Técnica Ambiental, e nas horas vagas, adoro me dedicar à escrita de artigos. Minha paixão pelos animais é algo que sempre esteve presente em minha vida ❤.
Através do meu trabalho e das palavras, busco compartilhar conhecimentos e inspirar as pessoas a cuidarem do meio ambiente e de todas as formas de vida que nele habitam.
Acredito que cada um de nós tem um papel importante na preservação do nosso planeta, e estou sempre pronta para abraçar essa causa e fazer a diferença.