Gato sem pelo: Cuidados Especiais, Curiosidades, Saiba Tudo!

Ana Carrera

Updated on:

gato-sem-pelo

O gato sem pelo é um tipo de pet que atrai inúmeras famílias devido à aparência da raça e por questões de saúde.

Tendo em vista que, algumas pessoas não ficam confortáveis em conviver com um gatinho que solta muitos pelos pela casa.

Pensando nisso, nós trouxemos todas as informações sobre o gato sem pelo, para que você saiba mais detalhes sobre a espécie e possa identificar se é o animal ideal para criar em sua casa.

Visando sempre identificar o que é melhor para a sua saúde e bem-estar ao escolher um pet para adotar. Confira tudo a seguir. 

O que é um Gato Sem Pelo?

gato-sem-pelo

O gato Sphynx é conhecido por sua aparência exótica que dá a sensação de que não há pelos no corpo do pet.

No entanto, é importante saber que ele tem uma leve penugem, que recobre todo o corpo. Mas de fato, aos olhos menos atentos, o pet parece que não tem pelo algum no corpo.

E isso faz com que inúmeras pessoas que amam gatos, mas possuem alergias respiratórias, queiram adquirir gatos da raça Sphynx.

Tendo em vista que, é um pet que se adapta bem na rotina da família, aproveitando o fato de que não causará alergias respiratórias por não soltar tantos pelos quanto outros pets.

Afetuoso e brincalhão, este gato se compara normalmente aos demais, mas apresenta um jeito desastrado e bastante agitado.

LEIA TAMBÉM: Gatos de Raça: As 15 Raças de Gatos mais Adoráveis do Mundo

História e Origem

Saber mais sobre a história e origem do pet é importante antes de adquirir um gato da raça Sphynx.

Afinal, sabendo mais sobre o pet é possível prever se ele vai de fato cumprir o objetivo de se adaptar facilmente à sua família.

A história e origem de uma raça tem justamente a finalidade de auxiliar na identificação sobre a compatibilidade entre a raça e sua família, confira tudo a seguir.

O Início

A raça Sphynx surgiu no Canadá, quando uma gatinha deu à luz a vários filhotes de gatos sem pelos no ano de 1966.

Ou seja, foi um surgimento espontâneo e que gerou dúvidas sobre a saúde dos gatinhos que estavam nascendo com uma aparência muito diferente da habitual.

Acontece que a mesma gatinha teve uma segunda ninhada com as mesmas características, o que deu indicação de uma mutação genética.

Após o acontecido, foram realizados vários testes e cruzamentos visando obter gatos com características específicas, além da ausência de pelos.

No entanto, os testes não foram um sucesso desde o início, o que fez com que demorasse mais alguns anos para consolidar a raça Sphynx.

A Evolução

Em 1975 a criação da raça Sphynx foi concretizada quando houve o cruzamento de dois animais que não possuíam pelos.

Mas somente em 1988 a raça foi oficialmente reconhecida pela Cat Fanciers Association (Associação de Amadores de Gatos).

Isso possibilitou a criação planejada de filhotes da raça, com o objetivo de preservar sua existência e as características da espécie que agora eram oficialmente reconhecidas.

Apesar da história e da evolução, alguns gateiros acreditam que na verdade, existem gatos da raça sem pelos desde o passado mais remoto. A crença é de que eles pertenciam aos astecas.

Características dos Gatos Sem Pelo

carateristicas-do-gato-sem-pelo

Antes de adotar um gato Sphynx, é importante conhecer mais sobre suas características físicas. De modo que, possa entender mais sobre a espécie e tomar uma decisão que seja consciente.

Confira mais sobre as características dos gatos sem pelo, para entender se realmente é um pet que combina com o cotidiano de sua família.

Pele Única

O gato Sphynx tem a pele diferente das outras espécies de gatos, tendo em vista que, a cobertura de pelos é muito fininha e quase imperceptível aos olhos.

Por isso mesmo, o gato Sphynx precisa de uma série de cuidados. Ele não deve ficar, por exemplo, muito tempo exposto ao sol ou frio.

Uma vez que, a ausência de pelos faz com que a pele seja mais suscetível a variação de temperatura.

E com isso, o animal pode sofrer queimaduras ou ainda, sofrer com o frio. Portanto, o cuidado com a pele do gato Sphynx deve ser parte da rotina da família.

Sempre é importante manter uma temperatura saudável para que o pet não sofra danos à sua saúde que poderiam ser facilmente evitados.

Corpo Musculoso

Uma das características do gato Sphynx é que ele é um pet com o corpo bem musculoso. Aspecto que chama a atenção dos tutores.

Os músculos ficam ainda mais aparentes justamente por ser um gato que não tem pelos. Portanto, é fácil perceber a musculatura bem desenvolvida e marcada do gatinho.

Orelhas Grandes e Olhos Expressivos

Outra característica física que chama a atenção são os olhos expressivos do felino. Somado ao seu jeito brincalhão, é divertido observar o pet.

As orelhas grandes também se destacam, contribuindo para que o gato tenha um visual realmente diferente dos demais.

Apesar de tais traços, o gatinho Sphynx pode ter diferentes cores, o que faz com que seja o corpo musculoso, orelhas grandes e olhos expressivos que mais marcam a espécie. Além de ser uma espécie que é sem pelos, obviamente.

Cuidados Necessários para Gatos Sem Pelo

cuidados-especiais-com-gato-sem-pelo

Quem opta por adotar um gato sem pelo precisa ter consciência de que a espécie demanda cuidados bastante específicos.

Afinal, a característica de ter uma pele sem nenhuma cobertura de pelos acaba impactando diretamente na saúde do pet.

Por isso mesmo, os cuidados com a pele devem fazer parte da rotina de cuidados, com o principal objetivo de preservar o bem-estar do gatinho.

Limpeza Regular

O gato Sphynx precisa de cuidados especiais com a pelagem. Por isso, é importante usar lenço umedecido para sua higienização regular.

Além disso, é preciso dar banho no gato Sphynx uma vez ao mês. Algo que nenhum gato gosta, mas é fundamental para a pele da raça.

Tendo em vista que, mesmo com a higienização feita pelo próprio gatinho com a língua, o gato Sphynx precisa que a remoção da sujeira seja feita regularmente para evitar danos em sua pele.

Proteção Solar

Como dito anteriormente, o Sphynx é um gato que tem a pele desprotegida por ter poucos pelos no corpo.

Por isso, sempre que for sair com o pet para um ambiente de muito sol, é importante ter o cuidado de proteger o animal.

O uso de protetor solar apropriado para o Sphynx é fundamental. De modo que, a pele do gato não sofra com queimaduras por causa da exposição ao sol.

Além disso, também é fundamental ter o cuidado de evitar a exposição prolongada. Justamente para que o felino não tenha problemas de saúde.

Mantenha-os Aquecidos

Com a chegada do inverno, a preocupação com o Sphynx é de manter o pet aquecido. Afinal, a falta de pelos expõe o animal a perder calor rapidamente.

Por isso mesmo, é fundamental ter o cuidado de garantir que o Sphynx tenha roupinhas apropriadas e fique em ambiente de temperatura controlada.

Se o frio é intenso, o gatinho precisa estar protegido por sua família, visando evitar problemas de saúde causados pelo inverno.

É interessante cuidar da hidratação no inverno, o pet deve ter estímulo para beber água. Justamente para que não apresente problemas renais causados pelo hábito de consumir pouca água no inverno.

Comportamento do Gato Sem Pelo

comportamento-gato-sem-pelo

Quando uma família decide adotar um gato, é importantíssimo estar atento para o comportamento social do pet.

Tendo em vista que, isso faz toda a diferença no convívio diário com a espécie. Por isso mesmo, é de suma importância conhecer o comportamento do Sphynx. Confira detalhes:

Sociáveis e Afetuosos

Um dos principais aspectos do comportamento do gato Sphynx é que ele é sociável e afetuoso.

Portanto, é um pet ótimo para dividir o lar com a família, sendo um bom companheiro de crianças e idosos.

Ele é curioso e naturalmente se envolve com as pessoas, mesmo precisando de um tempo para si vez ou outra.

Um ponto forte do gato Sphynx é que ele é muito brincalhão. Por isso mesmo, é comum que as crianças se divirtam com o pet.

Inteligentes e Curiosos

Um ponto muito importante sobre a espécie Sphynx, é que são gatos inteligentes e curiosos, que possuem bastante energia.

Por isso, antes de adotar um Sphynx para sua família, é útil preparar o ambiente para receber o pet com conforto.

Ter espaços em que ele possa subir, desbravar e aproveitar o lar é fundamental. De modo que, seja possível ter um bom aproveitamento do espaço.

Dessa forma, o gatinho vai saciar a própria curiosidade e ter um cotidiano estimulante, fazendo bem para sua saúde.

Saúde e Questões Genéticas

Como toda espécie, o gato sem pelos possui suas particularidades, que envolvem questões de saúde.

Uma vez que, a mutação genética para a obtenção de uma espécie sem pelos estabelece também algumas condições de saúde específicas.

Como é o caso de ser uma raça com maior propensão para doenças de pele, por causa da incidência de sol diretamente sobre a pele sem a proteção natural dos pelos.

Entender essas questões é fundamental para que o gatinho possa ser bem cuidado e consiga usufruir de qualidade de vida junto a família. Confira mais detalhes a seguir.

Doenças de Pele

Por ser um gato sem pelos expressivos, é comum que o gato Sphynx apresente doenças de pele.

As doenças de pele podem ser evitadas com o banho regular e uso de bons produtos. Garantindo que o gatinho não sofra danos.

A proteção contra exposição solar prolongada também é fundamental. Assim como, a proteção contra efeitos adversos do frio.

Problemas Dentários

Assim como os demais gatinhos, é preciso higienizar regularmente os dentes do gato Sphynx.

Dessa forma, é possível evitar que o gato sofra com adoecimento causado por tártaro, que pode até mesmo ser fatal para o pet.

A limpeza regular ajuda a prevenir a perda de dentes e garantir mais qualidade de vida ao pet, que costuma apresentar tártaro a partir do primeiro ano de vida, quando os dentes definitivos já estão presentes em toda a boca do felino.

O ideal é fazer a escovação dos dentes ao menos 2 vezes por semana, para que o tártaro não seja um problema de saúde com o qual lidar.

Problemas Cardíacos

O gato Sphynx é um gato que tende a sofrer com cardiomiopatia hipertrófica. Uma doença que é capaz de gerar o espessamento do músculo do coração.

Com a patologia, o coração bombeia sangue com mais força e o espaço dos ventrículos é diminuído. Dependendo da alimentação e qualidade de vida, é possível evitar que o pet desenvolva o problema.

Dessa forma, a família consegue aumentar o tempo de vida do gato Sphynx. As idas regulares ao veterinário também são importantes para prolongar a vida do pet.

Alimentação do Gato Sem Pelo

aliemtacao-do-gato

É muito importante cuidar da alimentação do gato Sphynx, para que seja possível garantir o bem-estar do gatinho.

Afinal, a comida é um ponto importantíssimo para oferecer nutrientes ao pet, garantindo que ele tenha bem-estar e saúde.

Alimentos Ricos em Proteínas

A alimentação do gato Sphynx não tem nenhum diferencial quando comparado aos demais gatinhos.

Na realidade, a alimentação com ração rica em proteínas e alimentos naturais que sejam proteicos é a melhor ideia para o pet.

De modo que, a família possa promover saúde e bem-estar a partir de uma alimentação saudável e balanceada.

Suplementos

A suplementação pode ser necessária quando o veterinário orientar. Mas jamais deve ser utilizada sem orientação.

Tendo em vista que, é algo pontual e que deve ser usado visando adequar a necessidade do pet naquele momento.

Em alguns casos, os suplementos são necessários para repor nutrientes que não estão sendo obtidos através da alimentação convencional. De modo que, a saúde não fique debilitada por causa de falhas alimentares.

Perguntas Frequentes (FAQ)

Tudo o que você precisa saber sobre o fascinante gato sem pelo está aqui. Aqui você encontrará as respostas para as perguntas mais comuns sobre essa raça única. Informações importantes para aqueles que gostam de felinos.

Gatos sem pelo são hipoalergênicos?

Não são! Muitas pessoas acreditam que possuem alergia somente ao pelo do gato. Quando na verdade, não é bem assim.

Muitas pessoas possuem alergia à proteína presente na saliva do gato que desencadeia a crise alérgica.

Portanto, se o seu único motivo para adotar o pet é a questão da alergia, vale muito a pena conversar com seu médico.

De modo que, possa tirar todas as dúvidas antes de assumir a responsabilidade de cuidar do pet em sua rotina.

Quanto tempo vive um gato sem pelo?

Em média, são gatos que vivem muito bem por aproximadamente 14 anos. No entanto, é importante analisar vários fatores. Oferecer qualidade de vida, alimentação adequada, vacinas e um imóvel que não possibilite fugas é importante.

Dessa forma, você consegue prolongar o tempo de vida do gatinho, contribuindo para que ele fique mais com a sua família.

Gatos sem pelo são bons para famílias com crianças?

Sim! Os gatos sem pelo são animais afetuosos, por isso, eles são ótimos para famílias que possuem crianças.

Com energia moderada, são gatos que gostam de brincar e interagir, além de demonstrarem grande fidelidade, por isso, se adaptam bem para lares com crianças e idosos.

Gatos sem pelo precisam de roupas especiais?

Sim! No inverno o gatinho Sphynx precisa usar roupinhas para que seja possível evitar que o pet perca calor.

Por ser um gato sem pelos, o gato Sphynx precisa de proteção para que não sofra excessivamente com o frio e possa acabar tendo sua saúde prejudicada.

Gatos sem pelo são mais limpos que gatos comuns?

Não! Muitas pessoas confundem o fato de não ter pelos com maior higiene. Quando na verdade, é apenas uma característica da raça.

O gato sem pelos tem hábitos comuns de um gato. No entanto, precisa ser banhado regularmente e limpo com lenços apropriados.

Quanto custa um gato sem pelo?

Em Portugal

O gato Sphynx tem preço de aproximadamente 650 euros. Também depende diretamente se é macho ou fêmea, bem como, a origem.

É fundamental escolher um local de procedência para comprar seu gatinho, visando evitar que ele venha de locais que praticam maus tratos aos animais.

No Brasil

Atualmente o gato Sphynx é um pet raro. Por isso mesmo, é interessante saber que o gatinho custa caro.

Em média, é possível encontrar o gato a partir de 5 mil reais. No entanto, o valor depende diretamente da procedência do pet.

É importante comprar o gato Sphynx de origem confiável, para evitar a reprodução de gatos sem a devida responsabilidade.

Os gatos sem pelo sentem frio?

Sim, os gatos sem pelos podem ser mais propensos a sentir frio do que os gatos com pelos. Quando não há pelos neles, eles estão mais expostos às mudanças de temperatura.

Como resultado, é fundamental proteger os gatos sem pelo do frio, mantendo-os em ambientes aquecidos ou usando roupas especiais.

Além disso, manter esses gatos aquecidos e confortáveis também pode ser feito oferecendo cobertores ou camas aquecidas.

Quão frequente é necessário dar banho em um gato sem pelo?

O gato Sphynx é uma raça que precisa de banho todo mês, o que é desafiador. Afinal, nenhum gato gosta muito de banho.

Além disso, o gato precisa de limpeza usando lenço umedecido apropriado para que não fique com problemas na pele.

Conclusão

Agora que você já sabe a origem dos gatos sem pelo, suas condições de saúde, tempo médio de vida e sabe também que eles não são gatos apropriados para quem tem alergias, defina se é a espécie ideal para ter em sua família.

Afinal, cada apaixonado por gato deve considerar uma série de fatores antes de escolher um pet para criar. Tendo como principal objetivo ter um novo membro na família que será bem cuidado e muito amado por todos.

Compartilhe um comentário abaixo para nos informar se você consideraria ter um adorável gato sem pelo na família. Estamos ansiosos para ouvir suas opiniões e experiências!

POSTS RELACIONADOS:

Deixe um comentário