Pessoas de todo o mundo procuram muito os gatos de raça, pois esses animais de estimação tendem a se adaptar facilmente a apartamentos e imóveis menores. No entanto, é interessante conhecer mais sobre gatos de raça antes de escolher o seu.
De modo que, você tenha um visão geral sobre as características de cada raça para ter um gato que se adapta facilmente à sua família.
Pensando nisso, nós trouxemos um artigo repleto de informações sobre gatos de raça mais populares no mundo confira!
O que são gatos de raça?
Gatos de raça são aqueles que possuem uma linhagem definida, cujos ancestrais apresentam características específicas selecionadas ao longo dos anos pelos criadores para estabelecer padrões desejados de aparência e comportamento.
Portanto, são animais com características de cor, tamanho, formato da cabeça, olhos e condições de saúde. E isso é importante para quem mora em apartamento ou tem crianças em casa, por exemplo.
Devido à necessidade de adquirir um gatinho que tenha um tipo de comportamento específico. Ou ainda que, se adeque ao ambiente que a família pode proporcionar.
Portanto, é muito importante ter o cuidado de escolher a espécie com atenção, para o gato poder se tornar parte da família sem causar sofrimento para nenhuma das partes envolvidas.
Por que as pessoas se interessam por gatos de raça?
Conhecendo mais detalhes sobre as raças, as pessoas conseguem prever quantos anos o pet vai viver, quais são as doenças mais comuns e uma série de outras características.
Portanto, é natural que as pessoas busquem por raças específicas, com o objetivo justamente de saber o que esperar do seu gato de raça.
Dessa forma, é possível usufruir de todos os benefícios de saber mais sobre a linhagem do pet.
Benefícios de ter um gato de raça
Existem inúmeros benefícios de ter um gato de raça como membro de sua família, nós listamos alguns deles:
- Personalidade e temperamento previsíveis: os gatos de raça costumam ter personalidade previsível, o que ajuda a saber se é uma espécie dócil com crianças, mais amigável ou menos sociável, por exemplo, o que facilita a adaptação à família;
- Aparência física: o gato de raça costuma ter uma aparência específica em relação à pelagem, tamanho e outros detalhes da aparência;
- Participação em competições: os gatos de raça podem participar de competições e exposições, o que é divertido e educativo;
- Saúde e histórico familiar: ao adquirir um gato de raça em local com credibilidade, é possível conhecer os problemas de saúde e histórico familiar do gato, contribuindo para que se possa ter o tratamento adequado e garantir a prevenção com alimentação e estilo de vida coerente para evitar problemas para seu gatinho.
Principais tipos de gatos
Aprenda sobre as raças mais fascinantes de gatos. Eles são conhecidos por sua aparência encantadora, caráter encantador e características distintas.
Maravilhe-se com a história, características distintivas e curiosidades fascinantes dos gatos de raça. Prepare-se para se encantar com esses adoráveis felinos e encontrar o parceiro felino ideal.
Persa
O gato persa tem origem na antiga Pérsia que atualmente é o Irã, a espécie foi levada para a Europa no século XVII e ganhou popularidade por ter uma aparência diferenciada.
Afinal, é um fato com tamanho médio a grande, com o corpo robusto, nariz curto, olhos grandes e orelhas pequenas.
A cauda curta e peluda chama a atenção combinada com a pelagem longa do animal. Além disso, o pet pode apresentar grande variedade de cores e padrões.
Os gatos persas são conhecidos por apresentar uma personalidade afetuosa, tranquila e calma. São gatos que gostam de passar tempo ao lado de seus donos.
No entanto, eles possuem uma anatomia bem específica, que deixa o pet propenso a problemas como os respiratórios e infecções oculares.
Portanto, é interessante manter a visita regular ao veterinário em dia, para evitar que o pet sofra com problemas.
Siamês
O gato siamês originou-se na Tailândia, no antigo reino de Sião, onde eram considerados animais sagrados e faziam parte do dia a dia da família real.
Trazidos para a Europa no século XIX, o pet ganhou popularidade por sua beleza. Afinal, é um gato elegante, musculoso e de tamanho médio.
Ele tem pernas longas, cauda fina e pelagem curta e sedosa, que é mais escura nas extremidades do corpo.
Além disso, são gatos conhecidos por serem extrovertidos, afetuosos e exigirem atenção e companhia da família constantemente.
Os gatos persas emitem diversas vocalizações, o que é interessante observar no dia a dia. Além disso, são extremamente leais.
No cotidiano, são gatos que pedem por escovação ocasional e que não possuem a necessidade de muitos cuidados especiais.
Geralmente muito saudáveis, são gatos que não apresentam características muito específicas em relação às doenças, precisam apenas da ida regular ao veterinário.
Maine Coon
Originário dos Estados Unidos, são uma espécie de gatos que não se sabe ao certo como surgiu, mas que podem ser descendentes de navegadores europeus.
Consideramos essa raça uma das mais antigas dos Estados Unidos, e eles têm um tamanho impressionante, sendo gatos grandes e robustos, com musculatura forte.
Com a cabeça larga e orelhas grandes, podem se apresentar em diferentes cores, com pelagens das mais variadas padronagens. Além disso, são conhecidos por uma personalidade amigável, dócil, e são muito sociáveis.
Os gatos da raça são muito apegados aos donos, apresentam curiosidade e inteligência, por isso, gostam de passear pelos cômodos.
Devido à pelagem longa e densa, é importante escovar o maine coon com frequência, para evitar pelos soltos e nós.
Em relação à saúde, são gatos saudáveis e resistentes, que precisam de ida regular ao veterinário para acompanhamento.
Bengal
O Bengal é uma espécie relativamente recente, que surgiu nos Estados Unidos a partir do cruzamento de leopardo asiático com gatos domésticos.
A raça é de um gato de tamanho médio a grande, musculoso e atlético. Com pelagem curta e padrão de manchas marmoreadas, o animal parece um leopardo menor, com aparência exótica e elegante.
No cotidiano, são animais fáceis de cuidar e muito dóceis, com pelagem curta que não requer muita manutenção.
São animais saudáveis, que geralmente só requerem a ida regular ao veterinário para que seja possível monitorar a saúde da espécie.
Ragdoll
Ragdoll é uma raça de gatos que se originou na Califórnia, na década de 1960. A raça surgiu a partir do cruzamento de uma gata angorá branca, com gatos de rua, para que se tivesse uma espécie maleável e que facilmente iria ao colo de seu tutor.
Por isso, houve o batismo de Ragdoll, que significa boneca descre pano.
São gatos conhecidos pelo tamanho grande e robusto, com estrutura muscular forte. Suas cabeças são em formato de cunha, com orelhas médias a grandes e olhos muito expressivos azuis.
O Ragdoll tem pelo longo, macio e sedoso, é uma espécie de gato que é conhecido por ser calmo, gentil e amigável.
De modo geral, são gatos saudáveis, no entanto, é comum que eles apresentem problemas de saúde como doenças articulares e problemas cardíacos.
Por isso, é importante cuidar levando o gato ao veterinário frequentemente para que ele receba atendimento e acompanhamento.
British Shorthair
O British Shorthair é um gato, com origem nas Ilhas Britânicas, tendo convivido com os romanos há mais de dois mil anos.
No século XIX, criadores realizaram diferentes cruzamentos seletivos para aprimorar a raça e originar o gato como conhecemos hoje.
De médio a grande porte, o gato tem uma estrutura muscular sólida, com cabeça arredondada e bochechas cheias.
A pelagem do gato é densa e tem textura firme, o mais comum é que seja um gato de cor cinza, no entanto, também é possível encontrá-lo na tonalidade creme, bicolor, branco ou preto.
O gato, conhecido por sua independência, é reservado e tranquilo, ao mesmo tempo, em que é afetuoso e aprecia a companhia do seu dono.
Essa raça de gato geralmente tem facilidade para ganhar peso, portanto, é importante ter cuidado com a alimentação do animal.
O pet costuma ter problemas com obesidade, questões cardíacas e doenças renais, por isso, o cuidado com a alimentação é de suma importância.
Assim como, as idas regulares ao veterinário para garantir que o pet possa manter a própria saúde e qualidade de vida.
Sphynx
Diferente em sua aparência física, o gato Sphynx tem origem na década de 1960 no Canadá. Ele nasceu por causa de uma mutação genética, quando criadores buscavam cruzamentos visando uma raça de gatos com menos pêlos.
O sucesso foi alcançado e o gato tem uma camada fina de pelo curto, que parece invisível aos olhos, mas é suave ao toque. Com corpo musculoso e forte, o pet tem estrutura média a grande e sua orelha é grande e pontuda.
Além disso, é um pet conhecido por ser extrovertido e sociável, muito afetuoso e brincalhão. São gatos que apresentam curiosidade e inteligência acima da média, se dão bem com outros animais de estimação e até mesmo com estranhos.
Você deve ter cuidados específicos por causa do tipo de pelagem do pet, para evitar que a exposição solar prolongada cause danos na sua pele, por exemplo.
Afinal, a falta de pelos faz com que sejam gatos sensíveis a temperaturas mais altas. Além disso, é preciso protegê-los também do frio excessivo. Você deve dar banhos regulares no animal para evitar o acúmulo de sujeira e óleos sobre sua pele.
O Sphynx tem saúde resistente, mas você precisa cuidar especificamente da pele para evitar problemas como dermatite.
Scottish Fold
Originário da Escócia, o gato tem um visual fofo com orelhas dobradas para frente e para baixo. A primeira gata da raça foi encontrada em uma fazenda na Escócia e era chamada Susie.
Um dos pais passa ao filhote a mutação genética dominante que dobra as orelhas para frente e para baixo. A aparência única e o corpo médio a grande, com estrutura robusta e pelagem macia, tornam o visual do pet muito fofo e irresistível.
Os gatos são brincalhões e sociáveis, mas tendem a não ser muito enérgicos, o que faz com que direcione sua atenção aos donos, mas não às pessoas próximas. A escovação regular é importante para a saúde dele, evitando bolas de pelos.
Por causa da mutação genética que causa a dobra das orelhas, o pet frequentemente apresenta problemas articulares.
No entanto, a ida regular ao veterinário e cuidados com a alimentação são suficientes para ajudar na prevenção e tratamento, visando manter a saúde de seu gatinho em dia.
Abyssinian
Acredita-se que a origem da raça é do antigo Egito, sendo uma das raças mais antigas já conhecidas.
Com aparência atlética, é um gato de corpo médio a grande e esguio, com pelagem curta e densa, é um pet que pode se apresentar em diferentes cores, mas o mais habitual são os pelos ruivos.
Conhecido por ser ativo e curioso, é um gato inteligente, que gosta de explorar o ambiente e brincar. São gatos muito independentes e que não são tão apegados aos donos, mas que são afetuosos.
Fácil de cuidar, é um pet que requer pouca dedicação ao processo de remover os pelos, por ser necessário apenas manter uma escovação pontual.
Saudável, a condição mais comum que afeta o pet é a doença renal, por isso, é importante manter em sua rotina as visitas regulares ao veterinário para prevenir problemas para a saúde de seu gatinho.
Russian Blue
Conhecidos há séculos na região do Mar Báltico, acredita-se que foi uma espécie trazida para a Europa Ocidental no fim do século XIX. A suposição é de que são gatos originalmente da Rússia.
Com aparência elegante e atlética, são gatos de pelagem curta e cor azulada, suave ao toque.
É muito comum que o pelo tenha uma tonalidade prateada e brilhosa, o pet tem cabeça arredondada e olhos grandes. O corpo do gato Russian Blue é esguio e musculoso.
Tranquilo e reservado, o gato tem uma personalidade muito leal ao dono, o que faz com que seja afetuoso, gentil e aprecie a companhia dos donos.
Apesar de ser mais na dele, é um gato que se apega facilmente aos donos e que é fácil de cuidar, exigindo apenas uma escovação pontual para remover os pelos soltos dos gatos de raça Russian Blue.
Norwegian Forest
É um gato originário da Noruega, que pode ter sido introduzido na região pelos Vikings no passado. São gatos que se adaptaram para viver em climas rigorosos, tendo se tornado popular a partir de 1930 por sua beleza.
Trata-se de um gato de porte médio a grande, com uma aparência musculosa e esguia e pelagem majestosa.
A pelagem resiste à água porque se adapta ao clima frio, forma um colar ao redor do pescoço e possui uma cauda espessa que protege a pele do animal do frio.
Conhecido por ser amigável, dócil e independente, é um gatinho inteligente e observador que aprecia a liberdade do ambiente ao ar livre.
São gatos muito curiosos e brincalhões, além de escalar e saltar com facilidade. A pelagem densa exige escovação regular para evitar bolos de fios enrolados.
Em geral, são gatos muito saudáveis que só demandam uma ou outra ida ao veterinário ser possível fazer os exames periódicos.
Chartreux
Esta raça de gato, originária da França, existe há muitos séculos e as pessoas inicialmente a criaram devido à sua grande habilidade em caçar roedores.
Trata-se de um gato de porte médio a grande, com corpo musculoso e compacto. A cabeça tem uma forma arredondada e as bochechas são volumosas.
O gato tem grandes olhos laranjas e uma expressão suave e marcante. Além de ter pelagem curta e densa, com fios de textura grossa.
A aparência é única e a textura dos pelos chama a atenção por causa da cor que costuma ser de azul intenso ou prateado claro. Conhecido por ser afetuoso, equilibrado e calmo,
São pets ótimos para conviver com seus donos, crianças e idosos, mas que apresentam independência como traço de personalidade. São inteligentes e fáceis de adaptar aos ambientes.
Fácil de cuidar, é um pet com pelagem curta e saudável, que não possui doenças específicas para o tutor ficar atento.
É possível visitar regularmente o veterinário e garantir a saúde do pet sendo mantida em dia para que seu gato de raça tenha vida longa.
Turkish Van
Os antigos habitantes da Turquia domesticaram o gato originário dessa região e depois migraram para outras partes do mundo.
As pessoas consideram essa raça como uma das mais antigas e naturais do mundo. São pets com massa muscular sólida, corpo longo e elegante, com pernas fortes e patas grandes.
É uma espécie de pelagem semi longa, costuma apresentar manchas coloridas ao longo do corpo e possui olhos expressivos.
O gato de raça Turkish Van é conhecido por ser inteligente e independente, mas, ao mesmo tempo, é um apreciador da companhia dos humanos. Você precisa escovar frequentemente a pelagem dele para manter uma aparência saudável.
Em geral, é um pet com poucos problemas de saúde, sendo necessário visitar o veterinário regularmente para que se possa ter uma atuação preventiva.
Himalayan
Trata-se de uma raça que é justamente o cruzamento entre o gato persa e o siamês. A origem do pet remonta o século XX, quando começaram a desenvolver uma raça com características físicas do persa e a coloração do siamês.
O Himalayan é um gato de grande porte, com corpo robusto e compacto ao mesmo tempo. É um tipo de gato que se dá bem com animais de estimação e pessoas. Portanto, é um pet que se adapta muito bem ao cotidiano das famílias e que gosta de um ambiente calmo.
O gato precisa de cuidados especiais, principalmente para limpar os olhos e os ouvidos, visando evitar sujeiras e infecções.
Além disso, é uma raça muito saudável, que precisa de visitas regulares ao veterinário e alimentação balanceada para evitar adoecimento precoce de seu gato de raça.
Oriental Shorthair
O Oriental Shorthair é uma raça do Reino Unido, que nasceu na década de 1950. O animal é uma raça obtida através do cruzamento de siamês com outras raças de pelagem curta. Portanto, é um pet com pelagem curtinha e visual único.
O animal tem uma musculatura bem desenvolvida e um visual elegante, com cabeça em formato triangular. Os olhos são amendoados e o pet pode se apresentar em várias cores.
Com personalidade extrovertida e ativa, é um gato cheio de energia e sempre disposto a brincar. Além disso, adora atividades físicas e explorar o ambiente.
A raça é muito saudável, apesar de ter predisposição para problemas como tártaro e gengivite.
É importante manter o cuidado de visitar regularmente o veterinário para que possa manter a saúde do pet em dia. Garantindo que ele não tenha problemas agravados pela falta de um cuidado preventivo.
Perguntas Frequentes (FAQ)
Quais gatos de raça requerem menos cuidados com o pelo?
- Siamês, a pelagem curta exige menos trabalho de escovação;
- Bengal, é uma espécie que pode ser escovada com pouca frequência;
- Oriental Shorthair, por ser um gato de pelo baixo, que não exige escovação regular.
Qual raça de gato se adapta melhor a apartamentos?
- Ragdoll, são gatos saudáveis que adoram o colo dos donos em casa.
- Maine Coon, são gatos companheiros e que vivem bem em apartamentos.
- Siamês, é uma raça que se adapta bem ao cotidiano em apartamento.
Qual raça de gato é a melhor para famílias?
- Gato persa, são gatos afetuoso e que são conhecidos por oferecer carinho e companheirismo aos donos;
- Maine Coon, curiosos e apegados aos donos, são gatos ótimos para famílias.
- Bengal,é uma raça muito dócil e que convive bem com idosos, crianças e famílias em geral.
Que raça de gato é mais amigável?
- Siamês, são gatos que exigem atenção da família.
- Ragdoll, são conhecidos por ficarem no colo dos tutores.
Gatos de raças são mais independentes?
- Norwegian Forest, é um gato inteligente e que gosta de explorar o ambiente ao ar livre;
- British Shorthair, é um gato afetuoso, mas ao mesmo tempo bastante reservado.
- Abyssinian, inteligentes e curiosos, são gatos fiéis, mas que amam a própria independência.
Qual é o tipo de gato mais tranquilo?
- Scottish Fold, é um gato carinhoso, mas que não é muito enérgico.
- Abyssinian, curioso e companheiro, são gatos inteligentes e que são tranquilos de conviver.
Quais gatos de raça são as mais saudáveis?
- Gato persa, é uma raça resistente e que não tem histórico de doenças frequentes.
- Bengal, afinal, é um melhoramento de duas raças e por isso, o cruzamento não originou uma espécie com muitas doenças conhecidas.
Conclusão
Ao procurar um gato de raça, é importante ter o cuidado de analisar as principais características da espécie, para que você tenha um pet compatível com a sua família.
Dessa forma, o animal se adapta facilmente e não sofre enquanto cresce na residência.
Afinal, é importante que o pet tenha seu ambiente respeitado, bem como, se encaixe bem na família para que todos possam conviver bem em casa.
Cada espécie tem suas próprias características, portanto, é útil considerá-las na hora de escolher o animal, para ser responsável na adoção.
De modo que a família incorpore o pet na sua rotina, adaptando-o e cuidando bem dele. E você, já teve alguma dessas raças de gatos ou está pensando em ter? Deixe seu comentário!
POSTS RELACIONADOS:
Sou Veterinária com anos de experiência e muito amor por animais, uma paixão que começou desde criança. Acredito que eles merecem respeito e carinho tanto como humanos.
Dessa maneira, cada post que faço é uma forma de ajudar pessoas a entenderem mais sobre o cuidado e os hábitos dessas criaturas tão interessantes e importantes para nosso planeta e nossas vidas!🌻🍀