Saber a idade do gato é importante para que você tenha detalhes sobre a saúde e informações pertinentes sobre seu pet.
De modo que, possa aproveitar essas informações para nortear os cuidados com o pet. Aspecto que é ainda mais importante de ter noção quando você adota um gatinho de rua, por exemplo.
Pensando nisso, trouxemos um tutorial que vai te ajudar a descobrir a idade de gato, aumentando sua assertividade ao cuidar do pet.
Como saber a idade de um gato?
Não é raro que as pessoas adotem um gato e queiram saber sua idade. Tendo em vista que, é um fator importante para saber a expectativa de vida do pet e quais são os principais cuidados para adotar na rotina.
Para saber a idade de um gato é importante analisar uma série de fatores. De modo que, tenha uma estimativa precisa.
É possível analisar a pelagem, comportamento, dentes e uma série de outros detalhes que vão te ajudar a determinar a idade.
Nós trouxemos mais detalhes para que você tenha facilidade de detectar a idade dos felinos, confira a seguir.
LEIA TAMBÉM: DOENÇAS DE GATOS: CONHEÇA OS PROBLEMAS DE SAÚDE MAIS COMUNS DOS FELINOS
Os Primeiros Anos de Vida de um Gato
Nos primeiros meses de vida de um gato, é comum que o pet ainda tenha dentes de leite que são trocados até os primeiros 8 meses.
Além disso, é um gato mais agitado, arisco e curioso. Os dentes são brancos, sem tártaro e completos.Bem como, o pelo é viçoso e brilhoso. Todas essas características mudam com o passar dos anos.
A partir dos 10 anos o pet demonstra que já está mais idoso. Na fase adulta entre os 5 e 10 anos ele começa a desacelerar, ficar mais reservado e quieto.
Esses detalhes e transformações permitem ao interessado ter uma dimensão da idade média do pet, para que possa fazer a estimativa com base na sua análise.
Determinar a idade por meio dos dentes do gato
Uma das formas é determinar a idade do gato por meio da avaliação de seus dentes. Os gatos com menos de 6 meses estão no processo de mudança de dentes de leite para permanentes.
Já a partir dos 7 meses possuem a dentição permanente completa. Até 1 ano o dente do gato costuma ser branco, limpo e saudável.
Entre 1 a 2 anos o gato começa a apresentar tártaro nos dentes e amarelamento dos dentes posteriores. Com idade entre 3 e 5 anos, o tártaro é presente em todos os dentes e o desgaste entre eles é maior.
Dos 5 aos 10 anos a deterioração dos dentes revela a idade e a gengiva também sofre alteração na cor. Assim como, os dentes são mais amarelados.
Observando as mudanças na cor do pelo
A cor do pelo é um forte indicativo da idade. O pet tem pelos saudáveis e com cores vivas até aproximadamente os 10 primeiros anos.
Quando passa dessa idade, o pet começa a ficar com os fios mais opacos. Também é comum que o gato fique com pelos brancos conforme a idade avança.
Por isso mesmo, vale a pena observar as mudanças na cor do pelo, para que consiga identificar com maior precisão sua idade.
Como o comportamento do gato pode indicar sua idade?
O comportamento é um forte indicativo de idade, no entanto, também é preciso considerar características da raça. Um gato mais novo é brincalhão e agitado. A partir dos 5 a 7 anos o gato começa a ficar mais parado.
Aspecto que é interessante observar para poder identificar em média a idade do gato. Todavia, algumas raças são realmente menos sociáveis.
Portanto, vale a pena usar o indicador do comportamento quando você já convive com o gato há mais tempo. Quem deseja estimar a idade de um gato que pegou na rua para adotar deve preferir levar o pet para um veterinário avaliar.
Justamente para que possa considerar outros fatores como o pelo, saúde geral, dentes e outros indicadores que vão além de comportamento.
Nível de atividade
Com o passar dos anos, o nível de atividade de um gato tende a diminuir. Por isso, é interessante observar que os gatos mais agitados costumam ser os filhotes e pets mais jovens.
Os gatos com mais de 5 anos já começam a demonstrar menor atividade e com o avanço da idade se tornam cada vez mais preguiçosos.
É importante estimular que o fato pratique atividade física conforme a idade avança, justamente para evitar problemas com relação ao peso.
Além disso, o pet que fica mais inativo pode desenvolver problemas como dores nas juntas. O ideal é que a família sempre esteja buscando uma interação.
Dessa forma, o pet consegue se movimentar mais, mesmo que seja um ambiente pequeno e com um gato de idade mais avançada.
Afinal, a atividade física no lar permite bons momentos em família, fortalece os vínculos e é importante para a saúde do felino.
Alterações no comportamento alimentar
As alterações de comportamento alimentar também são indicativos da idade do felino. Quanto mais velho o gato fica, menos ele tem interesse de comer.
Por isso, é interessante que a família tenha o cuidado de oferecer petiscos e ração úmida, que geralmente são mais interessantes para o pet.
Isso ocorre por uma questão de faro, bem como, a dentição do pet mais idoso já está mais comprometida pelo tártaro.
Especialmente se você adotou um gato de rua, precisa ter o cuidado de levar ao veterinário para cuidar do animal, visando que a saúde ele não complique por questões envolvendo a indisposição de se alimentar.
Ter orientação de qualidade é importante para que o pet com mais de 7 anos possa se alimentar bem e não tenha problemas como alteração renal e de outras funções ocasionadas pela alimentação.
Como a saúde geral do gato indica sua idade?
As condições gerais de saúde indicam não só a idade, como também, o nível de cuidados que o pet teve ao longo da vida.
Um gato de rua que passou os primeiros anos de idade adulta sem os devidos cuidados pode ter verminoses, doenças de pele, problemas renais e uma série de complicações.
Por isso, é sempre interessante levar o pet ao veterinário para iniciar todos os tratamentos necessários ao adotar o animal.
Afinal, as más condições de saúde costumam estar ligadas não só a idade, como também, aos maus tratos sofridos nas ruas.
Exames veterinários
É interessante levar o pet para exames veterinários após o resgate das ruas. De modo que, possa fazer exame de sangue, vacinas e uma série de outros procedimentos.
Afinal, é necessário que o pet esteja saudável para que possa conviver com a família sem representar um risco para a saúde.
O gato que passou a vida nas ruas pode ter uma série de problemas e doenças transmissíveis. Por isso, é importante até mesmo deixá-lo separado de seus outros animais até que seja liberado pelo veterinário para a convivência.
A saliva de um gato doente é responsável por transmitir doenças para todos os outros pets na casa.
Alterações de peso
As alterações de peso são mais comuns em gatos mais velhos. É comum que gatos domésticos apresentem sobrepeso entre os 5 e 7 anos de idade, podendo postergar o problema durante toda a fase adulta e terceira idade do gato.
Já os gatos de rua que encontram mais dificuldade de comer acabam mantendo o peso normal durante toda a vida adulta. Justamente por causa da escassez.
Obviamente existem variações, no entanto, é possível oferecer tratamento com alimentação adequada para evitar problemas relacionados à alteração de peso do gato.
Além disso, o gato mais velho pode ter uma série de problemas, como:
- Ossos enfraquecidos com o tempo, por causa do avanço da idade;
- Problemas renais, são comuns em gatos mais idosos, evidenciando a idade avançada;
- Uma má alimentação, precisando de ajustes em sua refeição;
- Sono excessivo, pois ainda há como seu gato ter um pouco de atividade no dia, mesmo com idade avançada.
Fases da Vida de um Gato e Cuidados Específicos
Os Gatinhos (0-1 ano)
De 0 a 1 ano de vida, o gatinho ainda está trocando os dentes de leite pelos permanentes e descobrindo o mundo.
É uma fase de maior agitação e diversão, que faz com que o gatinho tenha um nível de energia mais alto. A alimentação correta e a vacinação são essenciais.
Vale a pena gastar tempo brincando com o pet e organizando a casa para que ele possa se divertir subindo nos itens e aproveitando ao máximo o lar.
A Adolescência Felina (1-3 anos)
É a fase na qual a família deve ter o cuidado com a reprodução do pet, preferindo pela castração para evitar fugas e problemas.
É também um momento importante para começar a ter hábitos de saúde, como fazer check-ups e cuidados dentários regulares.
Tendo em vista que, é comum que os gatinhos comecem seus primeiros cios da fase adulta, por isso, a castração evita sofrimento e problemas de saúde.
Geralmente é um processo que demanda cuidados pós-operatórios, mas é importante para que o felino não tenha problemas ou alterações de comportamento que sejam inconvenientes.
A Idade Adulta (4-10 anos)
A fase adulta é uma fase em que o gato começa a ter diminuição de suas atividades, preferindo ficar mais sozinho e ter menos interação familiar.
No entanto, também é uma fase divertida de troca com o pet, que já está habituado com a família e precisa de cuidados preventivos para que o seu envelhecimento seja saudável.
É necessário visitar um veterinário uma vez por ano para garantir que seu gato esteja saudável.
A Senioridade (10+ anos)
Com mais de 10 anos é importante que a família tenha cuidado com o gato, pensando na alimentação do pet, ambiente confortável e visitando regularmente o veterinário.
É uma fase em que as doenças começam a se manifestar e é preciso ter maior cuidado com a ingestão de água, para que o gatinho não sofra com doenças renais que são comuns nessa fase.
Como determinar a idade dos gatos?
É possível usar uma série de indicadores para determinar a idade do gato. Resumidamente, observe os dentes, pelos, comportamento e alimentação. Serão indicativos poderosos para que tenha uma média de idade.
Tabela de equivalência de idade entre gatos e seres humanos
Sabia que o seu gatinho tem uma equivalência de idade em relação à idade humana? Nós trouxemos essa equivalência para que você entenda, confira a tabela:
Idade do Gato | Equivalência em Idade Humana |
gato com um mês de vida | bebê humano de seis meses |
gato com dois a três meses | criança de 2 a 5 anos |
gato com quatro meses | criança de 6 a 8 anos |
gato com seis meses | criança de 10 anos |
gato com sete meses | criança de 12 anos |
gato com doze meses | adolescente de 15 a 16 anos |
gato com dezoito meses | adulto de 20 a 21 anos |
gato com 2 anos | adulto de 24 anos |
gato com 3 anos | adulto de 28 anos |
gato com 4 anos | adulto de 32 anos |
Cada 1 ano de idade do gato é igual a 4 anos de idade de uma pessoa adulta.
FAQs
Ainda com dúvidas sobre idade do gato? Então confira algumas das principais dúvidas e respostas rápidas.
Como posso saber a idade do meu gato se ele foi adotado?
Você pode observar algumas características físicas de um gato para descobrir sua idade. O primeiro passo é examinar os dentes do animal; a coloração e o desgaste podem indicar a idade do animal.
Observa os olhos do gato. Pode-se observar mudanças na cor ou aparência em gatos mais velhos. O estado da pelagem de um gato também pode ser útil como um indicador, pois os gatos tendem a ficar mais grossos ou mais brancos com o tempo.
O que significa quando dizem que um gato tem 7 anos em “anos de gato”?
Isso significa que, em termos humanos, o gato vive sete anos. O estágio de vida do gato determina a conversão para “anos de gato”.
Meu gato de 15 anos é considerado idoso?
Sim! Um gato é considerado idoso a partir dos 10 anos de vida.
O que é “idade de gato” em comparação com “idade humana”?
Uma maneira de calcular a idade real de seu gato em uma idade equivalente aos humanos é usar a “idade de gato”. Embora não seja uma conversão direta, leva em consideração as diferentes taxas de maturação dos gatos.
Por que é importante saber a idade do meu gato?
As informações sobre a idade do seu gato ajudam a decidir quais cuidados são adequados para cada fase de sua vida, como dieta, consultas com o veterinário e necessidades de exercícios.
Meu gato tem pelos brancos, isso significa que ele é velho?
A coloração dos pelos dos gatos começa a mudar entre 8 e 10 anos de idade. Portanto, os pelos brancos indicam que o gatinho está envelhecendo.
Como saber a idade de um gato vadio?
Pode-se determinar a idade de um gato vadio observando seus dentes, olhos, pelagem e comportamento. Um veterinário pode fornecer uma avaliação mais precisa.
Os olhos de um gato indicam sua idade?
Sim, olhos brilhantes e claros geralmente indicam um gato mais jovem, enquanto turvação ou opacidade podem indicar envelhecimento.
Meu gato não tem dentes, ele é velho?
O gato pode ter ficado sem dentes por algum acidente. Mas o mais comum, é que os dentes comecem a cair quando o tártaro não é tratado, geralmente, ocorre em gatos a partir dos 7 anos de idade.
O comportamento do meu gato mudou, isso significa que ele está envelhecendo?
Mudanças no comportamento podem indicar envelhecimento, mas também podem indicar problemas de saúde. É fundamental consultar um veterinário se você perceber quaisquer mudanças no comportamento do seu gato.
Qual é a expectativa de vida média de um gato doméstico?
Em média, um gato doméstico vive entre 13 e 17 anos. É importante lembrar que isso é apenas uma estimativa aproximada.
Uma boa dieta, cuidados preventivos regulares com a saúde e um ambiente seguro e amigável permitem que muitos gatos vivam mais do que 17 anos.
Conclusão
Agora que você já sabe como identificar a idade de gato, aproveite para saber mais sobre o pet que você deseja adotar.
É interessante ser responsável na hora de adotar um gatinho tirando-o das ruas. Afinal, a vida do gato passa a ser sua responsabilidade.
Por isso, é importante ter um veterinário de sua confiança, fazer as vacinas e oferecer boa alimentação.
Dessa forma, você consegue aumentar o tempo de vida do gato em sua família, contribuindo para que ele envelheça de forma saudável como um membro querido da sua família.
Vale muito a pena cuidar de seus amigos de 4 patas com todo carinho para que ele possa passar mais tempo na sua casa.
Sou Veterinária com anos de experiência e muito amor por animais, uma paixão que começou desde criança. Acredito que eles merecem respeito e carinho tanto como humanos.
Dessa maneira, cada post que faço é uma forma de ajudar pessoas a entenderem mais sobre o cuidado e os hábitos dessas criaturas tão interessantes e importantes para nosso planeta e nossas vidas!🌻🍀