Cardeal: cuidados, informações que vai adorar saber!

Débora de Jesus

Updated on:

cardeal-do-sul

Você já ouviu falar no pássaro cardeal? Esse pássaro brasileiro é bem conhecido pelas suas características e talvez seja uma das aves mais comuns do território.

Essa ave diferenciada pode ser achada em diferentes locais, com cada subespécie tendo uma característica mais acentuada. O pássaro cardeal é bem conhecido no Brasil, mas há outros nomes culturais que identificam o animal, como galo-de-campina, cardeal-do-sul, guiratirica e tié-guaçu-paroara. Por isso, é mais fácil você falar sobre o cardeal de topete vermelho!

Nosso artigo conta com as principais características e curiosidades a respeito dessa ave. Se você é um adorador de aves como nós, ficará feliz em saber mais sobre o mundo desse pássaro tão conhecido e admirado pelo seu canto e pelas suas características físicas!

Conteúdo Ocultar

Ficha técnica do pássaro cardeal

Para começar, uma ficha técnica é sempre bom. Confira agora uma ficha técnica do pássaro cardeal, com as informações mais básicas possíveis.

Dessa forma, você fica sabendo do básico, despertando a sua curiosidade para saber mais sobre o animal:

Classe: Aves
Distribuição geográfica: Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai
Espécie: Paroaria coronata
Estado de conservação: Pouco preocupante (PL)
Família:
Thraupidae
Gênero: Cardeal
Cardeal
Nome científico:Paroaria coronata
Ordem:
Passeriformes
Origem:Brasil
Peso:
20 gramas
Subespécies: Não tem
Tamanho:
18 centímetros
Nome em inglês:Red-crested Cardinal

Cardeal é um dos pássaros mais populares

O cardeal é apenas uma das espécies dos cardeais, um bando que pertencem à família dos Traupídeos. Conhecido na língua inglesa como Red-cowled cardinal.

Esse grupo é bem-conhecido no Brasil, principalmente na região Sul, onde há predominância da espécie. Esse pássaro, por exemplo, é muito encontrado nessa região mais fria.

Existem vários tipos de cardeais, com cada um vivendo em um local que ele se adapta melhor. Por isso, por mais que hoje falaremos do cardeal de topete vermelho, é bom destacar que os cardeais são um dos pássaros mais populares que existem.

Características do pássaro cardeal

cardeal

Por ser um pássaro bem popular, muitas coisas estão ligadas ao pássaro cardeal. Se você quer saber mais sobre ele após ver sua ficha técnica, fique por dentro das principais características do pássaro, que colocaremos logo abaixo!

A origem do cardeal

A origem do animal é brasileira, pois a espécie pertence à fauna do Brasil. Não é uma espécie endêmica, ou seja, que existe apenas no Brasil, pois ela é vista em outros países como Bolívia, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Porém, é um pássaro predominante no território brasileiro e alguns deles só vivem no país.

Habitat e distribuição geográfica

Esses pássaros não são migratórios e foram introduzidos em vários lugares para que sua população crescesse mais. Em geral, é uma ave brasileira que abrange quase todo o território brasileiro, com cada espécie específica em sua região.

Mas há aquelas que, além do Brasil, estão presentes em outros locais da América do Sul, até mesmo na América Central. De qualquer maneira, é um animal admirado em muitos lugares!

Características físicas do cardeal

As características físicas do cardeal de topete vermelho são bem marcantes e por conta disso, são pássaros belos e bem respeitados, além de claro, admirados por muitos.

Eles possuem uma cor preta ou cinza em boa parte do corpo, mas o cardeal do sul possui, em especial, sua cabeça cor vermelho-sangue, que se destaca bastante. Quando jovem, sua cabeça é amarronzada, mas quando chega a vida adulta, o vermelho se destaca bastante.

Tamanho

O tamanho do cardeal não varia muito de espécie para espécie. Geralmente, os cardeais medem cerca de 16 a 20 centímetros, sendo o mais comum o tamanho de 18 centímetros para o pássaro.

Seu peso é pequeno, pois não passa de 20 gramas. É um pássaro pequeno, mas muito ágil e elegante.

Alimentação

A alimentação do pássaro cardeal consiste em grãos e pequenos insetos. Em relação aos grãos, se alimentam de grãos de girassol e de alpiste, mas também gostam de pequenos vegetais e frutas.

Em relação aos insetos, aranhas, lagartas, larvas e grilos fazem parte da sua alimentação.

Reprodução e tempo de vida

Os cardeais de topo vermelho se reproduzem de duas a quatro vezes por temporada, e cada ninhada normalmente contém dois a três ovos. Os jovens nascem após 13 dias.

A reprodução desta ave acontece na primavera e a relação entre os pássaros é muito amigável. Os casais passam a vida toda juntos e são muito fiéis aos seus filhotes e ao seu parceiro.

Em relação ao tempo de vida, a expectativa de vida de um cardeal em cativeiro é de 15 anos. Mas isso só acontece se o ambiente for bem cuidado, para que o animal tenha o melhor estilo de vida possível.

Comportamento

O comportamento dessa ave é peculiar. Isso porque os cardeais são aves muito territorialistas. Essa característica faz com que eles fiquem sozinhos ou com o seu par, já que não toleram machos da mesma espécie em um território.

São aves agressivas contra quem invade seu espaço, sendo outra ave ou um animal que possa trazer perigosos, como cobras e raposas. Por mais que seja pequeno, ele consegue ser um ótimo guardião do lar!

Canto do pássaro cardeal

O canto do pássaro cardeal e até mesmo o canto do pássaro cardeal em geral é muito bonito. Por isso, muitas pessoas gostam de ter uma casa para admirar seu canto pela manhã.

É um canto suave, que não se torna estridente e portanto, é algo muito bom de se ouvir. Confira no vídeo!

Hábitos do cardeal

Os hábitos do cardeal são diurnos, pois são aves que gostam de passear, caçar e namorar durante o dia. Em épocas antes da reprodução, essas aves andam em bandos e muitas das vezes, são vistas nos topos de árvores ou em cercas de fazendas.

Com exceção de quando possuem filhotes ou estão vivendo em casais, o pássaro cardeal é bem tranquilo e canta bastante durante o dia. Só não fique dentro do seu território causando problemas!

O que diferencia a fêmea do macho do cardeal?

A fêmea do cardeal pode possuir poucas diferenças em relação ao macho, pois não é uma espécie que passa por dimorfismo sexual.

A cor branca pode ser substituída por uma marrom clara, mas a crista vermelha é válida tanto para as fêmeas quanto os machos.

Espécies de cardeais

Além do cardeal-vermelho, há outras espécies de cardeais presentes no Brasil e fora dele. Por isso, confira a lista logo abaixo e veja de onde cada espécie vem, para que você saiba ainda mais sobre a vida dessa ave tão elegante!

Cardeal-de-goiás

O cardeal-de-goiás, chamado também de cardeal-de-araguaia, é uma ave muito interessante. Seu nome científico é Paroaria baeri e faz parte da família dos Traupídeos. Ela é a menor espécie de cardeal, pois mede aproximadamente 16 centímetros.

A ave possui duas subespécies. A primeira, de nome Paroaria baeri xinguensis, possui esse nome por ser achada nos arredores do rio Xingu, curso de água importante na região Norte do Brasil. Mas, a segunda subespécie, no entanto, é encontrada mais na região Centro-Oeste e possui o nome de Paroaria baeri baeri.

Cardeal-do-sul

De nome científico Paroária coronata, o cardeal-do-sul é o mais popular de todos os cardeais. Na região onde ele é comum, é chamado de tié-guaçu-paroara e cardeal de topete-vermelho. Basicamente, é o cardeal-de-topete-vermelho com um topete maior!

São encontrados na região Sul do Brasil, como Paraná e Rio Grande do Sul, mas também são achados em São Paulo e fora do Brasil, como na Argentina, no Paraguai, na Bolívia e no Uruguai. Seu topete vermelho inconfundível é o que mais chama a atenção.

Cardeal-do-pantanal

O cardeal-do-pantanal é conhecido por nomes como: cardeal-do-bico-amarelo, joaninha e cabecinha-vermelha. De nome Paroária capitata, é uma ave pequena que mede cerca de 17 centímetros e o macho e a fêmea são semelhantes, ou seja, não há dimorfismo sexual. São encontrados na região do Pantanal, por isso, o nome dele!

Cardeal-da-amazônia

O cardeal-da-amazônia é uma ave muito interessante que vive na região Norte do Brasil, precisamente, na floresta Amazônica. Há outros nomes: as pessoas chamam a ave de galo-da-campina-da-amazônia e tangará. Seu tamanho é de 16,5 centímetros e é uma ave bem leve, que não passa dos 18 gramas.

Não há dimorfismo sexual nos machos e nas fêmeas. Na fase adulta, as cores da cabeça são pardas e a garganta tem um tom marrom, mesma cor de uma canela, por exemplo.

Cardeal-do-nordeste

O cardeal-do-nordeste é uma ave muito elegante. Seu nome científico é Paroaria dominicana. Há outros nomes que nomeiam a ave, como cabeça-de-lenço e galo-da-campina. Seu tamanho é de 17 centímetros e sua plumagem é vermelha. A cor vermelha vai até à nuca! No resto do corpo, há cores cinzas e pretas, deixando essa ave ainda mais incrível.

Cardeal-amarelo

O cardeal-amarelo é o mais diferenciado. De nome científico Gubernatrix cristata, sua cor amarela é o destaque da espécie. É um cardeal grande, pois mede cerca de 19 centímetros. Quase todo o seu corpo é amarelo, com algumas listras pretas e marrons.

A ave está presente na região Sul do Brasil. Mas é possível vê-la na Argentina, no Uruguai e também no Paraguai. Muitas pessoas não sabem que é um cardeal, mas ela é um ótimo exemplo de pássaro diferenciado!

Pode ter um pássaro cardeal em casa?

pode-ter-um-cardeal-em-casa

A ave faz parte da fauna brasileira e por isso, precisa de autorização para ter uma em casa. O IBAMA oferece autorização para se criar um cardeal em casa, mas você precisa agir conforme a lei.

Portanto, nada de comprar em locais ilegais! A saúde da ave é comprometida dentro do processo e você pode ser preso por fazer parte do contrabando.

Preços e despesas adicionais com o cardeal

Se você quer um cardeal na sua casa, precisa ficar de olho nos preços e nas despesas com a espécie. Primeiramente, veja se é o pássaro que você deseja ter mesmo, pois vai precisar cuidar bem dele.

Depois, pesquise sobre o animal e entenda como ele vive, para que você possa cuidar do pássaro da melhor forma possível.

Onde comprar um cardeal?

Você pode comprar um pássaro desta especie em locais autorizados pelo IBAMA para vender aves. Após uma breve pesquisa, você encontrará os lugares que vendem as espécies seguramente.

Se for possível, escolha um lugar que você possa visitar e ver como funciona o atendimento e o cuidado com as aves.

Quanto custa um cardeal?

Em geral, este pássaro custa cerca de 2.000 reais. Esse é o preço dos locais autorizados para vender os animais. Portanto, se você ver um cardeal muito barato, desconfie: pode ser comércio ilegal!

Portanto, evite problemas mais graves e não participe do contrabando de aves.

Tipo de gaiola

A gaiola do galo do cardeal deve ter um comprimento médio de 80 cm, 48 cm de largura e 60 cm de altura. E já o seu ninho, tem em média 12 cm, feito de raiz de grama, crina de cavalo ou bucha vegetal.

A gaiola ideal para o pássaro é uma gaiola espaçosa. Seu tamanho precisa ser grande o suficiente para ele se movimentar bem dentro dela. Isso é fundamental, principalmente se você deseja um casal de cardeais ou filhotes no futuro.

Preço da gaiola e outros acessórios

O preço da gaiola vária entre 600 a 700 reais. Tudo depende de onde você compra! Os acessórios são variados, pois você pode comprar brinquedos, comedouros e bebedouros e outros.

Sendo assim, terá que reservar uma boa quantia para garantir o básico para seu pássaro.

Preço da comida para os cardeais?

O preço da comida para os cardeais também varia. Lembre-se que uma pesquisa é sempre boa para ver o que você precisa. Em geral, o cardeal, independente da espécie, come muitas sementes de girassol e alpiste.

Isso pode ser achado em casas de rações especializadas para animais silvestres, por exemplo. Além disso, há rações próprias para os animais e por isso, pesquise sempre quando puder, pelo menos para o custo-benefício.

Custos com o veterinário

As aves em geral não necessitam de muitas visitas ao veterinário, mas isso não significa que você não vai levá-lo de vez em quando.

Por ser um veterinário especializado, o custo da consulta pode ser maior. Em geral, consultas veterinárias custam cerca de 100 reais, enquanto veterinários especializados custam 200, em média.

Como cuidar do cardeal em cativeiro?

No cativeiro, é preciso ter alguns cuidados. O espaço é fundamental, por isso, gaiolas grandes são melhores para o conforto do animal.

Lembre-se de manter contato e deixá-lo tomar sol, pois são aves que vivem nos pampas. Deixe água ao seu dispor e ofereça brinquedos para entreter o bicho, para que ele não se sinta só.

Alimentação para o cardeal

A alimentação para o cardeal consiste em sementes e ração especializada. Na natureza, eles comem insetos e frutas, então você pode oferecer alguma fruta comum nos locais onde o animal vive.

Mas o ideal é investir em vitaminas e rações que contém os nutrientes necessários.

Organização e higiene da gaiola

A higiene da gaiola é fundamental. Os pássaros são animais sensíveis à sujeira e por isso, tome cuidado. Limpe a gaiola todos os dias e troque sempre a comida e água.

Não deixe pó acumular e não deixe a gaiola em locais úmidos e frios. Ofereça um ambiente arejado e temperatura ambiente para o animal.

Incentive sempre o pássaro a exercícios

Exercícios são ótimos para os pássaros! Portanto, ofereça brinquedos e atividades de interação com a ave, para que ela possa se sentir bem dentro do cativeiro.

Se possível ofereça uma fêmea, pois juntos, eles são mais fortes e mais dispostos a fazer exercícios!

Como cuidar de um cardeal ferido?

Para cuidar de um cardeal ferido, você precisa ter cuidado na hora manusear o animal. O certo é ligar para o órgão responsável que cuide corretamente da ave.

Mas se você não tem contato, você pode pegar o animal e colocá-lo em uma caixa quentinha com uma toalha aquecida. Se for uma ferida leve, ele vai se recuperar sozinho. Se não for, chame o órgão responsável quando chegar em casa!

Dicas para você atrair os cardeais para seu jardim

dicas-para-atrair-o-cardeal

Agora, você encontra as dicas para atrair os cardeais, caso tenha vontade de ver um por perto, para tirar fotos e tentar interagir com eles.

Mas lembre-se: nada de usar as dicas para capturar um cardeal, pois eles não podem ser pegos dessa forma ilegal. Para ter um, só comprando em locais autorizados pelo IBAMA!

Certifique se que o cardeal habita na sua região

Você notou haver várias espécies de cardeais no Brasil, certo? Por isso, antes de tentar atrair um, veja qual é o cardeal ideal da sua região.

Afinal, eles são espécies diferentes e cada um apresenta uma característica única. Faça uma pesquisa sobre os cardeais da região.

Use alimentos específicos

Lembra da pesquisa sobre os cardeais da região? Após essa procura, você terá os alimentos específicos para atrair o cardeal certo.

Em geral, as sementes podem te ajudar a ter um por perto, mas alguns alimentos mais incomuns vão te ajudar a deixar um próximo a sua casa, por exemplo.

Compre um comedouro para pássaros e coloque no local certo

Um comedouro é muito importante para atrair um pássaro. Se ele é um pássaro influenciado por cores, aposte em um comedouro chamativo.

O local onde é colocado também precisa ser levado em questão, pois dependendo de onde você colocar, outros pássaros vêm atrás da comida, menos o cardeal que você deseja.

Coloque uma fonte de água

Mais importante que a comida? A água, com certeza! Além do comedouro, o bebedouro é um item essencial para colocar pássaros por perto.

Ofereça um bebedouro com água que possa se movimentar, como fontes elétricas, por exemplo. Acessórios como esses vão te ajudar a ter o pássaro próximo de você.

Mantenha os comedouros sempre cheios e limpos longe de predadores

Higiene é sempre essencial, não é mesmo? Mantenha os comedouros e bebedouros sempre cheios e principalmente limpos, evitando que a ave adoeça com comida ou água contaminada por impurezas.

Além disso, fique de olho para que outras espécies de aves ou animais não comprometam o espaço desses acessórios. Afinal, isso pode acontecer!

Incentive o pássaro a comer no solo

Outra boa iniciativa é incentivar o pássaro a comer no solo. O contato com o chão faz parte da natureza, então você pode deixar as coisas no chão, mas não se esqueça de deixar num local seguro para que ele possa se adaptar.

Isso com certeza vai te ajudar a fotografar o animal em posições mais confortáveis ou até mesmo interagir com o pássaro!

Ofereça um abrigo protetor

Oferecer um abrigo também é muito importante, para que a ave se sinta acolhida e protegida. Você pode construir ninhos improvisados ou até mesmo, uma casa de pássaros parecida com o ninho da ave.

Ela vai gostar de ter um ambiente protetor, então caso queira se aproximar de um cardeal, invista em um refúgio para ele!

Forneça material natural de nidificação

Uma boa pedida para os ninhos são as caixas de nidificação, ou seja, aqueles ninhos ornamentais, feitos em paredes.

Você pode comprar os materiais e fazer o ninho com um aspecto natural, ou seja, com galhos e folhas. Isso com certeza vai chamar a atenção do pássaro!

Qual é a diferença entre o pássaro galo-de-campina e o cardeal?

Muitas pessoas confundem o galo-de-campina com um cardeal de topete vermelho, pelo fato deles serem parecidos no tamanho e também, nas cores.

O cardeal possui a cabeça vermelha e o corpo cinza, branco e preto, assim como os galo-da-campina.

Porém, o grande diferencial entre esses primos de família, é a sua cabeça! Se você prestar atenção nos dois, o cardeal possui um topete, enquanto o galo-da-campina não possui. Essa é a grande diferença entre os dois!

Qual o significado do nome cardeal vermelho?

Muitas pessoas ficam pensando na origem do nome cardeal. A resposta é bem simples e curiosa: Os cardeais possuem esse nome pelo fato das suas cores lembrarem as roupas dos cardeais do Vaticano.

Você já percebeu como é a roupa de um cardeal, desses que frequentam o alto escalão da igreja católica? Vestes pretas e brancas e uma boina, chamada de mitra, vermelha ou rosa-forte. Por isso, o pássaro é chamado de cardeal!

Lenda do pássaro cardeal de topete vermelho

Há uma lenda tupi-guarani que relata a origem do pássaro. Segundo essa lenda, crianças indígenas brincavam de caçar e quando uma delas atirou em um macaco na árvore, o sangue do animal escorreu até o ninho do pássaro, manchando a cabeça de vermelho.

Essa é a lenda mais conhecida envolvendo o cardeal, sendo muito comum em áreas onde os ribeirinhos e indígenas residem.

Palavras finais sobre o cardeal

cardeal

O cardeal de topete vermelho encanta não só pelas cores, como pela sua história, pelo seu canto e por suas habilidades territorialistas. Por isso, é um pássaro ágil, elegante e cheio de mistérios.

Se você gostou do artigo, compartilhe a sua opinião com nos, certamente ficamos felizes com isso! Sempre que aparecer uma história sobre uma ave interessante, traremos as informações para você saber mais sobre esse mundo animal tão rico e cheio de surpresas.

Veja também:

Deixe um comentário