Periquito-australiano: caraterísticas, cuidados, dicas importantes para você!

Débora de Jesus

Updated on:

Periquito-australiano-como-cuidar

O periquito-australiano é um animal muito interessante de se observar. É uma das aves mais inteligentes que podem ser domesticadas, ocupando um lugar de destaque nas casas de alguns brasileiros.

Por ser um animal de baixo custo, muitas pessoas optam por ter em sua casa, mas não é apenas por custar pouco. O periquito é muito especial e vamos te contar o porquê. Começamos pela sua capacidade de entonar palavras, o que é já é algo extremamente curioso e gera admiração.

Essas aves pequenas fazem parte da família dos psitacídeos, junto das araras, papagaios, calopsitas, os próprios periquitos e os maracanãs. Essa família de aves brilhantes é muito especial, pois suas características peculiares diferencia ela de outras famílias de espécies.

Dentro dessa família, há essa característica vocal de conseguir formar palavras. Muitas pessoas adquirem aves que possam falar e por isso, o periquito-australiano é uma boa pedida para aqueles que querem um amigo falante e bem acolhedor.

Se você deseja saber mais sobre esse pássaro, continue conosco e veja tudo sobre o periquito-australiano!

Conteúdo Ocultar

Periquito-australiano: ficha técnica

Antes de ter algo mais detalhado, dê uma olhada nas características principais do periquito-australiano, como a sua origem, seu tamanho, peso, nome cientifico, entre outros.

Essas informações costumam ser o carro abre alas da espécie, para que as pessoas possam ter uma noção de como é o pássaro, onde ele vivem e qual é o seu estado de conservação no meio ambiente.

Origem: Austrália
Tamanho: 18 cm
Peso: M — 22/34 gramas | F — 24/40 gramas
Nomes científicos: Melopsittacus undulatus
Subespécies: Não contem
Distribuição Geográfica: Oceânia (Austrália), América (Brasil, EUA)
Estado de conservação: pouco preocupante

Tudo sobre o periquito-australiano

periquito-australiano

O periquito-australiano é um animal que requer alguns cuidados mais específicos, assim como todo animal que pegamos para criar.

Não importa se for um cachorro, ou gato, uma cobra, uma tartaruga, peixe ou pássaro, cada um possui um guia certo para ser seguido.

Os periquitos são pássaros muito dóceis e não costumam ser difíceis de cuidar, mas é preciso ficar de olho em alguns pontos de cuidado, para garantir o bem-estar do animal.

Nesse artigo, você encontra diversas curiosidades sobre os periquitos, a fim de que você não acabe cometendo erros na hora de ter esse bichinho em casa!

Origem do periquito-australiano

O periquito-australiano é uma ave muito conhecida no Brasil e seu nome científico é Melopsittacus undulatus. Geralmente, na natureza, essas aves ocupam boa parte do território brasileiro, sendo muito achadas em locais de florestas úmidas e densas.

São pássaros de regiões tropicais, então além do Brasil, o popular periquito pode ser achado em outros locais da América do Sul e também da Oceânea.

Você sabia que o periquito não é originário do Brasil e sim da Austrália? Ela é uma espécie muito conhecida por aqui, pois foi trazido há muito tempo para cá.

Por isso, ao lado do periquito-verde, ambos são espécies muito vendidas para as pessoas que gostam de ter uma ave brincalhona e fiel dentro de casa, pois eles são facilmente domesticados.

Personalidade do periquito e suas principais características

Como já foi falado anteriormente, o periquito é um animal facilmente domesticável. Por isso, não há muitas dificuldades em ter um passeando pelas suas costas ou pelos seus ombros, pois em pouco tempo, ele estará fazendo isso.

Em relação às suas características visuais, os periquitos encantam pelo banho de cores que seus pequenos corpos apresentam.

A cor predominante nas penas desses pássaros é o verde, mas há tons de amarelos, azul e branco por todo o seu corpo.

A idade média que podem viver?

Em média, um periquito-australiano vivendo em cativeiro costuma viver entre 8 e 14 anos. Mas em alguns casos, podem passar dessa idade. O importante é manter a saúde do animal em dia, pois isso garante longevidade a eles!

Como identificar a idade dos periquitos

A idade de um periquito pode ser facilmente determinada! Comece examinando a cabeça do periquito em busca de penas listradas ou claras. Para determinar se seu pássaro é um periquito bebê, adolescente ou adulto, observe o bico e os olhos.

É simples entender a faixa etária do periquito, mas é impossível dizer a idade exata de um pássaro mais velho simplesmente olhando para ele.I

Portanto, a vários pormenores que podem ajudar a determinar se seu periquito é um bebê, um adolescente ou um adulto. Na cabeça do periquito, comece examinando as penas listradas ou claras.

Em seguida, examine os olhos e o bico do pássaro para determinar se é um periquito bebê, adolescente ou adulto. Embora seja simples entender a faixa etária do periquito, é impossível dizer a idade real de um pássaro mais velho simplesmente olhando para ele.

Qual altura que o periquito entra na fase de reprodução?

Em geral, o tempo de produção de um periquito-australiano pode inicia a partir do seu primeiro meio ano de vida. Basta observar a cera (carúncula), a pele logo acima do bico da ave, para determinar se ela está pronta para acasalar ou não.

No feminino, a tonalidade difere; é um tom castanho-claro. No macho um tom mais, azul. Este conselho irá ajudar a entender quando está na altura dos periquitos acasalarem.

Se você deseja ter filhotes de periquito na sua casa, compre um macho e uma fêmea, Cuide da saúde deles e espere alguns meses. Eles podem se reproduzir até três vezes ao ano, as fêmeas costumam colocar de 4 a 6 ovos em cada período de reprodução.

Qual a gaiola ideal para cuidar de um periquito?

qual-o-tipo-de-gaiola-ideal-para-periquito-australiano

Por serem animais pequenos, os periquitos não pegam muito espaço para si e alguns deles gostam de ficar fora das gaiolas, geralmente no ombro de seus donos.

Mas para aqueles que gostam de ficar na gaiola, é preciso tomar cuidado com as gaiolas pequenas, pois elas não são boas para os periquitos! Portanto, o nosso, conselho é que utilize gaiolas com a medidas 60x 43x 41x centímetros.

Portanto, uma gaiola espaçosa é sempre boa, para que ele não se sinta sufocado pelo pouco espaço que pode voar dentro da gaiola. Geralmente, as gaiolas altas são ótimas para esse tipo de pássaro.

Melhor lugar para colocar a gaiola

Os melhores lugares para se colocar a gaiola é em um local arejado. Muitas pessoas gostam de colocar as gaiolas do lado de fora da casa e, durante o dia, isso é ótimo, principalmente em época de calor. Mas se estiver vento, é melhor colocar o bichinho para dentro!

O importante é não deixar o periquito pegar chuva ou ficar em locais muito abafado, ou frio, pois isso pode comprometer a saúde do animal. Um cômodo fresco e iluminado é o melhor espaço para eles cantarem à vontade!

Brinquedos de companhia

Os periquitos são pássaros muito espertos e adoram brincar com as coisas. Ter um brinquedinho para se divertir é algo muito vantajoso: ele gasta a sua energia brincando bastante!

Em pet shops ou lojas especializadas em animais silvestres, você pode encontrar brinquedos de corda para que ele possa brincar um pouco. Mas a verdade é que ele vai gostar bastante de brincar com o seu cabelo e com os seus dedos!

Acessórios para criar um periquito-australiano em casa

Existem acessórios específicos para periquitos. Se você fizer uma busca avançada em sites especializados nessas vendas, você vai encontrar uma imensidão de acessórios para melhorar o bem-estar da sua ave.

Por isso, listamos alguns principais, pelo menos esses precisam ser essenciais na gaiola do seu animal:

  • Banheira;
  • Poleiro de madeira;
  • Comedouro e bebedouro;
  • Ninho em madeira para periquitos;
  • Pedra de cálcio para amolar o bico;

Brinquedos para a gaiola de um periquito-australiano

Além dos acessórios essenciais, os periquitos são aves muito brincalhonas! Por isso, comprar alguns brinquedos podem deixá-lo bem feliz, pois eles realmente gostam de ter algo para poder brincar.

Em pet shops ou lojas especializadas em animais silvestres, você pode encontrar brinquedos de corda para que ele possa brincar um pouco. Mas a verdade é que ele vai gostar bastante de brincar com o seu cabelo e com os seus dedos!

Se você procurar bem, vai achar alguns brinquedos próprio para aves, que vão ajudá-lo bastante a se distrair, principalmente se ele for sozinho:

  • Brinquedos pendurados;
  • Baloiço para pássaros;
  • Escadas de madeira;
  • Espelho redondo com campainha para periquitos;

Como cuidar da saúde do periquito australiano

Os periquitos são animais que dificilmente ficam doentes, mas acabam sendo sensíveis com algumas questões externas.

Se você pretende ter um periquito em casa, é bom saber de alguns cuidados de saúde para manter a saúde do seu bichinho sempre em alta.

Os bicos dos periquitos precisam ser gastos, pois se não forem gastos, comprometem a vida do animal. Portanto, ter uma pedra de cálcio dentro da gaiola é essencial para eles gastarem seu bico nela.

Além de tomar cuidado com a alimentação dele, no caso, lavar bem as frutas, as sementes e legumes que ele for comer, sempre aqueça a gaiola em períodos frios.

Pois, esses pássaros gostam do calor e podem sofrer com temperaturas mais frias sempre muito boa para eles! Veja a seguir mais dicas para manter a saúde do seu bichinho bem:

Disponibilize uma companhia ao periquito-australiano

Os periquitos australianos são pássaros que não gostam de ficar sozinhos, pois isso pode deixá-los tristes. Se você pensa em ter um, leve em consideração ter mais um para fazer companhia.

Se os periquitos se sentirem muito sós, poderão ficar doentes e dessa forma, você vai acabar tendo dificuldades com o pobre animal.

Por isso, a melhor opção é optar por ter mais de um periquito, para que ele tenha um amigo ou amiga de penas para ficar perto dele o tempo todo. Afinal, são pássaros que amam companhias!

Incentive as brincadeiras e exercícios para seu pássaro

Depois de comprar brinquedos, não adianta deixá-los lá e esperar que o periquito faça tudo sozinho. Quando for possível, brinque com ele, incentive a usar todos os acessórios e também ensine alguns exercícios de voos para ele.

Os periquitos são aves que dificilmente ficam paradas e ensinar diversas coisas a ele deixará o pássaro muito mais sabido do que qualquer coisa!

Valorize o sono do seu periquito

Apesar de serem animais bem agitados, os periquitos australianos dormem bastante! A média é que durmam cerca de 10 horas por dia e eles aproveitam o período da noite para descansar, da mesma forma que a gente.

Mas durante o dia, é comum ver o periquito tirando vários cochilos menores.Quando o seu periquito estiver dormindo, nada de barulho por perto para não assustá-lo!

Fique sempre de olho no lugar onde ele está e evite ficar usando som alto para atrapalhar seu sono do dia.

Consulte um veterinário regularmente

Ao contrário do que muitos pensam, é altamente recomendável levar o periquito ao veterinário de forma regular. Eles não são pássaros que ficam doentes com facilidade, mas outras condições podem acabar deixando o animal estressado, por exemplo.

Por isso, sempre que possível, leve o animal para fazer acompanhamentos de rotina, com o intuito de manter a saúde do periquito sempre em cima.

Os periquitos-australianos devem ter alguns cuidados durante o frio?

Como já dissemos, os periquitos são animais de clima tropical, ou seja, se dão muito bem no calor! Durante o frio, eles podem acabar ficando doentes e isso pode se tornar um problema.

Portanto, em épocas mais frias, é sempre bom manter a gaiola em um local quente, para que eles não sofram tanto com as condições climáticas mais frias.

Alimentação adequada para um periquito

alimentacao-correta-para-periquito-australiano

Como cuidar da alimentação do periquito-australiano? Os periquitos costumam se alimentar de sementes e pedaços de legumes e frutas, mas em lojas especializadas, é possível comprar misturas prontas com todas as vitaminas disponíveis para eles. Por isso, a alimentação desses pássaros é bem simples!

Mas sempre que você for dar algo além das misturas e das sementes, é sempre bom prestar atenção nos alimentos que possuem agrotóxicos, pois os periquitos são bem sensíveis a essas substâncias. 

Portanto, quando for dar um pedaço de fruta, por exemplo, lave bem ela antes de oferecer ao seu bichinho. Isso vai diminuir as chances de alguma intoxicação.

As sementes também devem ser levadas por conta desse mesmo problema, combinado? Mas, em geral, os periquitos gostam de comer os itens abaixo e boa parte eles estão liberados:

  • Verduras;
  • Legumes;
  • Frutas;
  • Grãos;
  • Feijão;
  • Pães integrais;
  • Ração;

Alimentos que se deve evitar dar a um periquito

Apesar de ser um pássaro que come muita coisa, há algumas restrições alimentares. Alguns alimentos podem ser potencialmente tóxicos para o estômago desse animal e por isso, é preciso tomar cuidado com alguns alimentos.

Veja a lista abaixo e já deixe marcada em algum lugar para não acabar dando uma dessas coisas ao seu amigo de penas:

  • Abacate;
  • Frutas cítricas em geral;
  • Alface;
  • Chocolate;
  • Semente de maçã;

Como cuidar de um periquito-australiano filhote

Os filhotes sempre precisam de um cuidado maior dos pais e, quando o seu casal de periquitos acaba tendo filhotes, e preciso ficar de olho neles. Geralmente, os periquitos são pais muito cuidadosos e não deixam os filhotes desprotegidos por nada.

Porém, devido a diversos tipos de situações que podem acontecer, é sempre bom prestar atenção no pequeno pássaro até o seu primeiro ano de vida.

Os filhotes de periquitos australianos são bem sabidos mas são frágeis e por isso, deve-se ficar sempre esperto com qualquer coisa que eles possam fazer.

Depois de algumas semanas de vida, o periquito já consegue se mais independente mas ainda sim, é preciso ter alguns cuidados: Confira abaixo alguns deles:

Se possível, deixe o filhote junto aos pais

Nas primeiras semanas de vida, é bom deixar o filhote junto dos pais, para que ele possa ser bem cuidado com eles.

Isso faz com que os, pois se tornem cada vez mais familiarizados com o pequeno periquito, aumentando o carinho entre todos eles.

Além disso, os filhotes levam algumas semanas para desmamar da mãe, ou seja, deixar de se tornar dependente dela para tudo.

Tirá-lo do ninho depois desse período será bom para o seu desempenho, então não há mal nenhum se você tirar ele de perto dos pais e colocá-lo em outra gaiola algumas semanas depois do seu nascimento.

Mantenha as condições ideais para o filhote

Os cuidados que devemos ter com os filhotes de periquito australianos são, basicamente, os mesmos cuidados que temos com os periquitos adultos.

A diferença é a manutenção das coisas, que precisa ser com mais frequências e também a observação, para ver se o periquito está conseguindo se integrar dentro do novo ambiente que está.

Cuidados como deixar a gaiola em um ambiente arejado, ficar atento ao que ele come e também ao seu canto são opções cruciais para garantir a saúde de um filhote de periquito.

Cuidando dele direitinho, ele se tornará um adulto saudável e inteligente!

Qual a comida que devemos dar para filhote de periquito- australiano?

Geralmente, os filhotes de periquito consomem ração e suplementos no início da vida, pois elas vão ajudar o pequeno a crescer forte e saudável.

Nas primeiras semanas de vida, a mãe costuma dar um pedaço da comida que ela come, então procure deixar comidas frescas e cheias de nutrientes para eles.

Quando o pássaro começar a se virar sozinho, certifique-se de ficar de olho nele, para ver se ele está se alimentando bem ou não.

Arrume o ambiente e o ninho para criar o seu periquito

O ambiente onde o filhote vai ficar deve ser o mais arejado possível, para ele se sentir cada vez mais confortável. Uma gaiola bem cuidada é uma gaiola onde o periquito pode se sentir seguro, portanto, atente-se às dicas para deixar o ambiente do ninho perfeitamente harmonioso para o pequeno filhote.

Troque a água várias vezes ao dia, mantenha a comida fresca no prato, coloque serragens, brinquedos e afins. O filhote vai começar a se sentir cada vez melhor e isso vai ajudá-lo a desenvolver outras habilidades, como, por exemplo, sair da gaiola e ficar fora dela.

Quando estiver anoitecendo, lembre-se de deixá-lo em um local silencioso para ele poder descansar, pois os filhotes de periquito adoram dormir ainda mais que os adultos!

O ideal é manter a gaiola limpa todos os dias, então uma limpeza diária é sempre muito boa para eles!

Como cuidar da higiene e limpeza do periquito-australiano- ?

A higiene do periquito é um fator essencial para a sua saúde. Os periquitos gostam muito de tomar banho e por isso, sempre é bom deixar uma pequena vasilha rasa de água para eles poderem se deliciar dentro dela.

Além disso, o cuidado com a gaiola também deve ser muito importante, então nada de deixar tudo sujo, combinado? Periquitos gostam de locais limpos e arejados!

O ideal é manter a gaiola limpa diariamente, então uma limpeza diária é sempre ótimo para eles!

Tarefa diária

  • Troque a água todos os dias;
  • Deixe uma vasilha de água para o banho;
  • Não deixe que a comida, principalmente frutas e legumes fiquem por mais de um dia na gaiola;
  • Mantenha a gaiola em um local seco e arejado;

Tarefas semanais

  • Troque as serragens da gaiola;
  • Lave bem os pratos de água e comida dos periquitos;
  • Limpe os brinquedos;
  • Fique de olho nas penas do periquito, principalmente em sujeiras;

Tarefas mensais

  • Lave a gaiola;
  • Faça todos os itens acima;

Mais dicas como cuidar um periquito

dicas-para-cuidar-periquito-

As dicas acima são consideradas essenciais para poder criar um periquito-australiano em casa, mas ainda assim, há outras dicas que podem tornar o seu convívio com o periquito ainda mais interessante.

Os periquitos são animais muito espertos e, por mais que não sejam tão grandes quanto os cachorros e os gatos, são animais de estimação muito queridos.

Eles também precisam de cuidados e precisam ser tratados de forma correta e segura. Veja a seguir algumas dicas a mais para poder levar sua relação com o periquito a outro patamar.

Dessa forma, você aumenta ainda mais a sua conexão com ele, garantindo que ele seja seu grande companheiro durante um bom tempo.

Dê muito amor e carinho ao seu periquito

Talvez esse seja o ponto mais importante. Não adianta você comprar um periquito e deixá-lo em um canto, se comunicando pouco com o animal.

Os periquitos-australianos são animais muito carinhosos e companheiros, assim como os cavalos, os cachorros, os gatos e outros animais, criados como domésticos.

Portanto, nada de deixá-lo abandonado dentro da gaiola! Eles gostam de receber carinho e sempre estão por perto para recebê-los.

Sempre que possível, demonstre amor ao seu periquito e mostre que ele é importante: ele é capaz de sentir essa conexão.

Cuidado com as fugas

Por mais que os periquitos sejam animais muito espertos, as fugas podem acontecer, principalmente durante o período de reprodução.

Se você mora em locais onde se tem matas muito grandes, o melhor a se fazer é colocar grades nas janelas para que o periquito não tenha acesso à rua.

Isso garante que ele não fuja para dentro da floresta, pois os animais de cativeiro não conseguem se dar muito bem dentro de um meio mais selvagem.

Como podemos treinar um periquito-australiano?

Treinar um periquito requer bastante atenção e paciência, pois demora um pouco para eles adquirirem habilidades.

Se você deseja que seu periquito saia da gaiola e volte para ela, é preciso treiná-lo durante algumas semanas para que ele pegue o costume de sair dessa forma e voltar para o seu ninho.

Caso você queira que o periquito fale, o processo é ainda maior, pois demora ainda mais para ele entender essa condição cognitiva mais alta.

Por isso, tenha paciência e converse bastante com ele, demonstrando atenção e carinho. Dessa forma, será mais fácil de treiná-lo!

Ensine truques para seu periquito

Os periquitos são animais que podem ser domesticados com facilidade. Se você comprar um periquito bem jovem, vai ser mais fácil de treiná-lo para adquirir habilidades como ficar fora da gaiola e pegar algumas coisas sob o seu comando.

Também é possível fazer o periquito falar mas esse treino é mais longo e por isso, requer muita paciência do dono!

Quais as vantagens de ter um bom treino?

Treinar seu periquito garante uma autonomia melhor para ele, além de, claro, garantir uma certa segurança. Afinal, um periquito treinado dificilmente foge!

Um bom treino pode garantir que seu animal fique seguro, ainda por cima, possa mostrar suas habilidades cognitivas. Com um treino bem feito, seu periquito pode até falar algumas coisas por aí!

O periquito-australiano pode ser um bom animal de estimação?

Atrás apenas dos cachorros e dos gatos, o periquito-australiano costuma ser muito prestigiado dentro das casas brasileiras.

Muitas pessoas que possuem pássaros acabam adquirindo um periquito, tanto pela sua fácil domesticação quanto pela sua legalização, já que é um animal legalizado pelo IBAMA.

Por isso, se você gosta de pássaros e deseja ter um, na sua casa, o periquito é uma boa escolha. Ele será um amigo fiel e vai te acompanhar durante um bom tempo!

Cores e mutações de periquitos

Há várias raças e cores de periquitos e cada uma delas apresenta uma característica interessante. Geralmente, as pessoas acham que só existe um tipo de periquito, o periquito-australiano, muito conhecido por ser um pássaro que muitas pessoas possuem em casa.

Mas a verdade é que existem outras raças que pertencem à família dos periquitos, a família Psittaculidae. Essa família costuma ser agregada a periquitos, araras e papagaios que vivem nas regiões da África, América e Oceania, ou seja, regiões tropicais, que costumam ser úmidas e quentes.

Você sabia que o periquito mais comum do nosso país não é daqui? O periquito-australiano é originário da Austrália, trazido há muito tempo para cá.

Por ter se adaptado bem rápido ao clima daqui, que é um pouco semelhante ao da Austrália, esses periquitos se popularizaram bastante.

Mas existem representantes 100% brasileiros, como é o caso do periquito-verde, o mais famoso entre eles. Ao contrário do periquito-australiano, esse periquito sempre pertenceu ao país e é uma das aves mais procuradas para se ter em casa.

Os cuidados para as outras espécies de periquitos não diferem dos cuidados acima, então você pode seguir o guia para cuidar do seu periquito, sendo ele verde, australiano ou outra espécie!

Periquito-Caatinga;
Ring neck;
Periquito-verde.

Deixe um comentário