Periquito-da-caatinga: caraterísticas, informações, cuidados, Tudo sobre o Periquito-da-Caatinga (Eupsittula cactorum)

Débora de Jesus

Updated on:

periquito-da-catinga-carateristicas-guia-completo

O periquito-da-caatinga é um ave muito interessante e por isso, merece destaque em nosso artigo. Os periquitos em geral são pássaros muito contemplados pelas pessoas, pois além de serem baratos, são animais muito inteligentes para serem cuidados durante muito tempo.

Porém, há várias espécies e periquitos, com cada um tendo uma característica peculiar. O periquito mais comum é o periquito-australiano, natural da Austrália.

No entanto, hoje falaremos de uma espécie mais rara e ainda por cima, endêmica, chamada de periquito-da-caatinga. Esse periquito difere dos outros periquitos mais comuns e hoje você vai entender mais sobre ele.

Você é um amante de aves? Aqui, você vai encontrar um guia completo de tudo sobre o periquito-da-caatinga! Temos certeza de que você vai se surpreender com essa ave: ela é muito especial e guarda informações muito interessantes que merecem ser compartilhadas.

Periquito-da-caatinga: informações gerais

Antes de mais nada, um bom resumo é sempre muito importante para captar as informações mais básicas. Há muitas informações sobre essa espécie de ave, mas agora você vai conferir informações gerais, mostrando detalhes mais básicos sobre esse tipo de periquito:

Classe: Animalia
Distribuição geográfica: Cerrado e Caatinga, no nordeste brasileiro
Espécie: E. cactorum
Estado de conservação: Pouco Preocupante (Lc)
Família:
Psittacidae
Filo:Chordata
Gênero:
Eupsittula
Nome científico:Eupsittula cactorum
Ordem:
Psittaciformes
Origem:Brasil
Peso:
120 gramas aproximadamente
Subespécies: Eupsittula cactorum caixana, Eupsittula cactorum cactorum
Tamanho:
25 centímetros
Nome em Inglês:Cactus Parakeet

Caraterísticas do periquito-da-caatinga

periquito-da-caatinga

Saber das caraterísticas de um animal, ainda mais quando se deseja ter um em casa, é de fato, muito importante! Dessa forma, você consegue estudar melhor o bicho, garantindo um espaço seguro quando tiver ele em suas mãos.

Se você deseja ter um periquito-da-caatinga ou até mesmo, quer saber mais sobre o próprio apenas por curiosidade, veja agora algumas características desta ave:

A aparência do periquito-da-caatinga é bem inusitada e muitas vezes, as pessoas confundem ele com um papagaio, por ele ser maior que os periquitos mais comuns.

Sua cor é verde, mas existem partes do seu corpo que são amareladas, amarronzadas e azuladas. A cor do seu bico costuma ser branca e seus olhos são alaranjados ou vermelhos, mas pode haver alguns olhos mais escuros.

LEIA TAMBÉM: Quais são as espécies de periquitos mais comuns no Brasil?

Caraterísticas físicas do periquito-da-caatinga

Em relação às características físicas, além das cores que lembram um papagaio, o periquito-da-caatinga é um pouco maior do que os periquitos em geral, medindo cerca de 25 centímetros e pesando mais 100 gramas, algo que dificilmente um periquito-australiano chega.

Comportamento e personalidade do periquito-da-caatinga

O comportamento do periquito-da-caatinga é semelhante ao dos periquitos mais comuns, mas há alguns traços de personalidade mais específicos.

Em especial, alguns traços se assemelham ao papagaio, como os seus barulhos e também o costuma de balançar a cabeça para baixo quando está nervoso.

Porém, eles costumam ser animais tranquilos e dóceis, sendo uma grande companhia para quem deseja ter um amigo de penas durante vários anos.

Reprodução e tempo de vida

Geralmente, o periquito-da-caatinga vive bastante tempo. Sua expectativa de vida na natureza é de, aproximadamente, 20-25 anos e no cativeiro, pode viver ainda mais.

Se você cuidar dele direitinho, evitando que ele fique doente ou até mesmo, desanimado, o periquito pode viver até os 30 anos de vida!

Periquito-da-caatinga pode criar em casa?

Sim! O animal é legalizado pelo IBAMA e pode ser criado em cativeiro. Porém, para ter um periquito desses em casa, é preciso ter duas coisas importantes:

  • A autorização do órgão ambiental, que pode ser adquirido no site do próprio órgão e claro.
  • E a consciência de que só se pode comprar animais legalizados em locais autorizados pelo IBAMA ou pelo órgão da sua cidade.

Quanto custa um periquito-da-caatinga?

Em geral, um periquito-da-caatinga comprado por meios legalizados custa cerca de 400 reais. Aves endêmicas brasileiras , ou seja, aves que só vivem no Brasil, são mais caras do que as aves mais comuns, como é o caso de uma calopsita ou de um periquito-australiano.

Onde comprar o periquito-da-caatinga?

Como já dissemos anteriormente, deve-se tomar cuidado com locais que não são autorizados pelo IBAMA. Nesse caso, esses locais concordam com o comércio ilegal de animais silvestres, onde muitos animais morrem, vítimas de negligência e também de maus-tratos.

Por isso, o melhor a se fazer é comprar a ave em um local legalizado e gastar mais. Pense no bem-estar do bichinho! E nos problemas que pode trazer para você futuramente.

Custos adicionais ao comprar uma ave-da-caatinga

periquito-da-caatinga-custos-adicionais

Além do próprio preço do animal, você vai desembolsar ainda mais para ter o melhor espaço para a sua ave. Veja agora uma lista sobre o que você precisa comprar para ter um periquito-da-caatinga em casa.

Lembre-se que cada animal precisa de um espaço específico, então se atente aos custos adicionais que você precisa ter para manter o animal confortável:

Preço da gaiola

Os periquitos-da-caatinga gostam de bastante espaço, então nada de comprar uma gaiola pequena! Geralmente, gaiolas grandes são perfeitas para essas aves e se você comprar uma bem simples, vai desembolsar cerca de 200 reais.

Se você for criar um casal de periquitos, o custo é ainda maior, pois você vai precisar de uma gaiola ainda maior e consequentemente, mais cara. Afinal, casais vão acabar tendo filhotes!

Preço da comida para o periquito

Você pode alimentar seu periquito com rações especializadas, presentes em lojas que trabalham com animais silvestres. Esses animais se alimentam de frutas nativas da Caatinga, como o umbu, por exemplo.

Se você mora em um local onde não há essas frutas, tudo bem! A ração própria para eles vai ser necessária para manter os nutrientes no corpo do bichinho.

Acessórios

Há vários tipos de brinquedos e acessórios para entreter o seu periquito. Em geral, eles são bem brincalhões, então você pode comprar cordas e brinquedos para ele se divertir.

Isso vale tanto para dentro da gaiola como fora, pois você também pode encher sua casa de brinquedos para se divertir. Os brinquedos e acessórios para periquitos custam cerca de 50 reais, dependendo do que você comprar.

Despesas com serviços veterinários

As despesas com veterinários são rotineiras, pois é preciso ficar de olho na saúde desse animal. As aves são animais sensíveis e por isso, é sempre bom ficar de olho.

Em geral, fazer consultas de rotinas gira em torno de 150 a 200 reais. Se o animal não tiver nenhum problema de saúde, é mais ou menos isso que vai gastar em relação a sua saúde!

Como cuidar de um periquito-da-caatinga?

como-criar-o-periquito-da-caatinga-

Para manter a saúde e o bem-estar desta ave, é preciso ficar de olho nos detalhes! Afinal, sinais como agitação ou problemas de socialização podem ser o início de algum problema.

Por isso, fique sempre de olho na alimentação, nos banhos, no modo como a ave se comporta e também em detalhes do seu corpo. Manter a gaiola limpa e os alimentos frescos também é essencial para garantir que o animal não adoeça.

Alimentação do periquito-da-caatinga em casa

Na natureza, os periquitos-da-caatinga se alimentam de grãos, sementes, flores e frutas. Isso supre suas vitaminas, algo que não é tão fácil dentro do cativeiro.

Por isso, se você consegue dar frutas, flores e sementes ao seu animal, não se esqueça da ração especializada. Essa ração costuma ter nutrientes a mais, podendo ajudar o animal a se tornar mais forte e saudável.

Portanto, rações também devem entrar em jogo!

Condições do ambiente

Esses animais são tropicais, portanto, gostam de ambientes mais calorosos. Deixe o animal viver num local arejado e confortável, para que aproveite o melhor dele. Lugares frios e barulhentos não são os mais indicados para colocar a gaiola da ave, então preste atenção nisso!

Manutenção e preparação da gaiola

A manutenção e preparação da gaiola é essencial para a saúde do seu animal. Por isso, mantenha o espaço sempre limpo, trocando os alimentos todos os dias.

A água deve ser trocada várias vezes e se a gaiola estiver molhada, seque-a, evitando proliferação de fungos e bactérias.

Além disso, os brinquedos também devem ser trocados e limpos, para que a ave não brinque com algo sujo. Colocar a gaiola em locais arejados também é bom, evitando humidade.

Saúde e higiene do periquito-da-caatinga

A saúde do periquito-da-caatinga precisa ser levada como prioridade! Por mais que não sejam animais fáceis de adoecer, todo cuidado é necessário para garantir que nada aconteça.

Por isso, preste atenção na higiene do seu animal! Troque a água de banho várias vezes, assim como a água do bebedouro. Fique de olho na queda de penas, pois isso é um sinal de que há algo errado.

Exercícios e socialização

O periquito-da-caatinga é bem ativo em grande parte dos momentos. Eles gostam de piar e conversar com outras aves, assim como com as pessoas.

Mas para deixá-lo confortável com o ambiente, você precisa ter paciência! O periquito não vai virar seu melhor amigo rapidamente, então você precisa conquistar sua confiança.

Você pode colocar petiscos para chamar sua atenção. Aos poucos, você vai conseguindo algo! Brinquedos também podem ajudar na socialização do animal, pois estimulam sua movimentação.

Com paciência, o periquito vai se sentir seguro para se abrir cada vez mais, se tornando um amigo mais próximo.

Banhos de sol são bem-vindos!

Por ser um animal tropical, eles adoram calor! Quando for possível, deixe a gaiola em um local arejado, que bata sol para eles poderem tomar um pouco dos raios para si.

Mas preste atenção na força do calor: se estiver muito quente, evite os banhos de sol! O ideal é dar esses banhos de luz no período da manhã.

Periquito-da-caatinga filhote como cuidar?

periquito-da-caatinga-filho-te

O filhote de periquito-da-caatinga é uma ave muito fofa, mas nem só de fofura vive o bichinho! Se os cuidados já são essenciais para os adultos, os cuidados com os filhotes são ainda são mais necessários. Para cuidar de um filhote de periquito, você vai precisar ter uma atenção redobrada!

Por exemplo: a alimentação de um filhote de pássaro é bem diferente da alimentação de um adulto. Em vez da ração seca, você precisa tornar essa ração pastosa, pois os filhotes ainda não estão totalmente desenvolvidos para comer coisas sólidas. Portanto, evite frutas como abacate e comidas industrializadas!

Periquito-da-caatinga fala?

Eles não são capazes de falar muitas frases, como os papagaios. Porém, o periquito-da-caatinga consegue falar algumas palavras. Portanto, é necessário ensiná-lo desde filhote!

Se o periquito escolher não falar, ele dificilmente soltará alguma palavra. Por isso, se você deseja ter uma ave falante, vai precisar ensiná-la a se comunicar dessa forma! Afinal, você será o responsável por manter a ave confortável, a ponto dela começar a falar.

Como domesticar um periquito-da-caatinga?

A sua melhor amiga no processo será a paciência. Em geral, os periquitos-da-caatinga são calmos e muito inteligentes, mas não vão aprender nada de um dia para o outro.

Por isso, é necessário ter paciência com cada passo que a ave der, principalmente se você planeja deixá-la solta ou quer que ela mantenha contato com outras pessoas.

Você pode criar uma lista de pequenos exercícios para ela. Quando ela concluir, ofereça petiscos, pois isso estimula a ave a continuar fazendo tal tarefa. Dessa forma, você aumenta sua conexão com ela, de um modo que te ajude a domesticá-la!

Como legalizar uma ave silvestre?

Para legalizar um pássaro, precisa adquirir a licença ambiental do IBAMA ou do órgão ambiental da sua cidade. Primeiro, é necessário adquirir a licença antes de ter o animal!

Depois, pode criá-lo sem preocupações, pois com a licença, tudo pode correr bem. A licença você pode adquirir de forma online e grátis, nos sites especializados dos órgãos!

Palavras finais sobre esta linda ave da caatinga

O periquito-da-caatinga é mais do que especial. Sendo uma espécie endêmica, todo cuidado é pouco para manter essa espécie na natureza, pois ela só existe por aqui! Seu aspecto lembra um papagaio, mas seu jeito é de um periquito, ou seja, brincalhão e sabido. Eles são muito fofos!

Se você quer um periquito como amigo, um periquito-da-caatinga é ideal para você! As dicas do nosso artigo vão te ajudar a criar um, então não precisa ficar com medo de ter um por perto.

Ele com certeza será seu grande amigo. Depois desse guia, ficou mais vontade de ter um periquito-da-caatinga na sua casa? Deixe o seu comentário!

LEIA TAMBÉM:

8 comentários em “Periquito-da-caatinga: caraterísticas, informações, cuidados, Tudo sobre o Periquito-da-Caatinga (Eupsittula cactorum)”

  1. Excelentes dicas. Parabéns pelo belo trabalho de esclarecimento. Aprendi bastante.

    Responder
    • Que bom saber que as dicas foram úteis para você! Fico feliz em ter ajudado e agradeço pelo seu feedback positivo.
      Espero continuar trazendo informações valiosas para vocês aprender cada vez mais. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, não hesite em compartilhar comigo. Abraços!🫂

      Responder
  2. Estou criando um casal de periquito da caatinga e tô amando, eles ainda são muitos desconfiados mais todos os dias converso com eles eu e meu esposo, pra eles apreenderem que agente não quer o mau deles. Eu amoo muito eles não sei indentificar se é fêmea ou macho mais acho que é um casal pois eles se gostam muito, e ficam juntos o tempo todo. Adorei essas dicas, vai me servir de muito aprendizado, e digo a você que quer criar, não vai se arrepender.❤️

    Responder
    • Que maravilhoso que você está criando um casal de periquitos-da-caatinga e está amando essa experiência! É ótimo saber que você está se esforçando para construir um vínculo com eles conversando diariamente, tanto você quanto seu esposo. Essa interação constante certamente ajudará a fortalecer a confiança deles em vocês.

      É comum que os periquitos-da-caatinga sejam um pouco desconfiados no início, mas com paciência e dedicação, eles tendem a se acostumar com a presença humana e a se sentirem mais seguros ao longo do tempo. Continuem mostrando a eles que vocês não desejam causar nenhum mal e que estão lá para cuidar e amá-los.

      Responder
  3. Na página de cadastro pele para eu colocar a minha ocupação e função. Não apareceu essa opção de criador amadorista… Tô em Fortaleza, o cadastro é do mesmo jeito?

    Responder
    • Ola, boa tarde, tudo bem? Ao analisar o seu comentário não conseguimos entender o que realmente pretende fazer, pode ser mais clara no assunto que deseja para podermos entender melhor!

      Responder
    • No Brasil, a posse de aves silvestres, como o periquito-da-caatinga, sem a devida autorização é considerada ilegal. Se você tem um periquito-da-caatinga não, legalizado, é importante regularizar a situação o mais rápido possível para evitar problemas legais.

      Para legalizar uma ave silvestre, você deve procurar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) ou um órgão ambiental estadual. Eles podem fornecer informações sobre o processo de legalização e as etapas necessárias.

      Lembre-se, é muito importante adquirir aves apenas de criadores autorizados para garantir que elas não sejam retiradas ilegalmente da natureza. A conservação da fauna silvestre é fundamental para a preservação do meio ambiente.

      Responder

Deixe um comentário