Rouxinol: caraterísticas, canto, alimentação e várias informações!

rouxinol-comum-varias informaçoes

O rouxinol é bastante famoso por ter um belo canto, mas você sabia que ele canta também a noite? Se existe uma ave conhecida por ser rica em curiosidades, essa ave é o rouxinol.

Neste artigo, você vai conhecer tudo sobre esse belo pássaro, começando por sua ficha técnica contendo os seus conceitos mais importantes, como sua aparência, alimentação e hábitos, etc.

Além de aprender tudo isso, você vai ver o porquê da tamanha fama do seu canto e vai ficar surpreso aí descobrir que ele protagoniza diversas obras, além de marcar presença forte em diversos trabalhos artísticos, como a moeda nacional da Croácia, por exemplo. Continue a leitura e acompanhe tudo com bastante atenção.

Rouxinol: (classificação cientifica)

Para começar vamos falar das principais características e curiosidades a respeito dessa ave. Se você é um adorador de aves como nós, está no lugar certo!

Aqui você saberá mais sobre o mundo desse pássaro tão conhecido e admirado pelo seu canto e pelas suas características físicas!

Confira agora uma ficha técnica do pássaro rouxinol, com informações que despertarão a sua curiosidade sobre o mundo dessa ave tão conhecida e amada!

Classe: Aves
Distribuição geográfica: Europa Central, Europa Meridional e Ásia Central
Espécie: L. megarhynchos
Estado de conservação: Pouco preocupante
Família:
Muscicapidae
Filo:Chordata
Gênero:
Luscinia flaba
Nome científico: Luscinia megarhynchos
Ordem:
Passeriformes
Peso:
18 - 27 g
Subespécies: o rouxinol ocidental, rouxinol caucasiano e o rouxinol oriental
Tamanho:
15 - 17 cm
Nome em inglês:Nightingale

Caraterísticas do rouxinol-comum

Já sabemos que o rouxinol tem suas peculiaridades, mas, vamos começar abordando seus aspectos, como origem, aparência, habitat, distribuição geográfica, comportamento, reprodução e alimentação. Confira!

rouxinol-comum

A origem e a história do rouxinol:

É uma ave migratória nativa das florestas da Europa e da Ásia, cujo canto apresenta muitas tonalidades. Eles são amados no continente americano, onde são conhecidos como ‘corochiré’, um nome de origem popular.

Da ordem dos Passeriformes, uma ave pequena pertencente da família Muscicapidae, ao gênero Luscinia flaba, com o nome científico, Luscinia megarhyncha, e popularmente conhecido como rouxinol comum.

Porém, existem três subespécies reconhecidas do rouxinol comum, são elas: o rouxinol ocidental, o rouxinol caucasiano e o rouxinol oriental. Todas costumam migrar de suas regiões para fugir do inverno

Distribuição geográfica

Em relação a sua distribuição geográfica é bem extensa, mas é bastante comum ele ser visto na França, Itália e Espanha no verão.

A ave, em si, é nativa e amplamente distribuída pela Europa Central, Meridional e Ásia Central. Mas o rouxinol é bem distribuído pelas ilhas britânicas, e também é bastante comum ser visto na Europa durante o verão. E como já dissemos, já na época do inverno, ele migra para os trópicos do norte e do centro da África.

Habitat

O rouxinol normalmente prefere habitats que tenham climas amenos a quentes e pode ser encontrado em áreas com vegetação baixa e densa ou em bosques com árvores mais jovens.

Por isso, costumam ser encontrados em pequenas matas ao longo das margens de rios e ribeiros, arbustos e bosques úmidos. Onde se esconder nos recônditos da vegetação, e de lá cantam. Sendo comum ser escutado durante o dia e, sobretudo, após anoitecer

Características visuais do rouxinol comum

A ave possui plumagem marrom, exceto na parte inferior, onde suas penas são mais claras. O rouxinol tem cauda larga e castanha, seus são olhos grandes e pretos com um contorno branco ao redor de cada olho.

Contudo, os machos e as fêmeas possuem aparência semelhante, pesando em torno de 15 e 22 gramas, com um comprimento entre 14 cm e 16,5 cm. Já os machos são ligeiramente maiores, com a envergadura maior também, porém as fêmeas podem pesar mais, pelo fato dos machos terem as taxas metabólicas mais altas devido à tendência que eles têm para o canto.

Tempo de vida do rouxinol

É bastante relativo o tempo de vida do rouxinol, isso depende de muitos fatores, como cenário ou habitat, se esta na natureza ou é criado como ave domestica, etc.

Porém, considerando que o rouxinol está na natureza, ele vive em torno de um a cinco anos, contudo, o maior tempo registrado seja de oito anos e quatro meses.

Época de Reprodução e nidificação

A época de reprodução da espécie geralmente ocorre entre o mês de maio e junho. Funciona da seguinte forma: o macho atrai uma fêmea produzindo um som semelhante a um assobio, bem perceptível à noite, enquanto a fêmea escolhe seu companheiro através do melhor canto. 

Após encontrar seu par, o macho reduz o número de “assobios” e do canto durante à noite, até a época da fêmea pôr os ovos. Acontece entre maio e junho num ninho em forma de taça, que fica na  árvore, onde põe cerca de 4 e 5 ovos com manchas avermelhadas, incubados pela fêmea em período de  13/14 dias.

Hábitos do rouxinol

Vale lembrar que a característica principal do rouxinol é o seu canto, que não é muito suave, e fácil de reconhecer. Para simplificar seria como a junção de assobios e outros sons extremamente agradáveis, reconhecido por sua beleza musical. 

Considerado extremamente tímido, o rouxinol tem por costume se esconder no meio da vegetação, além disso, ele tem hábitos migratórios e sua dieta é a base onívora com destaque para a ingestão de insetos.

Canto do rouxinol comum

https://youtu.be/aII_LfduWO8

O canto do rouxinol comum pode ser ouvido, com mais frequência, durante a primavera e até o final da primavera. O rouxinol tem uma grande variedade de cantos alegres.

O lindo canto do rouxinol comum é facilmente reconhecido na natureza por seu maravilhoso canto, que muitos consideram um dos mais belos sons da natureza. Ao admirar o canto de um rouxinol na natureza, percebesse que o canto do macho rouxinol é sugestivo de assobios perfeitamente afinados e alegres.

Ou seja, o canto do rouxinol comum é alto e estrondoso, com uma variedade incomum de assobios, trinados e grogolejos. A sua melodia é especialmente perceptível à noite, quando o resto dos pássaros já estão em silêncio.

Outro detalhe interessante é que apenas os machos procurando fêmeas para acasalar cantam no começo e avançar da noite. Para proteger o seu território, o macho canta durante a madrugada e antes do amanhecer.

Posso ter um rouxinol em casa?

Em alguns países é proibido ter o rouxinol criado como ave doméstica. Pelo fato, dela está acostumada à liberdade. Por isso, a pena por manter um rouxinol em cativeiro pode ser uma multa pesada e até mesmo pena de prisão.

Entretanto, é possível manter a ave em cativeiro quando ele se destina à reprodução ou caso você tenha licenças especiais.

Embora, existam muitos tipos de rouxinóis que se destinam a aves domésticas, como, por exemplo, o rouxinol japonês. Portanto, se você está procurando um rouxinol para animal de estimação, você deve experimentar um destes.

Se você receber ou achar um rouxinol, o que deve precisa saber?

rouxinol-tudo-que-precisa-de-saber

No caso de um rouxinol doméstico, o cuidado que você deve ter não difere do canário ou de um periquito.

Saiba que a ave  precisa de uma grande gaiola, retangular ou quadrada, pois a oval e a forma da casa os estressam, as barras devem ter pelo menos 0,5 mm de separação entre elas para evitar que o rouxinol coloque a cabeça entre elas. Além disso, outros cuidados devem ser tomados, acompanhe abaixo tudo que você precisa saber da espécie.

O que come o Rouxinol

Em relação à alimentação do rouxinol você não terá dificuldades, essa ave assim como as outras costumam se alimentar de coisas naturais que já tem na floresta e pode ser encontrada também com muita facilidade.

A dieta desta ave consiste especialmente de insetos pequenos e macios, como larvas, vermes, aranhas ou pequenas baratas.

Temperatura adequada

Em relação à temperatura ideal costuma ser com há de muitas aves, no caso do rouxinol, eles preferem habitats de clima temperado a quente.

Por isso evite colocar a gaiola de local com corrente de ar. Caso o tempo esfrie, mude a gaiola para um local mais quente.

Organização e higiene da gaiola

A gaiola deve ter galhos naturais ou poleiros de plástico para que a ave possa brincar dentro dela e quanto à limpeza, deve ser profunda, você deve desinfetar seus potes e bandejas de comida e água.

Além disso, limpe as grades da gaiola, os brinquedos, isso deve ser feito uma vez por semana ou duas vezes por mês.

Tamanho ideal da gaiola: além dos elementos dito acima a gaiola deve ter pelo menos essas medidas (CxLxA): 44×19,5×44 cm, Medidas Janela Lateral: LxA 8×8,5 cm.

Principais doenças que um rouxinol pode ter

É preciso pontuar de início que para evitar que a ave sofra de algumas doenças é necessário que você siga algumas recomendações, e uma delas é a vacinação assim que a ave chegar em casa, e deve ser feita por um veterinário.

Além do que, manter um pássaro em casa ou qualquer outro animal de estimação requer atenção e dedicação de seus donos. Assim como nós humanos, eles podem sofrer de doenças, depressão e morrer se forem negligenciados.

Depressão

Assim como outras aves, o rouxinol pode ficar muito tristes porque estão em cativeiro e não podem voar livremente, e por ser muito amigável e ter relacionamentos com outras espécies costuma sofrer e se não dê a devida atenção pode chegar a ter depressão.

Por isso, o melhor para isso é colocar os brinquedos na gaiola ou encontrar um companheiro para fazer companhia para ele.

Quebras

Por ser muito ativo, o rouxinol pode sofrer uma fratura quando está brincando em sua gaiola, isso será notado porque seu canto será muito forte se isso acontecer, então veja rapidamente o que aconteceu eles são muito sensíveis.

Neste caso, se você perceber que ocorreu a fratura, não tem muito o que fazer, então leve -o ao veterinário imediatamente.

Parasitas

Isso é bastante comum de acontecer, pois o rouxinol e bem parecido com outro animais de estimação nesse quesito, por isso é importante está sempre atento a suas reações dentro da gaiola.

No caso dele, isso costuma ocorrer quando eles não se alimentam adequadamente ou quando sua gaiola não foi limpa de forma correta. Nesse caso é preciso usar antibiótico e uma vacina dada pelo veterinário.

Encefalomielite

De fato, essa doença é caracterizada como uma inflamação localizada no encéfalo (encefalite) e medula espinhal (mielite) e pode acometer todas as espécies domésticas. 

No caso do rouxinol, ela acomete principalmente os mais jovens, pode ser identificada quando a ave treme ou e algumas partes de seu corpo não se movem. Infelizmente, esta doença não tem nenhum tratamento ou cura.

Resfriado

Isso acontece quando o clima está muito frio para essas aves, já que eles não podem migrar para um lugar com um clima quente como a que eles preferem.

Por isso, pegam um resfriado, então lembre-se de colocar a gaiola em locais com menos corrente de ar e quando o tempo esfriar coloque a gaiola em local mais quente.

Perguntas e respostas sobre o rouxinol

rouxinol-perguntas-e-respostas

Saiba que ter um rouxinol em casa, gera inúmeras dúvidas, um delas está relacionado ao tempo de vida. Essa ave vive em torno de nove e doze anos se mantidas como animais de estimação.

Portanto, se você quer que elas tenham uma vida mais longa em torno de doze anos e não menos de nove, cuide delas com muita atenção.

Por isso suas necessidades e cuidados são importantes e quando se compara a outros são considerados os melhores animais de estimação. Nesse sentido, para te ajudar a ter uma melhor compreensão sobre o rouxinol, conheça as principais dúvidas relacionadas a ele:

Quando o rouxinol canta?

Saiba que o canto dessa ave pode ouvida no final de março ou iniciando abril. Mas, em junho começa a calar-se e, já em agosto, começa a migração com destino a África.

Dessa forma, pode se ouvir cantar tanto de dia quanto de noite, lembrando sempre da particularidade de cada espécie e a diferença entre fêmea e macho nesse quesito.

O que significa ouvir canto do rouxinol?

Popularmente conhecido, seu canto possui um significado bastante positivo, como o anúncio da chegada da primavera. Além disso, é um símbolo de amor e otimismo entre as pessoas.

Geralmente, esse canto é sinônimo de muita alegria. Por esse motivo, essas aves são muito amadas no continente americano, e muito conhecida pelo nome popular ‘corochiré‘.

Como se chama o canto do rouxinol?

Popularmente conhecidos como corochiré, essa ave mesmo com sua aparência modesta tem um canto revela uma delicadeza notável e um grande poder.

De fato, o canto dessa ave adulta tem mais de 250 variações e suas melodias são passadas de geração em geração. Em outras palavras, cada rouxinol ensina seus filhotes o que aprendeu com seus pais.

Receber a visita de um rouxinol o que significa?

Além de muito apreciado pelas pessoas, o canto do rouxinol também é fonte de inspiração para muitos poetas e cantores, por isso as cantoras com voz agradável costumam ser chamadas de “rouxinóis”.

Por outro lado, o rouxinol também está associado à primavera e, por extensão, à juventude e à beleza. Quando visita um local traz toda essa simbologia ao ambiente, tudo com muita alegria e pureza.

Significado Espiritual dos Rouxinóis?

Essa ave possui uma simbologia positiva e no campo espiritual ela é tida como uma doce melodia. Além disso, ela traz gentileza e um tom de voz pacífico que consegue elevar o nosso espírito.

Por isso, acredita se que ter um rouxinol, traz a mensagem, que Deus deseja que sejamos espiritualmente mais fortes, louvando o que é divino e alegrando os corações através da beleza ao nosso redor e dentro de nós.

Por que o pássaro é chamado de rouxinol?

Saiba que este nome já vem sendo usado há mais de mil anos, o motivo está relacionado ao seu canto, considerado belo. Por isso o significado literal do nome é “cantora da noite”, já que ele também cantã no período noturno, ao contrário da maioria das outras aves, que cantam apenas de dia. 

Além de alto, o canto do rouxinol possui uma variedade ampla de grogolejos, trinados e assobios que são únicos dele.

O rouxinol canta quando chove?

Essa é uma das principais dúvidas da maioria das pessoas, saiba que a ave costumam cantar sempre, até mesmo a noite, como já foi dito, porém, as que vivem em cativeiro cantam em todos os períodos.

Porém, as que vivem na natureza não costumam estar em lugares chuvosos, e quando acontece costumam se resguardar nesse período.

Para onde vão os rouxinóis no inverno?

Pelo fato, o rouxinol gosta de temperaturas quentes, no inverno os rouxinóis têm o costume de migrar para outras regiões para fugir do inverno.

Como por exemplo rouxinol-comum, que passa o inverno na África tropical em direção à Inglaterra; outros vão para o Cáucaso e também para a Ásia Menor.

O que torna o rouxinol tão especial?

Sabemos que os rouxinóis têm um repertório muito rico, sendo capaz de produzir mais de 1.000 sons diferentes. Isso ocorre, pelo fato do cérebro responsável pela criação do som ser bem maior nos rouxinóis do que na maioria das outras aves.

Por esse motivo, essa é uma das vantagens que ave tem em relação às outras e por isso sua popularidade e o número que só cresce de fãs e adeptos do seu lindo canto.

As fêmeas do pássaro rouxinol também cantão?

De fato é importante frisar, que o canto rouxinol e frequentemente citados na literatura e na poesia, por sua representação do amor, beleza e da própria poesia. 

No entanto, é comum se referir a ave que canta, como a fêmea, mas, na verdade, é o macho que canta, elas também cantam, porém, com uma frequência menor se comparada aos machos.

O rouxinol é um pássaro tão famoso pelo seu canto

rouxinol-famoso-carateristicas-canto

Podemos constatar quanto o canto do rouxinol comum tem rendido fama a essa ave, através do tempo, e isso por inúmeros motivos.

Por isso, seu significado deixa claro que o canto dele influencia no nome da sua espécie. Além disso, nenhuma outra ave cantou ao vivo em uma transmissão de rádio antes do rouxinol.

Além disso, possui a vantagem de produzir mais de mil sons diferentes e também estar presente em peças, poesias e músicas de uma forma bastante expressiva, e até mesmo um país inteiro, como no caso da Croácia, que homenageou a ave na sua moeda local.

Por isso, devido a beleza do seu canto sua fama é mais do que justa, e com todas essas evidências, seria um erro dizer o contrário.

Gostou? Aproveita e compartilha com a galera!

Deixe um comentário